Superguia Academia Como planejar uma promoção de sucesso

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1. Introdução

O poder de uma (boa) promoção

Já pensou em uma forma de conquistar clientes para sua loja virtual? Ou fidelizar os clientes que já compraram com você? Aumentar o valor do tíquete médio de compras? Ou, quem sabe, acabar com uma leva de produtos encalhados no estoque?

Se você já tentou encontrar maneiras para lidar com alguma dessas situações, a solução para todas elas pode ser uma só: criar uma promoção.

Promoção quer dizer muito mais que descontos em produtos. As técnicas vão desde ofertas agressivas até brindes e benefícios, como frete grátis, por exemplo.

Uma ação promocional pode trazer diferentes resultados para uma empresa, mas, para isso, deve ser planejada e estruturada de acordo com o objetivo pretendido.

Preços e ações promocionais no e-commerce em 2014

Em média, 50% das lojas virtuais ofereceram frete grátis.

53% das categorias de comércio online tiveram queda de preços, em média, de 6,26%.

8 em cada 10 consumidores brasileiros compram em sites internacionais em razão do menor preço.

Fonte: Relatório WebShoppers – 31ª edição.

Construindo uma promoção de sucesso

Os consumidores estão sempre em busca de melhores preços e benefícios. No universo do e-commerce, fazer a comparação de preços entre lojas concorrentes é instantâneo e muito mais simples que fazer o mesmo em lojas físicas.

Promoção de sucesso

dos brasileiros procuram obter vantagens em suas compras.

Fonte: Promológico – NewStyle

Assim, é natural que o consumidor busque por melhores condições mesmo em épocas nas quais a estratégia aparece em abundância, como nas datas comemorativas. É preciso se destacar da concorrência e, para isso, apresentar um preço competitivo é apenas o primeiro passo.

Em meio a tantas possibilidades e ao grande interesse despertado por uma ação promocional, é importante ter em mente que um bom planejamento, feito com antecedência, é o que pode diferenciar seu empreendimento dos demais.

O que uma promoção pode fazer por sua loja

Gerar interesse e atrair mais visitantes
Conquistar novos clientes
Contabilizar um número maior de pedidos
Fidelizar clientes
Aumentar o tíquete médio de vendas
Divulgar um novo produto
Divulgar a marca
Ajudar na renovação de estoque

A promoção na prática

São muitas as vantagens que uma promoção eficientemente planejada e bem desenvolvida pode ocasionar para uma empresa de e-commerce. Mas quem pode apostar na estratégia?

Engana-se quem acredita que apenas grandes empresas que oferecem produtos de vários segmentos ou marcas já consolidadas no mercado podem investir em ações promocionais. Lojas menores e de nicho também podem fazer uso desse recurso, desde que adaptem a promoção à realidade do negócio.

Cueca Store Logo

Cueca Store fatura até 10 vezes mais com promoções

Cueca Store Logo

Cueca Store fatura até 10 vezes mais com promoções

cueca store black friday

Ainda nova no mercado, a Cueca Store é uma loja virtual, fundada em 2013, que atua no segmento de moda íntima masculina. Mesmo com o pouco tempo de atividade, a empresa aposta em diferentes tipos de promoção desde a sua fundação. Com o objetivo de alavancar vendas e queimar estoque, a loja trabalha principalmente com liquidações, sorteios e brindes, além do frete grátis.

Os resultados são positivos: durante a Black Friday, por exemplo, a loja fatura cerca de dez vezes mais em relação às vendas em um dia comum.

A aposta na Black Friday como uma das maiores ações do ano vai ao encontro da grande expectativa do consumidor e da busca por boas promoções nessa época. Os produtos, nesse período, chegam a ter descontos de até 50% na Cueca Store. A página no Facebook e o blog da loja são grandes aliados na divulgação.

cueca store banner

Os bons rendimentos fazem com que a empresa invista em promoções com certa frequência. Para isso, eles aproveitam ganchos que vão desde as datas comemorativas tradicionais do comércio até o lançamento de novas coleções e mudança de estação.

