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Marketing Digital | Análise e Métricas

Avaliando as ações

Acompanhar o desempenho das campanhas desenvolvidas é fundamental para o sucesso das ações de marketing digital. Afinal, a análise de performance e métricas é o que mostrará, com clareza, os resultados obtidos e se a campanha atingiu ou não os objetivos estabelecidos.

No universo digital, as métricas são abundantes e, em sua maioria, fáceis de mensurar. Isso contribui para a capacidade de gerar relatórios e análises bastante completos, que podem colaborar muito com a otimização das ações e, consequentemente, com o crescimento da empresa.

Neste capítulo, você conhecerá ferramentas de análise, entenderá as métricas e aprenderá a lidar com a análise de resultados.

Conferindo a presença digital

Você se dedicou a colocar a sua marca na internet: além de website, a empresa trabalhou o posicionamento nos buscadores, faz comunicações por e-mail, inseriu-se nas redes sociais e tem um blog com publicações frequentes. Agora é preciso verificar se a sua presença está sendo devidamente notada.

A análise da presença digital pode começar pela percepção de como as estratégias estão repercutindo, antes mesmo de começar o diagnóstico das métricas.

  • • Como está a navegação no site? Navegue em seu próprio site, abrindo-o em diferentes navegadores e dispositivos. Clique nos links e confira páginas diferentes. Preste atenção no carregamento das imagens, reflita se o visual é agradável, verifique se as informações estão bem dispostas e se é fácil localizar conteúdos.
  • • Como o site está se posicionando nos buscadores? Se um dos investimentos foi em técnicas de SEO, é fundamental conferir onde é que o site está aparecendo nos resultados das buscas orgânicas. Google-se, faça testes de como está o posicionamento das palavras-chave que deseja cobrir e veja que outros resultados aparecem antes do seu site.
  • • Como a audiência se comporta nas páginas? Supervisione se o blog recebe comentários, confirme se os posts no Facebook estão sendo curtidos ou compartilhados, verifique se os tweets recebem respostas. É importante perceber se os conteúdos estão gerando algum engajamento ou se a audiência acompanha as publicações de forma passiva; isso vai ajudar a construir diretrizes para as postagens futuras.

Comentários espontâneos

O tão famoso boca a boca não morreu nos tempos virtuais. Pelo contrário: a internet potencializou o alcance dos comentários sobre determinada empresa ou produto. As redes sociais já se tornaram grandes plataformas de reclamação ou elogios acerca de serviços, e isso importa – e muito! – para o marketing digital do seu negócio.

Comentários feitos por usuários podem acabar trazendo pessoas novas para a página da empresa. Reclamações podem mostrar o que precisa ser melhorado. Ainda que os comentários não sejam feitos diretamente nos canais de contato da empresa, é possível rastrear resultados em buscas e encontrar quem está falando de você.

Não deixe de acompanhar essa divulgação espontânea para entender como os usuários estão percebendo a atuação da marca e fique preparado para encontrar possíveis problemas pontuais para melhorar o que não está funcionando tão bem – e que nem sempre é evidente ou simples de perceber para quem está "do lado de dentro".

Automação de marketing

Automação de marketing é o termo que define uma série de técnicas e práticas usadas para automatizar atividades de marketing. Por meio da automação de marketing é possível ganhar tempo, aumentar a produtividade e potencializar resultados.

Diferentemente da impressão inicial, essa automatização não funciona como um "robô". É possível segmentar e personalizar as ações, transformando a comunicação automatizada em algo próximo de quem a recebe.

Os processos de automação podem ajudar a atrair pessoas interessadas na marca, captar novos leads e gerar conversões. Entre as estratégias passíveis de automatização, o e-mail marketing é a mais popular; mas também é possível aplicar o conceito de outras formas, por exemplo, em mídias sociais.

Ferramentas de automação de marketing e análise de tráfego

Na hora de partir para análises mais apuradas das estratégias de marketing digital, muitas ferramentas estão disponíveis para mostrar os dados e ajudar a percorrer o caminho da implementação de melhorias e da automação de marketing.

A variedade de opções é ampla; é possível escolher aquela que mais tem a ver com a proposta da empresa e os objetivos traçados.

