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Como aumentar o número de seguidores no seu Instagram

Saiba como encontrar e convencer as pessoas certas a seguir seu perfil na rede social

Se sua marca está nas redes sociais, você deve saber que quanto mais pessoas estão te seguindo, maior é sua audiência. E quanto mais audiência tem, maior é o público potencialmente consumidor que você pode converter.

No Instagram, a principal rede social de fotos e vídeos atualmente, não é diferente. Toda empresa ou profissional que está por lá também quer ter a chance de ter mais pessoas acompanhando suas publicações para que possa estabelecer um relacionamento com esses espectadores e, oportunamente, torná-los clientes fiéis.

Mas, especialmente quando seu negócio ainda é novo no mercado, como chamar a atenção do público e aumentar sua base de seguidores? É isso que vamos descobrir na sequência!

Descarte dar um “jeitinho”

Não é segredo para ninguém que muitas personalidades e marcas compram seguidores e curtidas falsas com o objetivo de fazer com que seus perfis pareçam mais famosos e queridos pelo público.

As empresas que comercializam esse tipo de serviço normalmente criam perfis falsos ou compram contas inativas e, uma vez que uma determinada marca encomende um número específico de seguidores, usam essas contas falsas para fazer os seguidores de seus clientes aumentar. Ou seja, os seguidores comprados dificilmente são pessoas reais.

Mas essa é uma opção que apenas satisfaz a vaidade de ter um número grande de seguidores e, na prática, não gera nenhum resultado.

É, sim, muito bacana ter uma audiência grande, mas se as pessoas que estão seguindo seu perfil no Instagram não tiverem nenhum interesse na sua marca nem sequer forem reais, é impossível transformá-las em clientes.

Lembre-se que o seu foco deve ter um número grande de seguidores reais e que possam ser convertidos em compradores!

Mude seu perfil para comercial

Vai usar o Instagram de forma profissional? Então sua conta precisa ser comercial.

Faz pouco tempo que o recurso chegou aos perfis e, embora ainda não seja tão completo, como no caso das fanpages, no Facebook, é vantajoso para as empresas converter suas contas pessoais em comerciais.

>> Não sabe como transformar seu perfil em comercial? Aqui mostramos como e por que fazer isso

Dessa forma você consegue incluir mais informações, como seu número de telefone e localização, e pode promover publicações para aumentar o alcance e impactar um público ainda maior.

Além disso, o perfil comercial permite que você tenha acesso a várias informações sobre seu público e o desempenho de suas publicações, como a faixa etária dos seguidores, sexo, número de impressões semanais, visualização de perfil, posts com melhores resultados e muito mais.

Analisar esses dados fornecidos apenas para quem tem um perfil comercial pode te ajudar muito a criar conteúdo mais focado naquilo que agrada ao seu público e traz bons resultados para sua marca.

Crie uma identidade e uma linha editorial

Em qualquer tipo de rede social ou ambiente em que você for falar por sua marca, é preciso que a identidade da empresa, ou seja, a forma como se apresenta e no que ela acredita, esteja bem clara para a audiência.

Na definição da identidade não existe certo e errado, mas é necessário que ela esteja totalmente alinhada com os valores, propósitos e o tipo de público que deseja atingir. Afinal, ninguém espera que a identidade de um escritório de advocacia seja a mesma de uma marca de skates, certo? Ou que um grande e refinado restaurante terá a mesma “cara” que uma loja de bairro que vende brigadeiros.

A identidade vai se refletir em toda a sua comunicação no Instagram, inclusive na linha editorial. Chamamos de linha editorial a lógica que rege o que é publicado e como a marca se comporta diante dos assuntos que quer abordar.

Por exemplo, se você está criando um perfil para sua marca de skates, provavelmente vai tratar de assuntos como esportes radicais, atividades físicas, bem-estar, e por aí vai. Dificilmente cabe, neste perfil, tratar de assuntos relacionados a jardinagem, que estão totalmente descolados do objetivo do canal de comunicação.

Foque na fotografia e na edição

No Instagram o que chama, mesmo, a atenção do público são boas fotos e vídeos, e se você quer aumentar o seu número de seguidores precisa publicar imagens de encher os olhos.

Nesse sentido, vale muito a pena estudar um pouco sobre técnicas de fotografia para fazer imagens mais atraentes, investir em equipamentos que tirem fotos de qualidade, aprender a mexer em softwares que permitam criar artes interessantes e também que possam ajudá-lo a editar as imagens e deixá-las ainda mais bonitas.

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Use hashtags relevantes

As hashtags são recursos importantíssimos no Instagram. Ao mesmo tempo que ajudam a resumir a temática da imagem que você vai publicar no seu perfil, elas também compilam os conteúdos e tornam mais fácil a sua localização.

Muitos usuários pesquisam conteúdos na rede social por meio das hashtags, o que significa que, se você usar termos relacionados ao que publica, provavelmente vai atrair pessoas que estão interessadas no assunto.

Uma vez que localizem uma foto sua, esses usuários podem acabar se encantando por seu perfil, tornando-se seguidores e, futuramente, compradores.

Interaja!

Interação, certamente, é um dos maiores segredos para aumentar o número de seguidores no seu perfil do Instagram.

Interagir com os seguidores cria simpatia e aumenta as chances de eles indicarem o seu perfil para amigos, enquanto conversar com outros canais que têm audiências similares a sua ajuda a levar sua marca para um público novo.

Outra forma de interação bem bacana, que também pode atrair muita gente nova para o seu perfil, é promover concursos, promoções, sorteios e outros tipos de ações que beneficiam o consumidor. Quando é interessante para o consumidor, esse tipo de campanha pode ser rapidamente divulgado pelos próprios seguidores e fazer a sua audiência decolar.