Superguia Academia Como planejar uma promoção de sucesso

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6. Black Friday

O que é Black Friday?

Comemorada no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, a Black Friday é a data mais importante para o varejo norte-americano. É o início da temporada de compras natalinas e o dia em que milhares de comerciantes oferecem algumas das promoções mais arrasadoras do ano.

O sucesso da data é tanto que a tradição rompeu fronteiras e se espalhou mundialmente, tornando-se sinônimo de promoções e queima de estoque por todo o mundo, incluindo as terras brasileiras.

Black Friday Brasil

A primeira edição da Black Friday Brasil aconteceu em 2010 e mobilizou mais de 50 lojas do varejo online brasileiro, que promoveram megaliquidações de produtos com descontos atrativos. Desde então, o evento se repete todos os anos e cresce cada vez mais.

3 milhões

foi o faturamento da primeira Black Friday no Brasil

Fonte: Consultoria ClearSale

Para você ter uma ideia da dimensão da ação, em sua última edição, em 2014, a Black Friday Brasil atingiu, pela primeira vez, a casa de 1 bilhão de reais de faturamento no comércio eletrônico.

Os números da Black Friday Brasil 2014 no comércio eletrônico

foi o faturamento registrado nas 24 horas de ação.
de aumento no montante movimentado no período, em relação a 2013.
de pedidos.
foi o tíquete médio de compras.
de consumidores únicos.
das pessoas que participaram do evento são novos consumidores online.

Expectativa é que a data possibilite faturar 2 bilhões de reais em 2015.

Fonte: Pesquisa sobre Logística no E-commerce Brasileiro feita pela ABComm.

Percebeu o potencial de vendas da data? Não dá para ficar de fora! E, para garantir que tudo saia bem, é essencial estar preparado, já que seu sucesso depende de uma série de fatores, como a preparação de estoque e a infraestrutura tecnológica.

Aqui, você vai encontrar tudo o que precisa saber para se planejar para a data. Desde como participar do evento oficial até as categorias mais vendidas no dia. Confira!

Quando acontece a Black Friday Brasil?

Sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Neste ano, será no dia 27.

Desconto é tudo!

Foque em oferecer descontos agressivos, e não se perca em outras estratégias de venda, como frete grátis e prazo curto de entrega. Superdescontos, frete grátis e prazo curto de entrega são fórmulas que não batem. O lojista acaba prometendo o que não pode cumprir, dando um passo a mais para as reclamações e apresentando um pós-venda ruim. De acordo com uma pesquisa do BlackFriday.com.br, o consumidor abre mão do prazo curto de entrega ou do frete grátis em troca de produtos com grandes ofertas. Essa é a melhor forma de dar benefícios reais ao seu consumidor nesse dia.

Sortimento de produtos

Um bom sortimento de produtos é parte importante do planejamento da Black Friday. Ele vai chamar a atenção para sua loja e destacá-la entre tantas outras.

Em primeiro lugar, é importante salientar que colocar todo o seu estoque em promoção não é uma boa estratégia. Dito isso, é hora de avaliar como está seu mix de produtos e focar em poucos e bons itens. Um produto que nunca teve desconto em sua loja, na Black Friday pode ter. Aqueles com menor saída podem entrar na Black Friday com descontos ainda maiores.

Durante o evento, identifique com clareza os produtos que estão com desconto, assim, o consumidor não vai confundir o preço de um produto que está na Black Friday com o de outro que não está. Com essa informação você evita muitos problemas de comunicação.

Estoque e logística

Depois de negociar descontos com fornecedores e decidir quais produtos entrarão na sua Black Friday, é hora de preparar o estoque. Imagine a frustração do cliente ao tentar comprar um produto e perceber que ele já está esgotado?

Como o volume de pedidos tende a ser grande, o estoque pode não ser suficiente para atender à demanda. Planeje e reforce o acervo, acerte todos os pontos de sua logística com antecedência e garanta que as entregas sejam realizadas sem problemas e dentro do prazo.

Atenção para a infraestrutura

O tráfego extra tem impacto direto na infraestrutura tecnológica de seu e-commerce. Se o servidor não suportar os picos de acesso, a loja pode ficar lenta ou até sair do ar. Você já sabe o que acontece a seguir, não? Visitantes frustrados podem ir direto ao site do concorrente, e uma venda valiosa vai embora em uma fração de segundo.

É preciso buscar, antecipadamente, soluções com o seu fornecedor de tecnologia e hospedagem , preparando o site para suportar esse aumento de visitas sem instabilidades. Durante a Black Friday, esteja preparado para qualquer problema tecnológico e assegure-se de ter seu suporte de TI à disposição.

