Superguia Academia Como planejar uma promoção de sucesso

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5. Datas Comemorativas

Como planejar promoções em datas comemorativas

Natal , Dia dos Namorados, Dia das Mães , Dia das Crianças...

As datas comemorativas são responsáveis por boa parte do faturamento das lojas virtuais e, mais do que isso, uma ótima oportunidade para promover sua marca e conquistar novos clientes.

O comércio eletrônico brasileiro e as datas comemorativas em 2014:

Natal

Com crescimento de 37%, setor fatura 5,9 bilhões.

Dia das crianças

Vendas online crescem 17% no Dia das Crianças.

Dia dos namorados

Com a ajuda da Copa, Dia dos Namorados fatura 1,38 bilhão no e-commerce.

Dia das mães

Comércio eletrônico movimenta 1,6 bilhão de reais no Dia das Mães de 2014.

Para conseguir tirar proveito das datas sazonais, é essencial estar preparado e saber a melhor forma de planejar promoções.

Quer aproveitar as datas mais lucrativas para o e-commerce? Dá uma olhada nas nossas dicas:

Antecedência

O principal erro cometido por muitos lojistas no planejamento de uma ação promocional em datas comemorativas é a falta de antecedência.

A preparação da promoção nesses períodos deve envolver desde a logística até o marketing e o atendimento aos clientes. Deixar para a última hora e trabalhar sob improviso é garantia de problemas, como a frustração dos clientes e prejuízos para a saúde financeira da loja.

10 Vezes

O volume de vendas em datas sazonais chega a ser 10 x maior que em um dia normal de vendas.

Fonte: E-bit

No planejamento de uma campanha promocional, você deve aproveitar para acertar todos os pontos de sua estratégia:

Comercial

Uma liquidação só funciona se os preços realmente forem atrativos. Para conseguir oferecer bons descontos ao consumidor, negocie com os fornecedores com bastante antecedência, para que eles também reduzam os preços e consigam condições convidativas.

Também é importante definir com clareza qual é o custo de cada um dos produtos que entrarão na promoção, de modo a quantificar corretamente a redução na margem de lucro e definir quais produtos farão parte da ação.

Marketing

O planejamento de marketing inclui decidir os canais onde vai divulgar suas ofertas, como será feito, com que frequência, o tipo de campanha e a intensidade da ação.

Se uma das escolhas, por exemplo, for anúncios pagos, a antecipação pode garantir um custo mais adequado do que no momento de alta do mercado publicitário.

18 porcento

Na Cyber Monday 2014 os gastos com anúncios online aumentaram 18%.

Fonte: Instituto Popai Brasil.

Logística

Monte um plano de ação com antecedência para evitar os problemas comuns à época, como atraso nas entregas, produtos esgotados e danificados. Garantir que as entregas sejam realizadas dentro do prazo é primordial. Afinal, ninguém quer entregar um presente de Natal ou do Dia das Mães, por exemplo, com atraso.

Nesse plano de ação, você deve:

Adiantar os pedidos aos fornecedores para disponibilizar os produtos em tempo hábil para a entrega.
Reforçar o sistema de picking e packing (pegar o produto e embalá-lo) e expedição, preparando-se para o aumento natural de demanda, que deve já estar previsto para que não haja problemas de performance.
Investir em plataformas e servidores que suportem o crescimento da demanda.
Durante a promoção, dar atenção especial para que os produtos sejam corretamente embalados e endereçados aos seus respectivos destinatários.

Panorama da logística no e-commerce brasileiro

Armazenagem

das lojas virtuais possuem armazenagem própria.
trabalham com um misto – própria e terceirizada.
usam exclusivamente um ambiente de terceiros para estocar os produtos.

Transporte

dos varejistas online utilizam os Correios.
utilizam transportadoras privadas.
contam com sistema próprio de entrega.
contratam transportadoras de acordo com a região da entrega.
optam pelo sistema rodoviário para suas entregas.
realizam as entregas via frota aérea.

Custos

dos custos nas operações logísticas de uma loja são destinados ao transporte.
dos gastos são destinados à armazenagem.
dos custos são relativos ao manuseio dos produtos.

Frete

das lojas virtuais repassam o valor do frete para os clientes.
adotam um modelo híbrido, repassando apenas parte deste valor.
assumem totalmente o custo do frete.

*Questão com múltiplas respostas.

Fonte: Pesquisa sobre Logística no E-commerce Brasileiro feita pela ABComm.

Atendimento

Com a alta expressiva de acessos ao site e número de vendas, é natural que as dúvidas e os comentários aumentem na mesma proporção. Por isso, o atendimento deve garantir agilidade nas respostas e eficiência para solucionar eventuais problemas com rapidez, evitando um buzz negativo para a marca.

Além dos canais tradicionais de atendimento, como telefone, e-mail, redes sociais e chat online, se a sua loja online ainda não tem, crie uma página de FAQ (Perguntas Frequentes) , o que pode solucionar problemas comuns e agilizar o processo de compra.

6 passos rápidos para montar um FAQ para sua loja virtual

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Liste as principais questões já recebidas e lembre-se de acrescentar outras dúvidas que você teria se não fosse o dono do negócio.

2

Separe as questões por temas para facilitar a busca de respostas. Por exemplo: "sobre a loja", "sobre o pagamento ", "sobre os produtos", "sobre as trocas" e assim por diante.

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Responda a cada uma delas com português correto e claro. Use o espaço para criar empatia do comprador com sua marca.

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Organize todo o conteúdo na sua página e o deixe bem visível, com um ícone na página principal para que seja fácil encontrar a informação no site. Além da home, esses links devem aparecer também nas páginas de compras e contato.

5

Use links para indicar os caminhos no seu site. Eles facilitam a vida de quem está com dúvidas, além de aumentar o número de pageviews do seu site.

