Superguia Academia UOL HOST Tudo sobre Marketing Digital de resultados para micro e pequenas empresas

Marketing Digital | Canais de Divulgação

Por dentro de todos os canais de marketing online

Antes de começar a planejar e a desenvolver qualquer ação de marketing digital é fundamental conhecer as ferramentas e os canais disponíveis. Saber quais são as possibilidades é fundamental na hora de construir estratégias e pensar no conteúdo a ser produzido.

Marketing | Mídia Paga

As formas de mídia paga, como o nome já sugere, são aquelas em que se paga pela exposição da marca. Assim como na publicidade tradicional, o cliente compra um espaço de divulgação – com a vantagem de que, no universo digital, os espaços são mais acessíveis e englobam mais facilmente empresas pequenas e médias.

Além disso, este tipo de anúncio não exige produção contínua de conteúdo e pode ser um bom primeiro investimento para aumentar a visibilidade da empresa na internet.

Mas para que seu investimento valha a pena, é necessário ficar atento ao melhor formato para atingir seu público-alvo. Entre os tipos de mídia paga estão:

• Marketing online | Banners

Banners são peças de anúncios visuais inseridos em um site; e são, também, uma das mais populares formas de mídia paga. Esta é uma boa opção para divulgar ações promocionais e produtos específicos quando usada dentro do seu site, além de também poder ser usada para promover sua marca em sites que já atingem o público que você deseja atingir.

  • 1. CPM (custo por mil): neste modelo você paga por número de visualizações do banner em pacotes de mil. Ou seja, pagando um pacote, seu anúncio poderá ser visualizado no site mil vezes, independentemente do número de cliques.
  • 2. CPC (custo por clique): neste sistema paga-se o número de cliques no banner. Comprando um pacote de mil cliques, por exemplo, seu anúncio aparecerá no site até que contabilize este total.
  • 3. Por tempo: desta forma você compra o espaço para que seu banner apareça no site por um tempo preestabelecido (uma semana, uma quinzena, um mês etc.), independentemente do número de visualizações ou cliques.

• Marketing online | Links patrocinados

Os links patrocinados são os resultados pagos que aparecem nas páginas de busca. Quando alguém digita uma palavra no Google, por exemplo, os resultados que são mostrados no topo e à direita destacados são os pagos.

Resumidamente, funciona assim: você escolhe as palavras-chave às quais quer vincular sua publicidade. Depois, cria os anúncios que serão exibidos. Cada vez que alguém faz uma busca e clica no anúncio, chegando até o seu site, um valor é descontado da verba da campanha.

Vamos supor que você definiu que quer gastar 10 reais por dia e quer que sua loja apareça sempre que alguém faça uma busca por "sapatos femininos". Vamos imaginar que o custo por clique desta palavra-chave, naquele dia, é 50 centavos. Toda vez que alguém buscar por sapatos femininos e clicar no seu anúncio, serão descontados 50 centavos da sua verba de 10 reais. Após 20 cliques, seu anúncio deixará de ser exibido.

O processo de leilão é um pouco complexo, por isso, nem sempre o seu resultado irá aparecer quando a palavra-chave for digitada. Tudo vai depender dos valores que cada anunciante disponibiliza para os cliques. Por isso, é aconselhável contar com a ajuda de especialistas para realizar campanhas mais eficazes.

O UOL HOST conta com uma equipe certificada pelo Google para criar e gerenciar suas campanhas, otimizando os resultados.
Conheça e contrate!

Especialistas em Marketing Digital

Gustavo Hana | CEO e sócio da agência GhFly
"O mais indicado é iniciar com ferramentas flexíveis, que não exijam investimento mínimo ou contratos de longo prazo. Estratégias como Google AdWords e Facebook Ads são as preferidas pelas empresas iniciantes."

Gustavo Hana, CEO e sócio da agência GhFly.

Fique por dentro: Google AdWords

O Google AdWords é o sistema de links patrocinados do Google, o maior e mais usado buscador da web. Segundo a Wishpond, mais de 1,2 milhão de empresas já anunciam no Google. No próximo capítulo, você vai saber tudo sobre essa ferramenta.

5 vantagens do Google AdWords

  • 1. É fácil de usar. Você pode começar e interromper uma campanha a qualquer momento, sem ter de se preocupar com prazos longos ou possíveis multas.
  • 2. A segmentação de público é detalhada. No momento do cadastro, além de criar seu anúncio e escolher as palavras-chave, também é definido o orçamento diário a ser investido na campanha.
  • 3. O orçamento é flexível e simples de ajustar. O AdWords oferece um sistema de segmentação geográfico para o seu anúncio, fazendo com que o link chegue mais facilmente ao perfil de público que realmente interessa.
  • 4. Oferece plataforma de acompanhamento. As ferramentas de acompanhamento permitem conferir o número de cliques e visualizações do anúncio a qualquer momento.
  • 5. Tem recurso visual. Você definiu palavras-chave e segmentou o público, mas não está satisfeito com os resultados? É possível alterar suas preferências para otimizar o desempenho.
Links Patrocinados | Google AdWords
Ao pesquisar a palavra-chave, os anúncios aparecem antes dos demais resultados.