Não deixe o site cair!

dos consumidores abandonam um site que demora mais que três segundos para carregar
esperam que a página carregue em até dois segundos
afirmam que a rapidez do site é importante para que eles voltem a comprar
dos clientes insatisfeitos com o desempenho do site não voltam
dos consumidores enfrentaram problemas na hora de concluir suas compras na Black Friday 2014
em conversões é o que um site pode perder a cada segundo que leva para carregar

Fonte: Opinion Box e KISSmetrics

Fortaleça seus canais de atendimento

Bom atendimento e pós-venda são os principais fatores responsáveis pela fidelização do cliente. Durante o planejamento da Black Friday, invista ainda mais em canais de comunicação e mídias sociais, como chat online, redes sociais, telefone e ferramentas mobiles, como o Whatsapp , que tem se mostrado um ótimo aplicativo para o e-commerce.

45 porcento

dos consumidores online abandonam o carrinho de compras se suas dúvidas ou problemas não forem solucionados rapidamente.

Fonte: Provide Support, empresa norte-americana de atendimento online.

Tenha a certeza de que todos os canais funcionam perfeitamente e estão alinhados para lidar com a alta demanda e os eventuais problemas que possam surgir na data. Eles serão uma ajuda importante para a finalização de pedidos e para solucionar dúvidas de clientes rapidamente.

6 atitudes que vão facilitar o atendimento ao cliente durante a Black Friday

Configure uma ferramenta de chat online em seu site para atendimentos rápidos e ágeis – fundamentais na Black Friday!
Prepare as redes sociais como canais de atendimento.
Crie ou atualize sua página de perguntas frequentes (FAQ) para reduzir as ligações, e-mails, chat etc.
Forneça suporte telefônico.
Invista no atendimento mobile e em aplicativos como o Whatsapp, que garantem uma comunicação instantânea.
Tenha um e-mail dedicado ao atendimento e responda rapidamente as mensagens

Divulgação

Uma das principais dúvidas do pequeno empresário é saber como divulgar uma campanha de sucesso em meio a tantos gigantes do e-commerce. A principal saída é construir e trabalhar sua própria base de consumidores.

Confira as principais dicas de alguém que, sem dúvida, é especialista no assunto: Pedro Eugênio, CEO do site Busca Descontos e criador da Black Friday no Brasil.

Comece a anunciar sua participação no evento uma semana antes. Envie e-mails marketing com ofertas exclusivas e produtos especiais para sua base de contatos.

Anuncie no Facebook para seus fãs e público segmentado. Conte em todas as suas redes sociais que sua loja está preparando promoções incríveis para a Black Friday.

No dia da Black Friday, foque ainda mais na sua base, e não em anúncios no Google Adwords ou em outras mídias, que durante a Black Friday atingem valores altos e são dominados por grandes empresas.

Investindo fortemente em sua base de contatos, você conseguirá atrair consumidores potenciais e fortalecer o relacionamento com seus clientes. Já parou para pensar no valor de um lead qualificado?

Fuja da Black Fraude

Mesmo que boa parte dos varejistas esteja se planejando melhor para a Black Friday, a data ainda é motivo de muitas queixas. Somente em 2014, o site Reclame Aqui registrou mais de 12 mil reclamações de consumidores insatisfeitos.

Os principais problemas registrados foram:

Dificuldade para acessar sites ou finalizar compras

Problemas no pagamento, como a ausência de opções de pagamento com boleto bancário

Mudança no valor do produto ao finalizar a compra

Sumiço de produtos no carrinho virtual

Falta de estoque

Preços elevados de frete, compensando o desconto no produto

Tantas adversidades fizeram com que a data fosse apelidada de "Black Fraude", onde, segundo a piada, “os produtos custam a metade do dobro”.

Palavra de especialista

avatar

"Quem mais aprendeu com as Black Fridays passadas foi o consumidor. Ele criou o hábito de pesquisar a reputação das empresas antes de fechar a compra."

Felipe Paniago, diretor de marketing do Reclame Aqui.

Os e-consumidores são pessoas atentas, conectadas, que conhecem seus direitos e sabem identificar "pegadinhas" nas ofertas anunciadas. Esses clientes transmitem e recebem informações rapidamente pelas redes sociais.

Você não concorda que usar artifícios de má-fé, como alterar o preço do produto cheio, é uma péssima ideia para o seu negócio e sua reputação, o que afeta inclusive as vendas futuras? Pois, então não faça parte dessa turma. Planeje-se para realizar uma Black Friday de verdade em sua loja.

Dia do Frete Grátis

Inspirado no Free Shipping Day (data do e-commerce americano), o Dia do Frete Grátis acontece desde 2012 e traz 24 horas de ofertas especiais sem cobrar pelo custo do envio.