  • • Quick Sprout. A Quick Sprout é uma ótima opção para checar não só o desempenho do seu site, mas também o dos seus concorrentes – há uma função que permite que outros sites sejam adicionados, e a própria ferramenta faz as comparações dos dados. A ferramenta gera um relatório bastante detalhado com dados de SEO, redes sociais, palavras-chave e navegação. Além disso, inclui sugestões de como é possível melhorar a performance do site. O relatório é gerado rapidamente e de forma gratuita, basta inserir a URL do site a ser analisado no campo indicado na página inicial.
  • Automação de Marketing | Painel Quick Sprout
  • • HubSpot. A HubSpot oferece um software que ajuda a verificar e analisar vários aspectos do marketing digital de uma empresa – blog, SEO, landing pages, mídias sociais, e-mail, etc.
  • É uma ótima alternativa para tornar técnicas de Inbound Marketing mais eficientes. Além disso, a ferramenta contribui oferecendo modos de facilitar o relacionamento com os clientes.
  • O software é pago e há três tipos de planos disponíveis. Os valores começam em 200 dólares mensais. É possível testar a ferramenta gratuitamente por um período de 30 dias.
  • Automação de Marketing | Painel HubSpot
  • • Resultados Digitais. O Resultados Digitais, assim como a HubSpot, oferece um software completo cuja função é contribuir para a melhoria dos resultados de marketing digital da empresa, o RD Station. A ferramenta engloba a geração de leads, e-mail marketing, SEO, mídias sociais, automação de marketing e landing pages.
  • O RD Station é pago e os planos podem ser montados conforme a necessidade de cada cliente, com valor inicial de 249 reais ao mês. Há a possibilidade de testar a ferramenta sem custos por um período de sete dias.
  • Automação de Marketing | Painel RD Station
  • • Marketo. A Marketo oferece uma ferramenta paga que abarca várias soluções em automação de marketing, incluindo e-mail, SEO, suporte ao Google Adwords e landing pages. O diferencial é que esta é uma alternativa especialmente pensada para empresas B2B.
  • São três opções predefinidas de planos. Os preços começam em 895 dólares ao mês. A Marketo também oferece a oportunidade de solicitar um teste gratuito.
  • Automação de Marketing | Painel Marketo
  • • Mautic. Mautic é uma plataforma open source que oferece uma série de ferramentas de automação. Por meio da plataforma é possível fazer o gerenciamento dos leads, enviar e cuidar de campanhas de e-mail marketing, monitorar mídias sociais e landing pages.
  • O acesso à plataforma é gratuito e promete ser de simples configuração e fácil integração com outras soluções e plataformas, além de ser customizável. O download pode ser feito na página da Mautic.
  • Automação de Marketing | Painel Mautic
Gráfico Web Analytics | Google Analytics

Ferramenta Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para acompanhar métricas e observar o desempenho do seu site. Com relatórios detalhados e uma interface simples de utilizar, o Analytics ainda tem o bônus de ser gratuito.

Para fazer o cadastro no Google Analytics basta ter uma conta no Google. Depois, é preciso configurar o seu site para que a ferramenta possa receber os dados de acesso. Para isso, você digita o endereço do site no painel e insere o código de acompanhamento gerado no código do seu site.