"O planejamento começa a executar a ação cerca de quatro meses antes, com a escolha dos produtos, a negociação com fornecedores para obter melhores preços, a preparação do atendimento, pós-venda e logística. Também é necessário escolher quais canais serão utilizados para a divulgação, de que forma e quanto será o investimento", conta Leandro Cosas, CEO da Cueca Store.

liquida verao banner

A estratégia aplicada nas lojas virtuais de serviços

Promoções também podem ser um recurso produtivo para empresas que oferecem um produto ou serviço diferente do comum. Nesse caso, a ação pode ajudar na apresentação da novidade ao consumidor

4 motivos pelos quais sites de serviço também devem investir em promoções

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Aculturar o público em relação à nova maneira de contratação de serviços.

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Convidar potenciais consumidores para conhecer seu trabalho.

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Converter esses consumidores potenciais em novos clientes.

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Oferecer vantagens aos contratantes, incentivando-os a permanecer clientes.

Fonte: Eduardo Küpper, CEO e fundador da Helpling Brasil

Helpling Logo

Promoções ajudam o público a conhecer os serviços da Helpling

Helpling Logo

Promoções ajudam o público a conhecer os serviços da Helpling

A empresa global, com base na Alemanha, disponibiliza aos clientes a contratação de serviços de limpeza doméstica por meio da internet, promove ações promocionais frequentemente, sempre pensando em trazer pessoas para conhecer a plataforma e experimentar o serviço.

helpling banner

Ainda que a empresa venda um serviço, e não um produto, as datas comemorativas e promoções do mercado online, como a Black Friday, não deixam de ser oportunidades para a empresa investir em ações promocionais.

Em 2014, na famosa sexta-feira de descontos, a loja premiava os clientes que reservassem um serviço de limpeza com um par de ingressos para assistir ao filme Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1, nos cinemas.

helpling black friday

"Pensamos em agregar valor ao cliente dentro da proposta da empresa, que é conferir tempo livre para que as pessoas aproveitem da maneira que preferirem", conta Eduardo Küpper, CEO da Helpling Brasil.

A ação foi estruturada em parceria com uma produtora de cinema e funcionou paralelamente com descontos nos serviços oferecidos pela Helpling.

Como resultado, a empresa conseguiu atingir mais de 300 novos clientes apenas no período da promoção.

Para garantir o sucesso de cada campanha, a empresa desenvolve um planejamento que começa com, pelo menos, um mês de antecedência, e inclui a definição de objetivos e métricas, passando por um estudo de viabilidade antes do plano de execução.

Prepare sua própria promoção

Neste guia, você descobre o que é necessário para começar a desenvolver ações promocionais bem-sucedidas para a sua loja.

Entenda melhor como organizar um planejamento eficaz. Afinal, esta é a peça mais importante para não sair no prejuízo e garantir uma promoção competitiva e com resultados positivos. Aqui, você encontrará desde os objetivos que uma promoção pode ajudá-lo a alcançar até indicações de como precificar seus produtos e esquematizar suas ações.

Confira os itens de logística que devem ser levados em conta para o bom funcionamento de todas as fases da atividade: estoque, entrega, regras da promoção, atendimento.

Conheça diferentes tipos de promoção e aprenda a escolher qual deles tem mais a ver com as metas e os objetivos pretendidos.

Organize tudo isso em um calendário . O guia apresenta as principais datas comemorativas tradicionais para o investimento em promoções no comércio, além das próprias e exclusivas do e-commerce. Saiba como se programar para essas datas e como se destacar em meio à concorrência.

Encontre ideias de como divulgar a promoção para torná-la conhecida e fazer com que atinja o público-alvo, afinal, de nada adianta uma ação promocional bem planejada da qual ninguém fica sabendo.

Aprenda a melhor maneira de avaliar os resultados e entender o que funciona no seu negócio, para aprimorar cada vez mais as estratégias.

Ao longo de todo o percurso, são apresentados exemplos de empresas de e-commerce reais que já tiveram experiência com desenvolvimento de promoções e podem servir como inspiração para sua iniciativa.

Está pronto para começar a aplicar técnicas promocionais na sua loja? Mergulhe nessa leitura e boas vendas!

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