LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

4 plugins básicos que seu blog WordPress deve ter para ficar mais completo

Eles trazem funcionalidades extras que podem potencializar a audiência de seu blog

Independentemente do seu negócio ou do seu sonho, o blog pode ser um instrumento para ajudá-lo a chegar lá. Empresas, personalidades e pessoas comuns têm blogs para marcar presença na internet, criando conteúdo (sempre de qualidade, por favor) para ganhar status de autoridade em um assunto. E isso dá muito certo. Há quem ganhe dinheiro assim. Quer saber mais? Dá uma lida nesses artigos:

Se você está criando um blog no WordPress, uma das plataformas de CMS mais completas do mundo, provavelmente já viu que existe um espaço para plugins. Os plugins são aplicativos que dão ao seu site funções extras, e existem alguns que são essenciais para deixar o seu site mais funcional, bonito e que podem ajudá-lo a colher bons resultados. Vamos ver quais são?

Page Builder by SiteOrigin

Esse plugin torna muito mais fácil a criação de páginas bonitas, funcionais e responsivas (cujo design se adapta a telas menores, como as de smartphones e tablets). A interface é bem simples e intuitiva, e mesmo quem não tem nenhuma intimidade com construção de páginas não deverá encontrar muitas dificuldades.

No plugin, existem layouts pré-construídos que o usuário pode usar como modelo, trocando apenas conteúdo, imagem e fontes e mantendo a estrutura da página. Se preferir, também é possível construir sua própria arquitetura de página arrastando widgets e ordenando-os no ambiente.

Facebook Comments

A integração com as redes sociais é muito importante em um blog. O Facebook Comments permite que você substitua o espaço de comentários padrão do WordPress, onde é preciso inserir informações como nome e e-mail para escrever uma mensagem, por uma caixa de publicação do Facebook.

Se a pessoa não estiver logada na rede social, o plugin identifica o perfil dela e a foto aparece ao lado do campo para comentar. Aí é só escrever e publicar.

Yoast SEO

Se você tem um site ou blog, SEO, provavelmente, é uma das suas preocupações – ou, pelo menos, deveria ser. Esse plugin é uma verdadeira mão na roda na hora de otimizar suas páginas e seus conteúdos pensando no ranqueamento nos mecanismos de busca.

Com ele, você consegue, facilmente, editar meta-description, adicionar keywords e até mesmo criar títulos específicos para aparecerem nas páginas de resultados de busca.

 Leia também: Como fazer seu site em WordPress aparecer no Google

Mas um dos atributos mais importantes do Yoast SEO é que o plugin aponta exatamente o que você precisa fazer para otimizar, como aumentar a densidade de palavras-chave e encurtar a URL de destino.

Google Analytics for WordPress

Analisar o desempenho do seu site é extremamente importante para descobrir, por exemplo, se o conteúdo está agradando, se a navegação é fácil e intuitiva e qual o caminho que o consumidor faz para chegar a determinado texto ou página. E é para isso que existe o Google Analytics.

No WordPress, o plugin Google Analytics for WordPress oferece muitas opções para medir a perfomance do seu site. Com ele, você descobre links externos que apontam para o seu e consegue rastrear downloads de arquivos, por exemplo. Vale a instalação!

O UOL HOST tem uma hospedagem específica para WordPress que é perfeita para você. Ao adquirir o blog WordPress com o UOL HOST, você conta com diversos serviços e benefícios que estão à disposição do seu projeto, além de suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Os planos garantem, ainda, contas de e-mail e backup gratuito por um mês. Confira!