LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

O que é Node.js?

Saiba mais sobre essa linguagem mais recente

O Node.js é uma plataforma que interpreta o código JavaScript e é usada para construir aplicações de alta escalabilidade e real-time.

É uma linguagem mais recente e os programadores que a utilizam são front-ends (experientes) com características full-stack, ou seja, que também desejam controlar o back-end.

O Node.js vem acompanhado de diversos módulos que permitem trabalhar com recursos no servidor. Os módulos funcionam como pacotes, que facilitam e agilizam o desenvolvimento dos programas.

O gerenciamento de pacotes pode ser realizado por meio da ferramenta NPM, que vem na instalação do Node.js. Como o ecossistema é aberto a todos, fica fácil pesquisar, compartilhar e usar códigos já desenvolvidos.

Particularidades

A plataforma foi desenvolvida para aplicações com troca intensa de dados por meio de dispositivos distribuídos e, desta forma, muitas conexões podem ser tratadas simultaneamente.

Um chat é um exemplo de aplicação real-time e com múltiplos usuários em que a linguagem pode ser adotada. O Node.js muda a maneira como uma conexão é feita no servidor, e uma característica específica da plataforma é que não há um gerenciador de threads.

Ele utiliza um modelo de programação orientada a eventos e permite funções anônimas, o que facilita o desenvolvimento e a manutenção. Uma conexão e dados recebidos são eventos, por exemplo. Isso é vantajoso porque o JavaScript é orientado por meio de eventos.

Entretanto, esse conceito não é aconselhável para sistemas transacionais de bancos e e-commerces, por exemplo, já que o risco de perda de dados aumenta por causa da falta de controle de threads. Porém, a linguagem pode ser usada como um complemento pelos programadores.