Superguia Academia Como planejar uma promoção de sucesso

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7. Como Divulgar uma Promoção

Divulgação da promoção

Chegou a hora de planejar a divulgação da sua promoção e você está um pouco perdido? É natural, afinal, são tantos canais disponíveis que é difícil saber por onde começar.

E-mail marketing , redes sociais, links patrocinados... Quais meios escolher e quais são os melhores? Parece complicado, mas fique tranquilo. Neste capítulo, vamos ajudá-lo a encontrar as principais e mais eficazes formas de divulgar uma campanha promocional de seu e-commerce.

Antes de tudo, é importante saber que cada campanha tem seu público-alvo e um canal mais apropriado para divulgação, com desempenhos diferentes. Em todas as ações promocionais, a primeira etapa é definir esses pontos, além de calcular a frequência ideal de divulgação, o alcance e a segmentação.

Palavra de especialista

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"Algumas formas de publicidade atuam sobre o last click, ou seja, são mais direcionadas à performance em vendas, uma vez que as ofertas se apresentam ao cliente no momento em que estão disponíveis para a compra. Além disso, há também formas de publicidade anteriores ao momento do last click, geralmente mais institucionais e educativas, que preparam o cliente para a promoção."

Rodrigo Maruxo, especialista em marketing digital e comércio eletrônico

Redes sociais

As redes sociais podem ser uma ferramenta incrivelmente poderosa para os pequenos empresários. Não somente são uma ótima forma de interação com os consumidores e divulgação, como também um eficaz canal de marketing de baixo custo, o que as torna um dos focos principais de uma ação promocional.

Redes sociais: Planejamento

Você, provavelmente, já sabe quais as melhores redes sociais para se conectar e interagir com o seu público-alvo. Mas, mais do que saber onde seus clientes estão, cada campanha tem seu segmento e público-alvo específico.

O primeiro passo do planejamento é saber para quem você vai falar e definir em quais redes sociais vai divulgar sua campanha. Facebook , Twitter , Instagram , LinkedIn , Google+ , Pinterest , Tumblr, YouTube ? Depois de decidido, siga os próximos passos:

Definição da linha editorial e linguagem adotada no conteúdo da campanha e na comunicação com os consumidores.
Definição do orçamento da campanha destinada às redes sociais.
Planejamento de ações para relacionamento e parceria com usuários influentes, como blogueiros e formadores de opinião no segmento de mercado em que sua loja atua.
Criação de layouts (como a capa do Facebook) especiais para a campanha promocional.
Amo Promoção

Capa do Facebook da AmoMuito.com durante uma promoção

Redes sociais: durante a promoção

Pelo menos uma semana antes da promoção entrar no ar, você deve começar a divulgá-la nas redes sociais. Anote algumas dicas que vão ajudá-lo nessa etapa:

Ofereça descontos exclusivos

Ofertas exclusivas para as redes sociais vão encorajar seus seguidores a interagir e a acessar a sua loja virtual. Crie códigos de desconto e explique que essas ofertas foram feitas especialmente para as redes sociais. Essa é uma boa forma de mostrar que você se preocupa com eles e oferece descontos especiais que eles não encontrarão em nenhum outro lugar.

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A loja norte-americana Lulu’s usa sua página no Facebook para divulgar descontos relâmpagos. Com um código de desconto exclusivo, o usuário pode aproveitar as ofertas de produtos selecionados pela loja durante três horas.

Economizator

O Pontofrio.com oferece um aplicativo de descontos exclusivamente para seus seguidores no Facebook, o Economizator. O próprio usuário gera o desconto pelo aplicativo: ele envia o código do item desejado e recebe, automaticamente, um link com o desconto – que pode chegar a até 30%.

Atenção ao conteúdo

Usuários de redes sociais adoram dicas e conteúdo de qualidade. Por exemplo, você tem uma loja virtual de moda? Conte o que é tendência na temporada e direcione o cliente aos produtos da promoção.

Nas datas comemorativas, como Dia dos Pais e das Crianças, crie listas com dicas de presentes divertidos para a data. Apresente com leveza as informações interessantes sobre os produtos que estão na promoção ou que a loja oferece. Crie listas com os produtos mais vendidos.

Um bom conteúdo é uma ótima forma de divulgar um produto e promoção sem parecer agressivo. Como resultado a longo prazo, os clientes podem voltar às suas páginas em busca do conteúdo que você compartilha e dividir suas postagens com amigos por meio de redes sociais. Ou seja, você melhora o relacionamento com seus seguidores e, de quebra, conquista novos.

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A página da Mueller Eletrodomésticos no Facebook mescla conteúdo informativo, atraente e curiosidades com ofertas exclusivas do e-commerce da marca. As pautas de conteúdo são direcionadas, principalmente, às mulheres donas de casa.

Facebook Ads

Com um pequeno investimento em dinheiro no Facebook Ads , você garante que boa parte dos seus seguidores no Facebook receba o conteúdo promovido e saiba da promoção antes mesmo de começar. Anúncios pagos vão garantir que a notícia chegue a todos os seus fãs, e não a apenas a 5% ou 10% deles.