  • Ferramenta Google Analitycs | Painel ID de Acompanhamento
  • Na página principal de relatórios, o Analytics mostra o número de visitas ao seu site. Os gráficos apresentam esses números por dia e por porcentagem de visitantes novos ou que já tinham entrado no site outras vezes. Vale lembrar que a contagem só começa a partir do momento em que o código de acompanhamento é aplicado; dados antigos não são recuperados.
  • Ferramenta Google Analitycs | Painel de Acessos
  • Além do número de visitas, o Analytics oferece uma série de métricas que proporcionam um entendimento mais amplo de que público está sendo atingido pelo site.
  • • Informações demográficas: quem são os visitantes? No painel, é possível conferir o número de visitantes por idade, sexo, idioma e localização. Com essas informações, você pode delinear o perfil do público e, cada vez mais, trabalhar o conteúdo para ele. Se o público atingido não é quem gostaria de atingir, também é uma oportunidade para repensar as estratégias.
  • Ferramenta Google Analitycs | Painel de Acessos Geograficos
  • • Comportamento: como os visitantes usam o site? Nesse aspecto, a ferramenta dispõe de métricas que representam o tempo médio gasto no site, o navegador, o sistema operacional e a resolução de tela utilizada para o acesso (em desktop e mobile). Esses valores são boas pistas para avaliar o desempenho e apostar em melhorias no design e na usabilidade da página.
  • Ferramenta Google Analitycs | Painel de Acessos por Browsers
  • • Desempenho: como o conteúdo está sendo visto? Para esta análise, você encontra o número de visualizações por página, quais são as páginas de destino e de saída mais comuns, o tempo dedicado a cada uma. Essas métricas podem ajudar na otimização de conteúdo, uma vez que você entende quais são os assuntos que mais despertam o interesse do público e atraem mais visitas.
  • • Aquisição: de onde os visitantes vêm? Neste item, as métricas mostram como os visitantes chegaram ao seu site, se diretamente ou se redirecionados por outros links. É possível ver de quais sites as visitas vieram, além de ter uma integração com o Google Adwords, o que permite a consulta de hora dos cliques, palavras-chave e desempenho de campanhas no geral. Esses valores ajudam a compreender se as técnicas de SEO estão sendo bem-sucedidas, como andam as campanhas de links patrocinados e que outros sites têm falado de você, apontando, inclusive, possíveis parcerias.
  • • Conversões: as metas estão sendo atingidas? O Analytics permite que você cadastre metas para o site e depois disponibilize métricas de avaliação dessas metas. Por exemplo, você pode cadastrar como meta o registro de pessoas no site ou o compartilhamento do conteúdo em redes sociais. A partir das metas cadastradas, a ferramenta exibe a sua taxa de conversão para cada meta – inclusive com ganhos monetários, caso você opte por alinhar a meta a um valor em dinheiro.

Os pontos principais na hora de definir suas métricas

Não basta conhecer as ferramentas, é necessário saber que métricas devem ser conferidas e acompanhadas de perto. As métricas servirão de guia para saber se o objetivo foi atingido ou não. Como escolher corretamente as métricas é uma das coisas mais importantes, é bom garantir sempre que elas:

  • • Possuem relevância direta e impacto no objetivo;
  • • São facilmente mensuráveis;
  • • São de fácil compreensão;
  • • São capazes de levar à ação positiva – ou seja, que após analisados os dados, você seja capaz de tomar atitudes para melhorar a estratégia em relação ao objetivo.

Frequência de acompanhamento

Por fim, é preciso definir uma frequência de avaliação do desempenho de cada campanha. Para isso, é preciso entender que plataformas diferentes podem requerer prazos diferentes para começar a mostrar resultados expressivos.

Ainda assim, acompanhar a performance diariamente é uma boa tática para estar sempre inteirado da situação e não ser pego de surpresa em avaliações futuras. Procure trabalhar com relatórios e vá comparando resultados entre períodos.

Especialistas em Marketing Digital

Paulinha Tadeu | Diretora da Made 4u
"O ideal é que esse acompanhamento aconteça em tempo real. Entretanto, para tomar algumas decisões, é preciso um tempo para gerar dados."

Paulinha Tadeu | Diretora da Made 4u

Mariana Cantarelli | head of digital da Agência Tudo
"Os objetivos de longo prazo podem ser avaliados com intervalos de tempo mais extensos; enquanto iniciativas que precisam de resultado rápido podem ser acompanhadas diariamente, de hora em hora, ou mesmo em tempo real."

Mariana Cantarelli | head of digital da Agência Tudo

Gustavo Hana | CEO e sócio da GhFly
"As campanhas maiores requerem acompanhamento mais frequente, diário ou até de hora em hora. Em geral, o acompanhamento semanal funciona bem com qualquer tipo de campanha e é a frequência mais adequada."

Gustavo Hana | CEO e sócio da GhFly

Este guia procurou mostrar a importância do marketing digital e como ele pode ajudar no crescimento e no sucesso da sua empresa. Além disso, agora você já tem noções gerais de como começar a investir em estratégias – desde as ferramentas disponíveis até os profissionais que podem colaborar nesse aspecto.

Lembre-se que, embora pareçam instantâneos, os resultados de estratégias digitais não surgem de uma hora para outra: bons resultados só aparecem depois de investimento, dedicação e tempo.

Por isso, o quanto antes você começar, melhor para o seu negócio. Comece a listar seus objetivos e mãos à obra!

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