6

Faça print screen das telas, mostrando, passo a passo, o que o cliente deve fazer e onde deve clicar em cada situação de dúvida.

Checklist: Passos para planejar uma promoção em datas comemorativas

Definir quais itens farão parte da promoção
Definir o desconto que vai ser oferecido
Calcular margem de lucro
Negociar descontos com os fornecedores
Definir o tempo de duração da ação
Garantir que o estoque suporte a demanda
Estar preparado para que as entregas sejam feitas dentro do prazo
Definir em quais plataformas a campanha será anunciada
Montar um plano de marketing
Certificar-se de que o serviço de atendimento ao cliente é funcional e ágil
Estar pronto para solucionar eventuais problemas com rapidez
Garantir que o site está preparado para suportar o aumento de tráfego
Assegurar-se que o site está claro e confiável, passando segurança para o cliente
Garantir que os prazos de entrega, formas de pagamento e política de troca estejam claros

Aproveite todas as oportunidades

Além das datas comuns, ficar ligado em oportunidades relacionadas ao nicho do seu negócio é uma chance de lançar campanhas únicas e criativas, fugindo do lugar-comum e indo além do tradicional calendário do varejo.

Dafiti Logo

Dafiti aproveita as datas especiais de seu nicho para promover ações

Dafiti Logo

Dafiti aproveita as datas especiais de seu nicho para promover ações

As datas comemorativas são de extrema importância para o sucesso do seu e-commerce. E mais do que isso, acompanhar os eventos especiais ligados ao seu nicho de atuação pode render boas oportunidades de negócio.

As semanas de moda, por exemplo, são eventos interessantes para quem trabalha com vestuário. A Dafiti procura sempre meios de aproveitá-las com o seu público.

Na última São Paulo Fashion Week, a loja selecionou algumas produções de fashionistas que passaram por lá em uma landing page exclusiva para o evento, com sugestões de peças para "copiar os looks" apresentados no grande evento de moda gastando bem menos.

Além das semanas de moda, lançamentos de coleção, datas sazonais que permitem ações estratégicas (como o Dia do Atleta e Halloween) e tendências de moda na temporada também ganham landing pages especiais na Dafiti.

Dafiti Image 1
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Você tem um pet shop ? Fique atento ao Dia dos Animais, Dia do Veterinário e Dia do Cão.

Seu negócio é uma sex shop online? Que tal ir além do Dia dos Namorados e lançar ações criativas no Dia do Orgasmo, Dia do Beijo, Dia dos Solteiros, Dia do Sexo e até no Dia do Chocolate? Seja qual for seu segmento, há várias datas favoráveis a ele.

Como se destacar da concorrência

Em época de datas comemorativas, um dos grandes desafios para o empreendedor online é se destacar em meio à concorrência. É importante pensar em atrativos certeiros que farão os olhos do consumidor brilhar e preferir comprar na sua loja.

Organização dos produtos:

Organize seus produtos de um jeito especial. No Natal, por exemplo, você pode criar landing pages com presentes para o pai, a mãe, o chefe, o filho.

No Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais você pode organizar em comportamentos ou personalidade, por exemplo: moderno, intelectual, esportivo.

Política de troca:

Naturalmente, muitos desses presentes precisarão ser trocados, e o consumidor pode ter receio de comprar online e não conseguir realizar a troca depois ou ter de pagar por isso.

Uma política de troca clara e consistente transmite tranquilidade e segurança ao consumidor.

Embalagens personalizadas:

Tudo o que você puder fazer que signifique menos trabalho para o consumidor é um bom incentivo. Já pensou em oferecer embalagens de presentes exclusivas em datas comemorativas?

Promoções exclusivas para o e-mail:

Trabalhar sua base de contatos é uma boa forma de cativar os clientes da loja e se destacar diante da concorrência. Ofereça promoções exclusivas por e-mail, como cupons de desconto e frete grátis.

Compre um, leve dois:

Em algumas datas, como o Natal, as pessoas costumam comprar mais de um presente. Ofereça promoções especiais que as encorajem a comprar mais.

M-commerce:

O seu site já está otimizado para dispositivos móveis? Dê atenção a essa plataforma e esteja preparado para as próximas datas comemorativas.

Palavra de especialista

avatar

"Criar kits de produtos contendo um mix com margens variadas e que se equilibram pode ser uma boa alternativa para buscar diferenciação e incremento de vendas em períodos de promoção. Os kits geram valor ao mercado e, ao mesmo tempo, protegem margens se a composição do mix de cada kit for criada com inteligência financeira."

Rodrigo Maruxo, consultor e professor de gestão em comércio eletrônico e marketing digital.

Atenção aos erros frequentes nas promoções em datas comemorativas

Não planejar-se com antecedência

As datas comemorativas começam, pelo menos, um mês antes para os lojistas. O planejamento prévio é essencial para o sucesso.

Não preocupar-se com a embalagem

Nesse período uma embalagem bonita faz toda diferença. Mas, mais do que isso, é importante atentar-se ao modo de embalar a mercadoria na hora da entrega. Para que ela chegue sem avarias.

Não facilitar os processos para o cliente

Um FAQ , por exemplo, pode responder às dúvidas mais frequentes com rapidez. Um política de troca clara é outro facilitador.

Focar apenas nas grandes datas comemorativas

Ok, Dia das Mães e Natal são importantíssimos. Mas o calendário está cheio de datas que podem ser aproveitadas pela sua loja. Atente-se à elas.

Seja criativo, planeje com antecedência, aproveite as datas sazonais e faça deste ano o melhor para o seu e-commerce. No próximo capítulo, vamos falar sobre a Black Friday e outros eventos exclusivos do e-commerce! Preparado para liquidar? Então, continue lendo!

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