LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

No QCon RJ, UOL HOST debate o LXC e mostra como turbinar o desempenho do MySQL na nuvem

Edição carioca contou novamente com palestras do UOL HOST

Mais uma vez, o UOL HOST marca presença no QCon 2015, conferência para desenvolvedores de softwares profissionais. Desta vez, o encontro acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 28 de agosto.

A edição carioca conta com 15 tracks e mais de 100 sessões técnicas. E dentre os palestrantes mais esperados do evento está Marcus Vinícius Soares, arquiteto de sistema do UOL HOST.

O especialista fala sobre dois temas. Sendo que sua primeira palestra será a mesma apresentada (e elogiada) no QCon SP, que aconteceu em março deste ano, sobre as vantagens do LXC. Veja um resumo da apresentação:

Em uma das melhores palestras do QCon 2015, UOL HOST demonstra vantagens do LXC

Já a segunda palestra é um inédito debate que mostra como turbinar o desempenho do MySQL na nuvem

MySQL é um sistema gerenciador de banco de dados usado na maioria das aplicações das empresas para gerir suas bases.

“Ele é conhecido por sua facilidade de uso, sendo utilizado por empresas como Nasa, HP, Bradesco, Sony e muitas outras. Isso porque é ele que armazena as informações vitais para os negócios. E é daí que vem sua importância para as marcas”, conta Soares.

Antes, para utilizá-lo, era necessário instalar um servidor e uma aplicação cliente, sendo esse servidor o responsável por armazenar os dados, responder às requisições, controlar a consistência dos dados, bem como a execução de transações concomitantes.

Com o uso do MySQL na nuvem, no entanto, esse processo se torna muito mais simples e eficiente, pois uma empresa fica responsável por prover e fornecer os serviços requisitados.

“A nuvem é uma tendência mundial que as empresas vêm seguindo nos últimos anos. Com ela é possível abrir mão de toda a infraestrutura que era necessária para o bom desenvolvimento e passar a confiar em uma companhia para fazer esse monitoramento e essas melhorias”, explica o palestrante.

Para ter melhores resultados é possível fazer otimizações e melhorias no MySQL que dão um belo ganho no desempenho. Para isso, são usadas diversas técnicas, desde parâmetros do sistema operacional até o ajuste fino das variáveis do MySQL.

Como todo software, o MySQL possui diversos parâmetros de configuração que o tornam mais rápido e eficiente para outra tarefa. Isso dependendo de sua necessidade, é claro.

“O bom entendimento destes parâmetros e de como eles afetam o funcionamento na nuvem faz com que você fique atento às demandas crescentes do dia a dia da empresa”, explica Soares.

Para que as melhorias sejam feitas, entretanto, é preciso evidenciar diversos fatores.

“Ao rodar o MySQL na nuvem é possível fazer ajustes do sistema operacional, assim como melhorias no gerenciamento de memória, de IO, de redes e de storage. Isso faz com que as conexões sejam muito mais eficientes”, diz Soares.

E todos esses avanços só são possíveis porque o UOL HOST entrega a seus clientes versões otimizadas do MySQL.

“Diversos parâmetros que indico nesta palestra foram testados em nossos servidores antes de entregarmos para nossos clientes, o que atesta sua real credibilidade”, finaliza Soares.

Interessou-se pelas palestras de Marcus Vinícius Soares? Então, não deixe de assistir a esse webinar, apresentado por ele, sobre uma abordagem prática ao LXC.