Crie expectativa

Conte aos seus seguidores, com a ajuda de imagens, por exemplo, que uma promoção incrível está chegando. Isso gera expectativa e ajuda a tornar a ação viral.

Aposte nas hashtags

Crie hashtags exclusivas para o evento, que ajudam na viralização das campanhas e organizam e facilitam a busca por todas as postagens relacionadas à sua promoção.

Usar hashtags relacionadas à campanha e ao produto divulgado causa um enorme poder de difusão para sua ação. Imagine só: você vende bolos online. Em uma ação promocional de Natal, você pode, por exemplo, usar a hashtag #bolosdenatal (claro, se você trabalhar com bolos). É uma ótima maneira de atrair potenciais clientes de todos os cantos da internet interessados no assunto.

A Angel Bolos é exemplo de negócio que investiu na hashtag #bolosdenatal para divulgar seus produtos no Instagram.

Saraiva divulga ação promocional no Twitter com hashtag exclusiva do evento #SaraivaDay.

Saraiva Day

Links patrocinados

Os links patrocinados são uma forma ágil e eficaz de promover sua campanha. O segredo para ter sucesso com esse tipo de publicidade é não deixar para anunciar apenas durante o período promocional. Em datas comemorativas, por exemplo, o custo por clique (CPC) costuma estar inflacionado e a concorrência é muito forte.

Essa modalidade precisa de um período de médio a longo para se tornar relevante e estável. Por isso, comece a anunciar em links patrocinados cerca de duas semanas antes do início da promoção, dedicando uma verba maior a anúncios mais precisos e direcionados, como o Facebook Ads, esse sim, ideal para ações de tiro curto.

Landing page

Você tem uma campanha com ofertas incríveis e já planejou como divulgá-la nas redes sociais e nos links patrocinados. Mas isso é o suficiente para atrair leads qualificados? Uma campanha bem-sucedida depende de vários fatores. Durante uma promoção, é importante que ela tenha uma landing page exclusiva. As landing pages são feitas para direcionar o cliente e levá-lo exatamente aonde queremos que ele vá, aumentando a chance de conversão.

Afinal, divulgar a oferta, chamar a atenção do usuário e levá-lo a uma parte muito genérica do site não faz muito sentido, certo? Isso acaba gerando dispersão e, consequentemente, baixa conversão.

Amo Muito Logo

Loja Amo Muito aposta em landing pages para afunilar vendas promocionais

Amo Muito Logo

Loja Amo Muito aposta em landing pages para afunilar vendas promocionais

Amo Muito Folia

A loja online Amomuito.com aposta no uso das landing pages temáticas em datas sazonais, como o Carnaval e o Dia das Mulheres, e também em campanhas especiais, como uma página para as noivas lançada no mês de maio e outras que mostram tendências de moda, como o uso de pérolas.

A loja aposta em landing pages atraentes e organizadas, alinhando o conteúdo oferecido na página com a chamada de divulgação – nada de frustrar a expectativa do visitante!

"O legal da landing page é que você pode direcionar seu cliente para buscar o produto em um só lugar. Com milhares de produtos, ele perde o foco, e pode acabar desistindo da compra", conta Aline Aguiar, coordenadora de Mídia Online da AmoMuito.com.

Ainda segundo Aline, o investimento feito nas landing pages do e-commerce é baixíssimo, já que a página é feita pela própria equipe, por meio de uma ferramenta de criação. A coordenadora diz que os resultados sempre são extremamente positivos e que todas as etapas – curadoria dos produtos, criação da landing e divulgação – são feitas pela própria equipe.

A divulgação da página é feita nas redes sociais da marca, no blog, sempre relacionando com o conteúdo, e por meio de news específicas e banners no website.

E-mail marketing

Trabalhar a sua base de leads para impulsionar a divulgação da promoção é um dos principais fatores para o sucesso. Pelo menos uma semana antes do início da campanha, comece a divulgá-la para a sua lista de e-mails com mais intensidade. É importante segmentar os disparos para atingir somente quem pode se interessar pela ação. Se você tem uma loja de roupas masculinas e femininas, por exemplo, faz sentido enviar para homens uma campanha promocional de biquínis?

Crie grupos segmentados com base nos dados dos seus leads e garanta que ninguém receba o que não quer, aumentando a eficácia da sua campanha.

E-mails personalizados podem agradar a seus clientes. Dê uma olhada nos últimos itens que cada um adquiriu em sua última compra e indique quais produtos similares estarão na promoção.

Benefit pré venda

A Sephora, maior rede de cosméticos do mundo, iniciou a divulgação do lançamento exclusivo de uma máscara de cílios alguns dias antes da data oficial. Um dia antes do lançamento, enviou para a sua base de clientes um e-mail marketing com o título "AMANHÃ: pré-venda EXCLUSIVA de BENEFIT!". O título do e-mail é atrativo e gera curiosidade, induzindo o usuário a abri-lo.