O evento é promovido pelo Busca Descontos e acontece na última sexta-feira de abril.

Produtos mais vendidos no Dia do Frete Grátis 2014

Em primeiro lugar, informática − 21% e eletrônicos - 21%

Em terceiro, eletrodomésticos − 10%

Em segundo, aparece vestuário e calçados − 15%

Por fim, casa e decoração − 8%

Brasil Game Day

Para a felicidade dos geeks, o Brasil Game Day promete movimentar o mercado de games no Brasil. A ação reúne as lojas virtuais que atuam nesse nicho e traz grandes ofertas em jogos, consoles e acessórios.

Um dos objetivos da iniciativa é combater a pirataria e atrair consumidores para o mercado legal de jogos. O outro é realmente apresentar preços mais acessíveis. Os descontos chegam a 30%.

A ação, que já teve duas edições, acontece entre os dias 12 e 13 de setembro.

Cyber Monday

Tradição no varejo virtual dos Estados Unidos, a Cyber Monday é uma data exclusiva do e-commerce e tem como objetivo fazer uma espécie de "saldão" da sexta-feira anterior, que é sempre a Black Friday, com ofertas exclusivas online.

Cyber Monday

Em 2014, a Cyber Monday registrou um crescimento de 110% de faturamento e 125% em quantidade de pedidos, em comparação à data em 2013.

Fonte: E-bit

Boxing Day

Saldão de queima de estoque realizado no primeiro dia útil após o Natal, o Boxing Day é uma ação tradicional no Reino Unido, e foi realizado no e-commerce brasileiro, pela primeira vez, em 2011.

Aqui, o Boxing Day se transformou em Boxing Week, uma semana inteira de liquidação, e atrai cada vez mais consumidores que esperam as festas de fim de ano para fazer suas compras com desconto.

Dia do Consumidor Brasil

Como o nome sugere, essa liquidação aconteceu, pela primeira vez, em 2014, no Dia do Consumidor, 13 de março. A proposta é uma liquidação no estilo Black Friday: 24 horas de ofertas em homenagem aos consumidores.

Neste ano, o evento aconteceu no dia 15 de março, três dias após o Dia do Consumidor. Segundo o site do Busca Descontos, organizador do evento, a escolha do dia se deu pelo fato de a quarta-feira sempre ser o melhor dia, em questão de custos operacionais e plantões.

Números do Dia do Consumidor 2015

foi o tíquete médio de vendas
foi o faturamento do e-commerce em apenas um dia (18 de março de 2015)
de crescimento no faturamento, em relação ao mesmo dia da semana anterior

Categorias mais vendidas: "Cosméticos, Perfumaria e Saúde", "Eletrodomésticos", "Telefonia Celulares", "Moda & Acessórios" e "Informática".

Web Fashion Day

Também implementado no calendário do e-commerce em 2014, o evento tem a intenção de movimentar os nichos de beleza e moda no comércio eletrônico durante um dia todo.

A proposta é que as lojas virtuais do segmento promovam ações e descontos especiais para os seus clientes nesse dia.

Segundo os organizadores, o evento incrementa as vendas do setor em 50% ou 10 milhões de reais a mais em comparação com um dia normal. Isso corresponderia a 150 mil pedidos com tíquete médio de 200 reais.

Web Fashion Day

A categoria de moda e acessórios é responsável por 20% do montante diário movimentado pelo comércio eletrônico, que é de 100 milhões de reais.

Atenção aos erros frequentes nas promoções do comércio eletrônico

Maquiar preços

Jamais use dessa prática. Se não puder oferecer descontos reais, não "queime seu filme" e fique de fora das liquidações.

Não abastecer o estoque

Ter as peças esgotadas nos primeiros minutos de venda pode significar a decepção de muitos clientes. Prepare-se para a alta demanda do dia.

Erro na conclusão da compra

Durante a Black Fiday, chovem reclamações de clientes que não conseguiram concluir a operação por falhas técnicas. Reveja seu sistema.

Atrasar as entregas

As compras feitas nesse dia devem ter o mesmo prazo de entrega habitual. Por isso, é preciso que você já se planeje para o alto número de entregas que deverão ser feitas nos próximos dias.

As datas comemorativas exclusivas para o e-ecommerce, como a Black Friday e o Dia do Consumidor Brasil, crescem a cada ano e faturam cada vez mais, superando até mesmo as datas tradicionais.

Os lojistas que souberem se preparar sairão na frente e potencializarão suas vendas. Prepare-se e garanta o sucesso da sua loja virtual em eventos especiais! No próximo capítulo, você vai conferir as melhores maneiras de divulgar suas ações promocionais.

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