LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Joomla x WordPress: qual é o CMS ideal para você?

Conheça as características dos mais populares gerenciadores de conteúdo

Já se foi o tempo em que construir e manter blogs e sites profissionais no ar era trabalho exclusivo para programadores e desenvolvedores mais experientes. Isso porque o CMS (Content Management System – em tradução livre: Sistema de Gerenciamento de Conteúdos) facilitou a vida das pessoas que gerenciam páginas pessoais e empresariais na web.

Entre tantas ferramentas à disposição, a mais conhecida é o WordPress, que domina 68% deste mercado de CMS, conforme medição da Open Source CMS. Por conta da sua popularidade e da grande comunidade formada, a ferramenta evoluiu e deixou de ser apenas uma plataforma para blogs, passando a servir para gerenciar revistas digitais e sites corporativos. Enfim, sites que atualizam conteúdo constantemente. Para se ter uma ideia, os portais da Forbes, USP e Catraca Livre utilizam o WordPress.

Outro CMS popular é o Joomla, com 11% de market share – na segunda colocação. Lançada em 2005, a plataforma está em constante evolução e já possui mais de dez versões. Dessa forma, vem conquistando o seu espaço. Porsche, Danone e o Ministério da Educação (MEC) são alguns exemplos de empresas que construíram seus sites utilizando o Joomla.

Quando falamos da criação de sites, de um modo geral, segundo levantamento da W3Techs, site que monitora métricas de tecnologia, 25% dos sites são feitos com WordPress e apenas 2,8% com Joomla. O índice parece baixo porque pouco mais de 57% dos sites ainda não utilizam nenhum CMS, são feitos “na mão”, geralmente com páginas HTML.

Agora, deixando os números um pouco de lado e falando da parte técnica do WordPress e do Joomla, eles se assemelham por serem baseados na linguagem de programação PHP, que permite a criação de conteúdo de forma intuitiva.

Eles também são CMS de código aberto, ou seja, é possível criar layouts profissionais e personalizados para diferentes negócios sem pagar um centavo por isso. Por fim, os dois oferecem um universo de plugins que potencializam e acrescentam funcionalidades aos sites.

De forma resumida, tanto WordPress quanto o Joomla são ótimas escolhas de CMS. Portanto, escolher um entre os dois é uma decisão que depende da necessidade do seu projeto e das suas habilidades. Vale lembrar que os dois aplicativos estão, assim como outros, disponíveis no painel de controle do UOL HOST.

⇒ Veja o passo a passo de instalação do Joomla em vídeo.

⇒ Veja o passo a passo de instalação do WordPress em vídeo.

Então, ainda está em dúvida em relação a qual CMS é o melhor para o seu projeto? Veja, a seguir, as características de cada um para bater o martelo:

Joomla

Por ser um sistema poderoso e mais robusto, o Joomla é a escolha ideal para projetos mais complexos, aqueles que exigem diversas funcionalidades. Como é possível configurar de tudo pela plataforma, você pode criar fóruns e páginas exclusivas para clientes com login e senha, agendar data e hora para a entrada e saída de conteúdos, entre outras aplicações. Inclusive, dá até para transformar seu projeto em uma rede social.

Num primeiro momento, trata-se de uma plataforma difícil para navegar, portanto, não é muito aconselhável para quem nunca mexeu com CMS e tem pressa para colocar um projeto no ar. Se você tem mais tempo disponível, vale a pena fuçar e ir aprendendo aos poucos a mexer no Joomla.

WordPress

Por outro lado, para quem tem pressa em colocar um projeto no ar, a melhor opção é o WordPress. Isso porque a maior vantagem da plataforma em relação aos outros CMS é sua pequena curva de aprendizagem. Tudo é muito organizado e intuitivo de fazer.

Como o WordPress foi lançado com o objetivo inicial de criação de blogs, ele continua sendo a melhor plataforma para esse propósito. Aliás, para quem tem um e-commerce e gostaria de integrar um blog nele, o WordPress é a escolha certa.

Sites de pequenos negócios e de conteúdo direcionado também podem optar pela plataforma. Quando o assunto é otimização de busca (SEO), ela também leva vantagem.

Bom, mais uma vez, os dois gerenciadores são capazes de fazer grandes projetos e solucionar seus problemas. Sabendo quais são suas vantagens e finalidades, você já pode escolher a plataforma mais compatível com o seu projeto.

E lembre-se que, independentemente da sua escolha, você pode contar com os serviços do UOL HOST.

⇒ Conheça as soluções de Hospedagem UOL HOST.