Fique por dentro: Facebook Ads

O Facebook Ads é uma forma de veicular anúncios dentro do Facebook. Segundo estatísticas da própria empresa, mais de 900 milhões de usuários visitam o site diariamente, o que abre boas oportunidades de aumentar a visibilidade da sua marca.

5 vantagens do Facebook Ads

  • 1. É fácil de usar. Para anunciar, o único requisito é ter uma página no Facebook e o próprio site te guia nos passos da criação da campanha.
  • 2. A segmentação de público é detalhada. Para atingir, realmente, quem interessa, é possível segmentar o público por localização geográfica, gênero, idade, interesses e comportamento.
  • 3. O orçamento é flexível e simples de ajustar. A ferramenta possibilita que você selecione uma quantidade para investir por dia ou pelo tempo total da campanha. Dessa forma, você escolhe quanto vai pagar e seu anúncio é veiculado de acordo com o investimento estabelecido.
  • 4. Oferece plataforma de acompanhamento. O Facebook Ads mensura a performance do seu anúncio e exibe o número de visualizações e de cliques recebidos.
  • 5. Tem recurso visual. Diferentemente dos links patrocinados, nesta estratégia você pode atrelar uma imagem ao anúncio, ampliando as chances de chamar a atenção do público.
Links patrocinados | Facebook Ads
Fonte: O Facebook Ads oferece botões que facilitam que o usuário siga a sua página e compartilhe a campanha.

• Publieditorial

Publieditorial é o post pago, ou seja, acontece quando a empresa paga para que sua marca apareça em um post de um blog.

Os valores variam muito conforme cada blog. Antes de escolher, é preciso avaliar dados como o número de visitantes que o blog recebe e qual é o perfil desse público, além de conferir se o estilo de publieditorial do autor tem a ver com a forma pela qual você quer que a marca seja divulgada.

É comum que os leitores de um blog valorizem e levem em conta a opinião do blogueiro, fazendo desta uma boa estratégia para divulgar um novo produto ou ideia, tornar a empresa conhecida e humanizar a marca, uma vez que o público tende a estar mais receptivo ao discurso de alguém já "conhecido".

Blogs de beleza costumam utilizar esse método

O 2Beauty é um blog de beleza atualizado por Marina Smith e que está no ar desde 2007. Os posts trazem resenhas de produtos, tutoriais de maquiagem e outras dicas geralmente associadas ao universo de beleza e cosméticos.

As marcas que aparecem nos publieditoriais podem atingir um público que estará mais aberto a saber sobre ela, uma vez que quem fala é uma blogueira já reconhecida como autoridade no assunto por seus leitores.

2Beauty | Blog de Beleza e Estética

• Blog

Os blogs nasceram como páginas que funcionavam como diários virtuais, mas hoje essa ideia já se transformou – e muito. Usados como plataforma para tratar de assuntos específicos, ideias e estilos de vida, existem blogs especializados em segmentos determinados com grande alcance de audiência.

Para as empresas, este é um canal que ajuda a aproximar a marca do cliente. É um espaço para oferecer conteúdo relevante e aprofundado ao público, extrapolando a simples ideia de servir como anúncio.

O blog corporativo pode surgir sem investimento inicial: dentro do próprio site da empresa é possível instalar gratuitamente uma ferramenta de blogging, como o WordPress, e iniciar as postagens. A maior exigência do blog é a dedicação na criação de conteúdo de qualidade e uma boa frequência de alimentação da página.

O blog Chico Rei, e-commerce de camisetas, veicula tanto ações promocionais da marca quanto outros conteúdos de interesse do público-alvo. Voltado para um público jovem que consome cultura pop, o blog aborda assuntos como séries de TV, cinema, literatura, música e fotografia.

Blog da Chico Rei
Merketing Virtual nas Redes Sociais

Marketing Virtual | Mídias Sociais

As mídias sociais são excelentes maneiras de marcar presença na internet e construir um relacionamento de proximidade com o público. A princípio, ter uma página ou perfil corporativo em uma mídia social não exige investimento: o cadastro nos principais sites é gratuito.

Com o cadastro pronto, a prioridade passa a ser a produção de conteúdo. O ideal é que o conteúdo veiculado nessas mídias sociais não se limite a anúncios de produtos, mas que também traga assuntos relevantes que possam gerar o engajamento dos seguidores e outros usuários da rede.

