LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Em palestras da Oracle, UOL HOST debate o uso de solução de armazenamento de dados com bancos MySQL

Evento acontece em São Francisco, Califórnia (EUA), entre os dias 25 e 29 de outubro

Novamente, o UOL HOST marca presença em eventos importantes no mundo do desenvolvimento de softwares. Desta vez participando do Oracle Open World 2015, conferência internacional que acontece em São Francisco, Califórnia (EUA), entre os dias 25 e 29 de outubro, e tem como propósito disseminar o conhecimento e a inovação para as comunidades de desenvolvedores.

Com expectativa de receber milhares de desenvolvedores de todo o mundo, o evento reúne especialistas de diversas nacionalidades para sessões técnicas dispostas em cinco dias de muitas novidades. E dentre os palestrantes do evento está Marcus Vinícius Soares, arquiteto de sistema do UOL HOST, que fala, em parceria com Cindy Swearingen, gerente de produtos da Oracle, sobre segurança do Cloud Data na palestra Securing Your Enterprise Cloud Data.

A primeira parte do encontro fica por conta de Cindy, que vai apresentar um produto da Oracle chamado ZFS Appliance. A inovadora arquitetura de armazenamento centrada na memória oferece desempenho para acelerar as operações de negócios e da produtividade. Além de proporcionar simplicidade de gestão e eficiência sem precedentes para reduzir a expansão de armazenamento, complexidade e custo, tudo para melhorar o desempenho tecnológico das empresas.

Após esta primeira parte chega a hora do UOL HOST, que será representado pelo Marcus Vinícius. E a apresentação vai abordar o uso do ZFS (Zeta FileSystem), solução de storage e armazenamento de dados com altíssimo desempenho com bancos MySQL.

MySQL é um sistema gerenciador de banco de dados usado na maioria das aplicações das empresas para gerir suas bases de dados.

“Ele é conhecido por sua facilidade de uso, sendo usado por empresas como a Nasa, HP, Bradesco, Sony e muitas outras. Isso porque é ele que armazena as informações vitais para os negócios. E é daí que vem sua importância para as marcas”, conta Soares.

E com seu uso associado ao ZFS para soluções do Hosting é possível garantir uma performance extrema.

Por ser uma solução de storage na nuvem, o ZFS vem causando burburinho no meio do desenvolvimento de softwares. “Esse é um ambiente seguro e robusto para suas aplicações”, ressalta Soares.

Mas para seu bom desempenho é preciso ter boas práticas com Bancos MySQL, dentre elas o uso de caches de Nível 1 (ARC – Adaptive replacement cache) em memória RAM para a melhoria de performance, de Caches de Nível 2 (L2-ARC) em discos SSD de alta capacidade, de SSD otimizados de escrita para os dados do MySQL, de alinhamento do tamanho dos blocos no ZFS para o MySQL e de ajustes em diversos parâmetros do MySQL, como buffer de escrita, método de flush e buffer do inno_db.

O uso do ZFS como uma solução de armazenamento de dados na nuvem, além de ser superseguro, garante desempenho fantástico devido a características desta solução de storage que são particularmente interessantes para a nuvem.

“Ele traz segurança, alta performance, alta capacidade, isolamento de dados, excelente custo-benefício e sistema integrado com OpenStack, um sistema operacional projetado para nuvem capaz de controlar uma enorme quantidade de recursos computacionais (processamento, armazenamento e rede) em um Datacenter”, lembra, ainda, o arquiteto de sistema do UOL HOST.

Entretanto, todos esses avanços só são possíveis porque o UOL entrega a seus clientes versões otimizadas do MySQL. “É importante ressaltar que tudo o que fazemos passa por um amplo processo de testes e de desempenho para garantir a melhora no desempenho”, pontua o especialista.

Interessou-se pelo assunto? Então leia também: No QCon RJ, UOL HOST debate o LXC e mostra como turbinar o desempenho do MySQL na nuvem