LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

O que é Java?

Conheça essa linguagem popular

Lançada pela Sun Microsystems, em 1995, Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Atualmente, pertence à Oracle e existem muitos sites que não funcionam sem a instalação do Java no dispositivo.

A principal característica dessa linguagem é que os programas criados nela são compilados para uma forma intermediária de código, em bytecode. E as instruções são executadas por meio de uma Máquina Virtual Java (JVM).

Assim, os desenvolvedores podem criar um programa e depois executá-lo, independentemente da plataforma, desde que possua uma JVM. Esta pode ser instalada seja qual for o tipo ou marca do computador.

Presença em diversos dispositivos

Por essa flexibilidade, a linguagem pode ser encontrada em diferentes dispositivos. De acordo com dados da Oracle, 97% dos desktops corporativos executam o Java e existem 9 milhões de desenvolvedores de Java no mundo.

Ao todo, 3 bilhões de celulares e 125 milhões de televisões executam o Java. Todos os aparelhos de Blu-ray são equipados com a linguagem.

No Brasil, diversos grupos de usuários se formaram para tentar disseminar o conhecimento da linguagem, criando fóruns, tutorias e publicando artigos sobre o tema.

O acesso a serviços bancários e ao programa do Imposto de Renda são alguns exemplos do uso da tecnologia no dia a dia do brasileiro.

Principais características

Com a linguagem Java é possível executar programas por meio de redes que têm restrições de execução. Outra vantagem é que tem sintaxe similar à C/C++, porém com um modelo mais simples e projetado para se adaptar a ambientes que mudam constantemente, como a internet.

A base do Java são as classes e seus objetos. Cada classe possui métodos e características em comum. E cada objeto reúne características específicas.

A linguagem pode ser expandida por meio das bibliotecas, ou APIs, além das extensões do próprio Java. A segurança é um de seus pontos fortes, pois antes de ser executado, um programa rodado em Java sempre é verificado.

Além disso, o “Garbage Collector” do Java permite a reciclagem da memória em tempo de execução, de forma automática. O próprio programador escolhe o ciclo de vida dos objetos e depois não precisa executar o processo manualmente.

É preciso dizer que a premissa do Java não é a de criar sistemas pequenos, onde temos um ou dois desenvolvedores, o foco da plataforma é outro: aplicações de médio a grande porte.

Não tenha dúvidas que criar a primeira versão de uma aplicação usando Java será mais trabalhoso que muitas linguagens script ou de alta produtividade. Porém será extremamente mais fácil e rápido fazer alterações no sistema, desde que você siga as boas práticas e recomendações sobre design orientado a objetos. Experimente e descubra!

⇒ Leia também: UOL HOST lança hospedagem Java com tecnologia container