Além do cuidado com o conteúdo, é preciso certificar-se de que a frequência com que a mídia social será alimentada é suficiente – o desafio é encontrar um equilíbrio e manter atualizações constantes, mas não excessivas. A escolha da mídia também é importante. A empresa deve estar posicionada onde está o seu público.

Embora novas mídias sociais apareçam constantemente e outras sejam esquecidas e abandonadas pelos usuários, as mais consolidadas atualmente são:

• Rede Social | Facebook

Lançado em 2004, o Facebook é, hoje, a mais popular entre as redes sociais. Segundo a empresa, o número de usuários já ultrapassa a marca de 1,4 bilhão. Sendo assim, marcar presença na rede é uma grande chance de conectar-se com o público e conquistar novos clientes.

Criar uma página é a maneira mais profissional de posicionar sua marca no Facebook, e, para isso, basta ter um perfil cadastrado no site – ambas as atividades gratuitas.

As publicações podem incluir, junto ao texto, fotos ou vídeos; e os usuários podem interagir com elas comentando, curtindo ou compartilhando. O Facebook também oferece o Insights, uma ferramenta de acompanhamento que mostra o alcance dos seus posts e permite que a performance da página seja analisada.

Há, ainda, a possibilidade de impulsionar o alcance de publicações e da página por meio de alternativas pagas de implementação.

Conteúdo aliado à divulgação de produtos

A página da Quem Disse Berenice?, marca de cosméticos e acessórios, faz atualizações diárias que incluem tanto a divulgação de ações promocionais das lojas quanto conteúdo relevante para o público – como dicas de maquiagem.

Fanpage Facebook | Quem Disse Berenice?

• Rede Social | Twitter

O Twitter é uma rede social de microblogging, lançada em 2006, que permite a postagem de textos de até 140 caracteres, os chamados tweets. Segundo dados da empresa, o número de usuários ativos mensalmente é de 316 milhões, e o número de tweets enviados por dia chega a cerca de 500 milhões.

A rede permite uma comunicação rápida e a construção de um relacionamento próximo com o público de seguidores da marca. A criação de perfil é gratuita, e você fica conhecido na rede pelo nome de usuário escolhido.

Em razão do limite de caracteres, o conteúdo das publicações precisa ser conciso, podendo conter links e anexar imagens. Por meio do botão de retweet os usuários podem compartilhar publicações ou interagir mandando mensagens, mencionando o nome de usuário.

Linguagem descontraída

A Enjoei é uma plataforma de e-commerce que permite que seus usuários vendam roupas, acessórios e objetos novos ou usados. O perfil da empresa no Twitter adota a comunicação descontraída da marca, divulgando promoções, novas lojas no site e também cria diálogo com o público.

Twitter E-commerce Enjoei

• Rede Social | Instagram

O Instagram é uma rede social que tem como foco conteúdos visuais: fotos ou pequenos vídeos. Lançado em 2010, o Instagram ainda é uma mídia recente, mas que já alcança um grande número de pessoas: as estatísticas da empresa apontam que 300 milhões de usuários ficam ativos mensalmente e a média de fotos postadas por dia é de 70 milhões.

Assim como no Facebook e no Twitter, criar um perfil no Instagram é gratuito. A produção do conteúdo é prioritariamente visual, complementando as publicações com textos e links nas legendas.

Esta é uma ótima mídia para humanizar a sua marca. Além de veicular imagens de produtos e peças de divulgação de propagandas, um perfil corporativo no Instagram pode ainda republicar fotos dos clientes usando os produtos e publicar imagens do dia a dia do trabalho na empresa.

Imagens para instigar a compra do produto

O Aiqfome é um site que reúne restaurantes, possibilitando o pedido via internet para entrega em casa. O perfil da marca no Instagram veicula fotos das comidas dos restaurantes franqueados, anúncios de promoções e imagens do cotidiano de trabalho na empresa.

Site de Restaurantes Aiqfome

E-mail marketing

E-mail marketing é a comunicação direta da empresa com o cliente por meio de correio eletrônico. Esta é uma estratégia básica de comunicação, uma vez que, ainda que o seu público não esteja presente em uma mídia social, ele provavelmente tem um endereço de e-mail.

As mensagens podem incluir texto, imagens e links, e são altamente personalizáveis e adaptáveis para melhor atingir o público. Público este que, aliás, optou por receber as mensagens da empresa – a base de contatos do e-mail marketing é formada por endereços que se cadastraram nela, e a opção de cancelamento de assinatura está disponível a qualquer instante.

O e-mail marketing pode ser usado para a divulgação de ações promocionais, apresentação de novos produtos, canal de repasse de novidades e informações e compartilhamento de conteúdo relevante para o público.

