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Como baratear seus custos de marketing apostando no digital

Ferramentas digitais podem ser muito mais baratas e flexíveis

Independentemente do porte ou segmento do seu negócio, podemos afirmar, com certeza, que o marketing é muito importante para você. E mais, podemos também adivinhar que você gostaria de diminuir os custos que sua empresa gera. Acertamos?

Pois é. O marketing é uma das ferramentas mais poderosas para gerar estratégias que estejam em acordo com o seu público e mercado, gerar reconhecimento para sua marca, divulgar seus produtos e serviços e, claro, vender.

Mas muitas estratégias de marketing podem ser caras e inacessíveis para o pequeno empreendedor ou para as empresas que querem crescer, mas também precisam controlar os custos.

Nesse sentido, a melhor solução é investir no digital. Além de ter estratégias que costumam ser mais baratas para a empresa, o marketing digital ainda possui diversas vantagens.

A seguir, vamos mostrar como você pode diminuir os custos de marketing investindo em estratégias digitais para conseguir resultados incríveis.

>> Aproveite para ver esses 25 passos para iniciar seu negócio no marketing digital

Os veículos online costumam ser mais baratos

Responda rápido quais as principais formas off-line de divulgar sua marca? Provavelmente, você pensou em estratégias como fazer anúncios em jornais, revistas, colocar banners pela cidade ou no transporte público, pagar por publicidade em rádios e televisões ou mesmo contratar alguém para entregar panfletos.

Essas táticas podem trazer excelentes resultados, sim, mas se você já investiu em alguma delas ou fizer um orçamento vai descobrir que podem ser bem mais caras do que apostar no digital.

Por exemplo, anunciar em uma revista que venda 10 mil exemplares pode ser muitas vezes mais caro do que criar um anúncio no Facebook para impactar as mesmas 10 mil pessoas.

Não podemos dizer que essa é uma regra absoluta, afinal, existem muitos veículos diferentes, mas é seguro dizer que, na maioria das vezes, principalmente para empresas que precisam controlar custos e têm orçamentos de marketing apertados, o digital tem um custo-benefício superior.

Trabalhe sempre com um orçamento

Outro ponto bacana das estratégias de marketing digital, como os anúncios em redes sociais e buscadores (como o Google), é que você pode estabelecer um orçamento fixo e trabalhar sempre com o mesmo valor. Assim, você não tem surpresas no fim do mês e sabe exatamente quanto quer gastar.

Existem, também, ferramentas que trabalham com gastos de orçamento inteligente, fazendo com que o valor que você tem disponível só seja debitado em momentos que o seu anúncio estiver fazendo mais sucesso, ou apenas quando gerar algum resultado.

Por exemplo, no caso do Google Adwords, a ferramenta do Google que permite anúncios nas páginas de resultado do site, o anunciante só tem um valor debitado do seu orçamento total quando um usuário clica no seu anúncio.

Assim, você só gasta com quem realmente tem potencial para comprar com você, diferente de entregar panfletos de forma aleatória ou fazer uma chamada em um programa de rádio quando você não sabe se a pessoa que está sendo impactada tem ou não interesse em seus produtos.

>> Leia também Quanto custa investir em marketing digital

Segmente e invista no grupo certo

A segmentação é outro ponto que ajuda o empreendedor a economizar muito no marketing. Segmentar o público quer dizer direcionar suas campanhas de divulgação para um público específico, de forma que o investimento seja gasto apenas com quem compartilhar algumas características.

Por exemplo, vamos imaginar que você quer divulgar sua marca de marmitas fit. Você já sabe que o público que consome os seus produtos é interessado em vida saudável, então, antes de veicular a campanha, pode segmentá-la para quem tenha interesse em atividades físicas, esportes, alimentação saudável, dieta e academia.

Faça ajustes e aumente o retorno

Imagine que você fez um anúncio em uma revista de alta circulação e, só depois, percebeu que uma das frases que usou pode gerar duplo sentido. Depois que a revista for impressa não tem muito o que você possa fazer. Mas se a campanha for on-line, é muito mais fácil editar e corrigir a frase assim que perceber o erro.

Também é uma forma mais fácil de fazer testes e descobrir que tipo de linguagem, imagem e produtos funcionam melhor, já que você pode veicular o anúncio e ir ajustando conforme percebe a resposta do público.

Use várias ferramentas para potencializar os resultados

Como costumam exigir um investimento menor, as técnicas de marketing digital permitem que o empreendedor divida o seu orçamento em diferentes estratégias, e isso pode render resultados ainda melhores.

Se você tem R$ 500 para investir mensalmente no marketing digital, pode usar R$ 200 para anúncios no Facebook, R$ 100 para Instagram e mais R$ 200 em divulgação em blogs do seu segmento, por exemplo.

>> Vamos colocar a mão na massa? Aqui tem um Passo a passo para montar o planejamento de marketing digital da sua empresa

Vale investir no on-line e no off-line? Claro que sim!

Como dissemos, as ferramentas off-line também podem oferecer resultados incríveis e por isso vale a pena, sim, investir nelas, mas o ideal, mesmo, é misturar estratégias de marketing dentro e fora da internet. Assim você consegue alcançar o público em diferentes momentos e aumenta as chances de conversão!