LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Começando com vídeo marketing? Veja como dar os primeiros passos

Sucesso da estratégia depende de alguns cuidados na pré e pós produção

É fato, o vídeo, hoje, é um dos mais importantes formatos de conteúdo para as marcas, e ele pode servir para os mais diferentes propósitos, inclusive para contribuir com suas estratégias de marketing.

Só para se ter ideia, o YouTube, a maior plataforma de vídeos atualmente, tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, de acordo com dados do próprio site. Ou seja, há um enorme público consumidor para ser explorado!

O Animoto, plataforma de criação e gestão de vídeos, apurou que os consumidores preferem assistir a vídeos a ler informações sobre os produtos e serviços que pretendem comprar, e aqueles que o fazem compram mais do que os que não o fazem.

As estatísticas do Google demonstram, ainda, que mais da metade dos usuários procura por vídeos de produtos antes visitar uma loja. E se você ainda não estiver convencido, a Alberdeen, empresa de recolhimento e tratamento de dados, revelou que, em média, profissionais de marketing que usam vídeo aumentam suas receitas 49% mais rápido do que aqueles que não utilizam.

Ainda há dúvidas que usar o vídeo como estratégia de marketing pode ajudar seu negócio a crescer? Então vamos ver, a seguir, como introduzir sua marca no mundo do vídeo marketing!

>> Veja aqui 5 coisas que só um vídeo pode fazer pela sua empresa

Invista na pré-produção

Antes de ligar a câmera, é importante investir um tempo trabalhando na pré-produção dos seus vídeos.

Avalie se o equipamento que tem disponível é adequado para fazer gravações com qualidade de som e imagem, escolha uma locação interessante e bem iluminada e pense bem em que tipo de linguagem e abordagem vai usar no vídeo.

Não se esqueça, também, de produzir um roteiro com os pontos principais que deseja tratar no vídeo, assim você consegue fazer um material mais objetivo e completo e ainda grava mais rápido!

Leve o funil de vendas em consideração

No vídeo marketing estamos falando em criar conteúdo que tenha foco em conversão. E uma ótima tática para ajudá-lo com essa tarefa é usar o funil de vendas, que você já deve utilizar em outras estratégias, também para a produção de vídeo.

Para quem ainda não sabe, o funil de vendas é um instrumento que ajuda a determinar em que momento do processo de compra o consumidor está.

Quando está no topo do funil, ele é praticamente um desconhecido para sua marca e ainda precisa ser alimentado com informações mais básicas. Quando está no meio do funil, o cliente já sabe o que quer, mas ainda não tem toda a segurança de fechar a compra, e no fundo do funil estão aqueles que já têm praticamente tudo o que precisam e estão prestes a fazer o pagamento.

O ideal é que você pense em temas diferentes para cada um desses momentos. É aqui que está a maior diferença entre as empresas que trabalham com vídeo e não têm resultados e aquelas que crescem com ajuda dessa estratégia.

Para dar certo, de verdade, é preciso que você faça vídeos com o objetivo claro de se comunicar com o consumidor e fazê-lo deixar de ser um desconhecido e se tornar um cliente fiel. Então não deixe de pensar no seu funil de venda quando estiver programando as pautas dos vídeos.

>> O vídeo é só uma das ferramentas de marketing que você pode usar na sua estratégia, baixe nossa Planilha para Planejamento de Marketing e se organize!

Crie formatos diferentes

Fazer um vídeo marketing não significa só sentar em uma cadeira e falar sobre seus produtos, existem diversos formatos e tipos de vídeos e é uma boa ideia variar de vez em quando ou até fazer quadros especiais com abordagens diferentes.

Você pode fazer tutoriais, vídeos de produtos, lives para tirar dúvidas dos consumidores, mostrar o dia a dia e o processo de produção da empresa, animações, cases, entrevistas... O importante é que o formato tenha um objetivo a ser cumprido dentro do seu funil de vendas, hein!

Seja profissional

O conteúdo que você produz deve estar alinhado à linguagem e à identidade na produção, então é interessante tratar toda a produção e a pós-produção de seus vídeos com o maior cuidado e esmero possíveis.

Além de prezar pela qualidade do equipamento que vai utilizar na gravação e produzir roteiros interessantes e atraentes, há alguns outros cuidados que você deve tomar.

Para começar, preze por uma edição profissional e tente ser o mais breve possível, já que vídeos muito longos tendem a cansar quem assiste a eles. Quando publicar o vídeo, responda aos comentários que surgirem e use as críticas para melhorar, ainda mais, a qualidade do seu conteúdo. E, por fim, invista em uma boa divulgação do seu material, para conquistar novos clientes e não deixar que os antigos se esqueçam de você.