LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Por que usar o WordPress dedicado no seu blog

Confira as vantagens da plataforma mais popular do mundo

O WordPress, certamente, é uma das plataformas de CMS preferidas na hora de criar um blog, e isso não é à toa.

Como é intuitiva e tem um painel de comando bem simples, a ferramenta é perfeita para quem nunca criou um site. Ao mesmo tempo, o WordPress também é ideal para desenvolvedores, designers e outros profissionais que trabalham com a criação de sites diariamente, já que é riquíssimo em recursos mais avançados que podem ser explorados.

Com ele é possível criar desde um blog bem simples até um portal de notícias com dezenas de categorias, template único e vários colaboradores.

Mas se você já usa o WordPress, provavelmente, já sabe de tudo isso, certo? O que talvez você ainda não saiba é que pode ter resultados ainda melhores com o seu blog, aderindo ao WordPress dedicado.

 >> Aproveite para baixar o e-book gratuito  Passo a passo para criar seu blog no UOL HOST

WordPress dedicado x WordPress compartilhado

Se o seu site está no ar, você, provavelmente, precisou contratar dois serviços: a hospedagem e o domínio. O domínio é o endereço do seu site, enquanto a hospedagem é o ambiente virtual no qual o conteúdo do seu site está alocado, bem parecido com as pastas de documentos que você tem no seu computador.

Essa pasta está em um grande computador de alta performance chamado servidor, e o que você paga como hospedagem é o aluguel de um espaço neste servidor. No mesmo ambiente em que o seu blog está, provavelmente, existem diversos outros blogs de todos os tipos e tamanhos. Esse tipo de servidor é chamado de servidor compartilhado.

Quando seu WordPress está em um servidor compartilhado, você não tem como decidir quais serão os sites que vão compartilhar os recursos contigo, e isso pode gerar muita dor de cabeça, já que muitas vezes a velocidade ou o desempenho do seu blog podem ser reduzidos porque outro site está usando mais recursos do que deveria.

Para quem não quer passar por esse tipo de situação e está determinado a fazer o seu blog crescer, a melhor opção é o WordPress dedicado, ou seja, alocar o seu WordPress em um servidor apenas para o seu blog.

Vantagens do WordPress dedicado

Ter um servidor inteiramente dedicado ao desempenho do seu blog tem várias vantagens, as principais são:

  • Controlar seus próprios recursos: aqui você não corre o risco de ter outro site usando mais recursos do que deveria e deixando seu blog lento. Você mesmo controla o volume de recursos que vai usar para manter o seu blog sempre otimizado.

  • Muito mais estabilidade: diferentemente do servidor compartilhado, em que você tem um “gargalo” de recursos muito mais próximos por conta da divisão de recursos, com o WordPress dedicado você pode escalar as configurações da sua hospedagem. Assim, mesmo que seu blog tenha picos de acesso, você garante que ele continue no ar e funcionando bem.

  • Seu blog mais seguro: quando você compartilha o mesmo ambiente com sites que não conhece, os riscos de seu blog ser invadido e você perder todo o trabalho podem ser muito maiores. Além disso, um WordPress desatualizado também é um convite para hackers, e a hospedagem dedicada pode ser configurada para fazer as atualizações do sistema operacional, temas e plugins automaticamente. Dessa forma você fica mais tranquilo e o seu site estará sempre seguro!

>> Ainda não montou seu blog? Confira o Checklist de tudo o que você precisa fazer antes

  • Manter a reputação dos seus e-mails: se você envia e-mail marketing ou newsletter com as novidades do seu blog, a hospedagem dedicada também pode ajudá-lo. No caso de um servidor compartilhado, o mesmo IP de envio de e-mails pode ser utilizado para vários sites. Isso significa que se um site que divide a hospedagem com você passar a enviar SPAM ou adotar estratégias que não são bem-vistas pelos provedores de e-mail, isso pode “sujar” a reputação dos seus envios também. Isso aumenta o risco de as mensagens que você envia para clientes e leitores serem enviadas para a pasta de SPAM ou lixo eletrônico.

  • Melhorar o seu posicionamento no Google: todo dono de blog quer que o seu veículo esteja bem posicionado nas páginas de resultados do Google, e ter um WordPress dedicado é um caminho para isso. Nesse modelo de servidor você consegue configurar todos os detalhes da hospedagem, garantindo que ela estará de acordo com as exigências de SEO do Google. Uma dessas exigências é a utilização de um certificado SSL, que garante a segurança na transmissão de informações entre você e o usuário. Na hospedagem dedicada, esse certificado é gratuito e fácil de instalar!

  • Guardar sempre uma cópia de segurança: muitas situações podem fazer você perder conteúdo do seu site e, para evitar retrabalho, o melhor é manter sempre uma cópia de segurança. Com o WordPress dedicado é possível automatizar o backup de forma que você sempre tenha uma versão do seu conteúdo atual que possa ser restaurada, caso você tenha algum problema no site.

Viu? Existem muitas vantagens em migrar para o WordPress dedicado! Então não perca mais tempo e mude agora mesmo para o modelo de servidor que vai ajudar o seu blog a crescer.