LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

O que é SSH e como ele funciona?

Conheça esse recurso disponível nas Hospedagens UOL HOST

Logo quando surgiu a rede de computadores, não demorou muito para aparecer métodos que permitiam o acesso a máquinas e a troca de arquivos entre computadores a distância. Dessa forma, o administrador conseguia, do seu terminal, controlar todas as outras máquinas da rede remotamente, não precisando estar presente no local.

Nesse sentido, o protocolo mais comum era o Telnet, que possibilitava uma comunicação interativa entre a máquina cliente e o servidor. No entanto, como essa comunicação ocorria por meio de texto puro, ou seja, sem criptografia, qualquer usuário mal-intencionado que interceptasse a conexão tinha acesso a todas as informações, inclusive as mais sensíveis.

Diante desse problema, o engenheiro e pesquisador finlandês Tatu Ylönen desenvolveu, em 1995, um protocolo muito mais seguro: o SSH, sigla para Secure Shell ou, em bom português, terminal seguro. Basicamente, ele realiza as mesmas funções que o Telnet e muito mais, com uma (boa) diferença: toda transferência de dados, do servidor à máquina cliente e vice-versa, é criptografada.

Em linhas gerais, o protocolo SSH trabalha com três pilares: autenticação, criptografia e integridade. Enquanto a autenticação exige a identidade de alguém de forma segura (senha), a criptografia “embaralha” os dados para torná-los ininteligíveis para terceiros. Por sua vez, a integridade faz com que as informações transmitidas cheguem inalteradas ao destino.

Na prática, isso significa que, ao usar chaves de acesso e criptografia, o SSH garante que seus dados fiquem seguramente armazenados e acessíveis apenas para pessoas de confiança. Por isso, não é de se estranhar que os serviços de hospedagem de sites estejam mudando ou já tenham substituído o Telnet pelo SSH e que este se tornou a ferramenta de acesso remoto mais usada do mundo.

 O UOL HOST já disponibiliza esse recurso nas Hospedagens JAVA, Node.js e PHP.

Outras vantagens do SSH

A princípio, o protocolo SSH foi criado para ser usado em ambiente tipicamente Linux. Mesmo assim, é possível utilizá-lo em qualquer sistema operacional, inclusive no Windows, OS X e BSD. Aliás, dá até para transferir dados de um Linux para uma máquina Windows.

 Leia também: Linux ou Windows: qual a melhor opção de hospedagem para o meu site?

Nesse caso, é necessário fazer o download e executar o software PuTTY para aplicar o SSH no sistema operacional Windows. Ele é ideal porque, além de ser gratuito, o programa salva todo o histórico de transferências e de máquinas acessadas no decorrer do tempo.

Além de executar comandos por meio de textos, é possível controlar a máquina cliente por meio de aplicações gráficas. Isto quer dizer que você consegue abrir programas em que as telas apareçam no desktop cliente.

Diferença entre FTP e SSH

Como se não bastasse, o SSH possibilita, também, a transferência de arquivos de uma máquina para outra pela internet, assim como o protocolo FTP (File Transfer Protocol ou, traduzindo, Protocolo de Transferência de Arquivos). Esse processo é responsável pelo upload de arquivos do site no servidor.

Em outras palavras, o usuário consegue copiar um arquivo hospedado no servidor web para a máquina local. Aí, é possível editá-lo e enviar o arquivo modificado para o destino de origem. Tudo isso a partir de uma única linha de comando.

Agora, imagine que você queira transferir todas as pastas do seu site para a sua máquina local. Caso haja poucos arquivos, o FTP resolveria o problema em questão de segundos. No entanto, se as pastas forem muito pesadas, o processo levaria muitos minutos. Com SSH, essa transferência leva segundos. Isso porque é possível compactar todas as pastas em um arquivo ZIP e, em seguida, descompactá-las remotamente graças ao protocolo SSH.

Como habilitar SSH em sua hospedagem UOL HOST

Se você é cliente UOL HOST, fique sabendo que já pode se conectar à sua hospedagem. Por padrão, o protocolo vem desabilitado, mas você pode ativá-lo diretamente de seu painel de controle.

 Conheça todas as opções de Hospedagem UOL HOST

Para isso, faça o login no site www.uolhost.com.br”. Dentro do painel do cliente, clique em “Hospedagem” no menu lateral esquerdo. Em seguida, localize a sua hospedagem (Java, Node.js ou PHP) e clique na opção “Administrar”. A seguir, vamos apresentar imagens da habilitação da hospedagem Java e PHP.

Mais adiante, localize o bloco de configurações. Lá, clique no botão “Configurações avançadas”.

Hospedagem Java

Hospedagem PHP

Já no bloco de Aplicações, você deve clicar em “alterar”. Nisso, vai aparecer uma lista com uma série de aplicações, inclusive o SSH. Aí, selecione a opção “Habilitado” e clique no botão “Salvar alteração”.

Hospedagem Java

Hospedagem PHP

Pronto, em questão de segundos, o SSH estará habilitado para você usar!