É uma mídia bastante acessível: existem ferramentas de disparo gratuitas, e mesmo as pagas não exigem um investimento elevado. Além disso, é disponibilizado um bom número de métricas para acompanhar a performance das mensagens, como taxa de abertura, de conversão, de cliques e de rejeição, por exemplo.

E-mails personalizados

A Editora Unesp utiliza o e-mail marketing para promover lançamentos de livros, repassar notícias, divulgar promoções e anunciar cursos. No momento do cadastro, o interessado nos e-mails pode escolher o tipo de mensagem que deseja receber.

Universidade do Livro

Landing pages | Potencialize suas campanhas de marketing

Landing pages são páginas de destino; ou seja, a página à qual o navegante chega quando clica em um link. Embora elas não sejam um tipo de mídia, as landing pages são complementares à grande maioria de ações de marketing digital, sendo as responsáveis por levar o usuário diretamente ao que ele quer ver.

Assim, a preparação de uma landing page deve estar aliada à estratégia de marketing digital. Se o banner, o link patrocinado, o e-mail marketing ou a peça no Facebook divulgam uma promoção específica, por exemplo, é necessário que o usuário seja levado diretamente a ela quando clicar no anúncio. Isso evita que o usuário não encontre o que deseja dentro do site e aumenta as chances de conversão.

Loja Virtual Dafiti
O anúncio da Dafiti no Facebook leva diretamente à página com os produtos em promoção.

Estratégias de Otimização de Sites

Além das mídias disponíveis para marcar a presença da sua marca na internet, é possível melhorar a performance das ações e ampliar a visibilidade da empresa adotando estratégias de otimização.

• OTIMIZAÇÃO SEO
O que significa SEO?

Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).

Qual o objetivo?

Melhorar o posicionamento em resultados orgânicos nos mecanismos de busca.

Como aplicar?

Diferentemente dos links patrocinados, essa é uma estratégia não paga que se baseia na otimização da página. O SEO consiste em uma série de técnicas que são implementadas no site e que o tornam mais atrativo aos mecanismos de busca. Entre as técnicas estão: trabalhar bem a palavra-chave no texto, colocar destaques em negrito e criar títulos que incluam termos importantes em questão de relevância.

• CRO
O que significa?

Conversion Rate Optimization (Otimização de conversão).

Qual o objetivo?

Otimizar as taxas de conversão da página.

Como aplicar?

O CRO é uma estratégia que busca criar uma experiência positiva de navegação para o usuário, aumentando as chances de transformar a visita em conversão. Para aplicar a estratégia, deve-se pensar em itens como conteúdo de qualidade, oferta de materiais gratuitos (o download de e-books, por exemplo), usabilidade do site, design agradável e responsivo; enfim, tudo o que pode melhorar a experiência do visitante com a sua marca.

O que é?
Para que serve?
Como faz?
Blog
Página que reúne publicações.
Publicar conteúdo relevante e aprofundado.
Por meio de uma plataforma de blogging, como o WordPress.
Banner
Anúncio visual dentro de um site ou portal.
Divulgar a marca eações promocionais.
Os espaços são comprados nos sites em que se pretende anunciar. Paga-se por exibição, tempo ou cliques.
Link patrocinado
Posicionar-se com destaque em ferramentas de busca.
Serve para vender!
Paga-se por clique no seu link; o orçamento é flexível.
Publieditorial
Post sobre a marca dentro de um blog.
Apresentar a marca ou um produto para um público definido por meio de uma voz confiável.
Paga-se por post.
Facebook
Rede social.
Aproximar e criar relacionamento.
É preciso ter um perfil no site para criar uma página. O serviço é gratuito, mas há a possibilidade de contratar ferramentas de impulso pagas.
Twitter
Rede social.
Aproximar e criar relacionamento. Fazer publicações concisas.
O cadastro no site é gratuito.
Instagram
Rede social.
Aproximar e criar relacionamento. Fazer publicações visuais.
O cadastro no site é gratuito.
E-mail marketing
Comunicação direta com base de cadastros via e-mail.
Divulgar promoções, repassar notícias e novidades, compartilhar informações.
Captação de leads (contatos) e contratação de uma ferramenta de disparo.
Facebook Ads
Anúncio dentro do Facebook.
Divulgar a marca e ações promocionais para um público segmentado.
O anúncio é pago e é preciso ter uma página no Facebook. Paga-se por exibição; o orçamento é flexível.

Agora que você já conhece as ferramentas disponíveis, pode ampliar seu conhecimento aprendendo o que significam os principais conceitos da área. No capítulo seguinte, você fica por dentro do Google AdWords, a ferramenta de links patrocinados do Google.

Fechar
Download Grátis eBook Marketing Digital

Não deu tempo de ler tudo?

Faça o download do Superguia para ler depois!

Confirmação download eBook Mkt Digital

Cadastro Confirmado!

O Link para download também foi enviado para seu email.