Dentro do e-mail, uma imagem anunciava o maior lançamento do ano – com estoque limitado! − e uma call to action direcionava o visitante a uma landing page exclusiva da máscara, com vídeos e imagens explicativas sobre o produto, opiniões de clientes e blogueiras de beleza famosas e, claro, a página de compra do produto. O resultado foi certeiro: em menos de dois dias, a máscara já estava entre os produtos mais vendidos da loja.

Indique um amigo

Campanhas do tipo “indique um amigo” são boas estratégias para os períodos promocionais: você recompensa sua base de leads ao mesmo tempo que atinge novos clientes potenciais. Quer algumas ideias?

Ofereça descontos progressivos por indicação a amigos durante os períodos promocionais (quanto mais amigos o cliente indicar, mais desconto ganha!).
Dê um cupom de desconto quando o amigo indicado comprar pela primeira vez no site (deve ser no período da promoção!).
Ofereça um brinde a cada primeira ação desejada (compra, cadastro etc.) que um amigo indicado realizar.
Promo amigo

O pet shop Au-Au Mania promoveu uma campanha do tipo "indique um amigo" em seu website. O regulamento é simples: o consumidor indica um amigo para utilizar um dos serviços de estética, veterinária, hotel ou efetuar cadastro na página do pet shop.

A cada indicação efetivada, o cliente ganha um banho simples para o seu animalzinho. Não há limites no número de indicações: o consumidor pode indicar quantos amigos quiser.

E mais: quem indicar o maior número de amigos no período da promoção ganha uma máquina fotográfica aquática. A promoção durou dois meses e atraiu centenas de novos consumidores.

Parcerias

Parcerias com personalidades e usuários influentes, como blogueiros e formadores de opinião no segmento de mercado em que sua loja está inserida, é uma forma de divulgação cada vez mais bem-vista e vantajosa para os varejistas online. Muitos blogueiros são considerados celebridades virtuais e influenciam milhares de consumidores! Escolha uma forma de parceria para divulgar sua promoção:

Publieditorial

O blogueiro divulga a promoção ou determinados produtos de sua loja dentro de um post pago, que pode ser no blog ou nas redes sociais. É uma boa forma de atingir seu público-alvo, já que o post está dentro de um espaço com conteúdo específico e com milhares de leitores que confiam na opinião do blogueiro. Esse tipo de parceria deve sempre ser sinalizada como publicidade paga.

Banner

É uma forma de divulgação em um espaço delimitado dentro do blog ou site do parceiro. O anunciante pode pagar pelo espaço (quanto maior ou com mais destaque, mais alto o valor), por custo por clique ou custo por aquisição (ou seja, quando há uma conversão).

Mídia tradicional

A mídia convencional de massa, ainda que apropriada quando se tem um grande orçamento, é cara e impessoal para os pequenos empresários. Os anúncios não podem ser direcionados e são exibidos para todos os tipos de público. Ou seja, não é possível segmentar e qualificar o resultado desse investimento. Prefira investir essa parte do orçamento em ferramentas online, que, com um bom planejamento, vai gerar um retorno sobre investimento muito maior.

Calendário promocional

Com o orçamento estimado para a campanha pronto, é hora de fazer um calendário para a divulgação da promoção. O calendário vai organizar sua campanha promocional e sua divulgação de maneira efetiva. Assim, você poderá planejar as ações de marketing e propaganda antes e durante toda a promoção e o que será feito em cada etapa.

Antes do início da promoção:

Mídias de Conteúdo (educação e preparo dos clientes para a promoção)

Redes Sociais, Mídia Convencional (se couber no orçamento), Parceiros

Próximo e durante a promoção:

Mídias de Performance (apresentação da oferta no momento da compra)

Facebook Ads, Links Patrocinados e E-mail Marketing

Atenção aos erros frequentes na divulgação de uma promoção

Não escolher os canais certos

Existem diversas maneiras de divulgar uma promoção. A melhor delas? Depende do seu público, da sua ação e de sua verba. Por isso, analise esses três fatores, antes de fazer sua escolha.

Falta de criatividade e conteúdo interessante

Usar textos bacanas e boas sacadas aumentam as chances de sua divulgação se propagar e atrair a atenção de mais pessoas.

Não segmentar o e-mail marketing

Ter uma boa base de e-mails não é suficiente. É preciso dividi-los por diferentes categorias como sexo, idade, interesses. Assim, as chances de o remetente se interessar pela mensagem são maiores.

Ausência de calls to action

"Compre já", "Saiba mais", "Ligue agora". Seja qual for a chamada, ela deve existir em suas campanhas, incentivando o cliente a concluir a ação.

Sem divulgação não há sucesso em uma promoção. Após esses esforços, é hora de descobrir os resultados. No próximo capítulo, você irá saber todas as métricas essenciais para fazer essa análise. Fique de olho!

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