LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 argumentos que vão convencer os gestores de que investir em cloud é uma boa ideia

Prove as vantagens dessa tecnologia

Com o mercado frio, os gestores não querem mais saber de investimentos. A regra, agora, é quanto mais custos enxugar, melhor. Por outro lado, os profissionais de TI sabem que o cloud computing (ou computação em nuvem) é a ferramenta que vai dominar as próximas gerações, sendo indispensável em pequenas, médias e grandes empresas. Aqui temos o seguinte impasse: como convencer os gestores – aqueles que, literalmente, vão bancar a decisão – de que investir em cloud é uma boa ideia para os negócios?

Embora dezenas de dados provem a satisfação de quem está utilizando a tecnologia, como uma pesquisa da Microsoft que aponta que 62% das companhias que utilizam o serviço em nuvem relatam benefícios significativos de produtividade no setor de tecnologia, somente números, muitas vezes, não é o suficiente para persuadir os tomadores de decisão.

Um bom gestor precisa entender muito bem quais são as reais vantagens que um investimento pode trazer. E, abaixo, você encontra alguns (bons) motivos para que o empresário invista já na computação em nuvem:

Alta adesão

Comece falando da popularidade. O serviço em nuvem está se tornando cada vez mais popular e indispensável no mundo corporativo. De acordo com o último levantamento da Frost & Sullivan, 41% das empresas brasileiras já investem nessa solução. Para completar, 42% afirmaram que pretendem apostar no conceito em breve.

Em termos globais, os números são ainda mais impressionantes. Levantamento da consultoria de TI Gartner aponta que a adoção de cloud computing foi, em 2015, 30% maior em relação ao ano anterior. Isso representou um investimento de 165 bilhões de dólares no mundo todo.

Se há tanta adesão, significa que, de alguma forma, o cloud computing traz retornos às companhias. Sendo assim, sua empresa não pode ficar por último.

Segurança de dados

De acordo com o Global Data Protection Index, a perda de dados custou 26 bilhões de dólares às empresas brasileiras em 2014. As razões variam desde apagões e roubos de computadores até falhas no sistema de hardware.

Com cloud computing isso não acontece. Quando os dados da empresa estão armazenados na computação em nuvem, não há impacto com apagões e quedas no sistema, uma vez que tudo é feito virtualmente.

Acesso remoto

Com o cloud computing, além da segurança, as empresas ganham tempo. Isso porque é possível ter acesso a todos os arquivos de onde você estiver, inclusive por meio de dispositivos móveis. Aí, quando surgir um problema e você estiver se deslocando de um lugar para outro, dá para resolvê-lo ali mesmo e de forma muito mais rápida, sem a necessidade de ir até o escritório para fazê-lo.

Elasticidade diminui custos

Empresas possuem períodos de picos sazonais. Isso quer dizer que há meses em que elas precisam de mais demanda computacional que o comum. A computação em nuvem oferece elasticidade, ou seja, ela fornece o tamanho ou espaço necessário conforme a demanda.

Vamos imaginar que você tenha um e-commerce e saiba que, durante a Black Friday, as visitas aumentam de forma impressionante. Usando o cloud computing, ele disponibiliza os recursos para o site aguentar o grande tráfego de visitas. Em resumo, você não precisa pagar mais para a instalação de hardware ou software só para atender a uma demanda passageira. Tudo é feito em questão de minutos.

Não pense que isso seja algo dispensável. Pesquisa da SiliconANGLE, portal de notícias de tecnologia, mostra que 82% das empresas reduzem custos operacionais de imediato a partir do momento em que passam a usar a computação em nuvem.

Atualização automática

A atualização de softwares regulares e de segurança é feita de forma automática. Em outras palavras, menos uma coisa para você se preocupar e, assim, ficar mais tempo focado no que realmente importa para a sua empresa.

Como resultado, a empresa acaba economizando também, uma vez que não precisa mais contar com uma equipe grande de profissionais de TI.

De acordo com Peter Cowhey, especialista em Tecnologia da Universidade da Califórnia, uma pequena ou média empresa chega a economizar até 65% com o departamento de tecnologia quando adere ao modelo de cloud computing. Enfim, sua empresa vai ganhar em produtividade e economia.

Depois de ler todos esses argumentos poderosos, é preciso conhecer um serviço de computação em nuvem que dê todos esses benefícios à sua empresa.

⇒ O UOL Cloud Computing é um serviço nacional, que sua empresa pode pagar em reais, não ficando refém da instabilidade do dólar. Construída com as principais tecnologias de ponta, toda a infraestrutura se encontra no Brasil, o que torna o acesso aos documentos mais rápido. Por fim, o cliente tem um suporte de especialistas disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.