Superguia Academia UOL HOST Tudo sobre Marketing Digital de resultados para micro e pequenas empresas

Marketing Digital | Custos

Para muitas pequenas e médias empresas, o que mais pesa na hora de pensar em estratégias de marketing digital é o orçamento disponível para investir.

Ainda que o custo de estratégias digitais seja menor em comparação às do marketing tradicional, contratar serviços personalizados e especializados pode não sair tão barato quanto o esperado. É fundamental preparar-se e entender as prioridades da empresa para decidir como aplicar o orçamento disponível em ações que tragam bons resultados.

Neste capítulo, você encontrará alguns custos reais de serviços especializados e conseguirá compreender e estimar melhor o quanto separar para o orçamento das estratégias.

Quais serão os custos do projeto de marketing?

O primeiro passo na organização do orçamento é saber o que precisará ser custeado no desenrolar das campanhas. Afinal, distribuir o orçamento só é possível quando se mapeiam todos os pontos que requerem investimento.

No geral, será preciso custear o seguinte:

  • • Profissionais e serviços. Pagamento para os contratados, para colocar as atividades em prática: agências, freelancers, salário do funcionário da empresa.
  • • Mídias e ferramentas. Várias formas de marketing e comunicação digital têm acesso gratuito, mas outras exigem investimento: links patrocinados, anúncios no Facebook, banners e ferramentas de disparo de e-mail, por exemplo.
  • • Infraestrutura. Gastos com computadores, instalação de softwares, câmeras, estações de trabalho; enfim, todo o equipamento necessário para desenvolver o planejamento dentro da empresa.

Links Patrocinados | Quanto custa?

Para utilizar estratégias como links patrocinados e anúncios no Facebook é necessário desembolsar uma quantia. Os orçamentos são flexíveis e não há uma regra preestabelecida de quanto você deve pagar em cada caso.

As ferramentas permitem valores bastante acessíveis, mas, é claro, quanto mais for investido, maior será a visibilidade e o alcance da sua campanha.

  • • Facebook Ads: O orçamento mínimo total é de 1 dólar por dia. No entanto, esse valor deve ser pelo menos duas vezes maior que o valor estimado de custo por clique (CPC). Ou seja, se o CPC estimado para a sua campanha for de 3 dólares, o seu orçamento diário mínimo deve ser 6 dólares.
  • Se o modelo de anúncio for pago por impressões (CPM), o orçamento diário mínimo também é de 1 dólar. O valor definido no CPM vale por mil impressões do anúncio.
  • Você também pode estipular um orçamento integral e o Facebook trabalhará com o seu anúncio enquanto houver investimento. O pagamento pode ser feito por PayPal, cartão de crédito (internacional) ou boleto bancário.
  • • Google Adwords: Os orçamentos para campanhas no Google Adwords também são diários e, assim como no Facebook Ads, você define lances para o custo por clique ou para o custo por impressão. O Google não define um valor mínimo para o orçamento diário. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, cartão de débito ou boleto bancário.
  • Além disso, algumas empresas já oferecem planos de gestão de Google Adwords, como o UOL HOST, o que pode ser uma opção interessante para quem quer investir na otimização especializada de campanhas.
  • • Ferramenta de disparo de e-mail marketing: Existe uma infinidade de ferramentas de disparo de e-mail marketing no mercado. Algumas, inclusive, com versões gratuitas. Contudo, para disparos para um grande volume de endereços, contratar uma ferramenta pode ser uma opção mais segura.
  • Com a variação de empresas e serviços, também vem a variação de faixas de preços. Antes de escolher, confira os recursos e as possibilidades de cada uma, avaliando o custo-benefício de acordo com suas necessidades.
  • O E-mail Marketing UOL HOST oferece planos que variam de acordo com o seu bolso e sua necessidade. É possível encontrar opções a partir 29,90 reais por mês, que vão de 5 mil a 500 mil disparos mensais. Consulte e encontre o ideal para você!
  • Por fim, vale ressaltar que outras mídias pagas – como publieditorial e banner – não têm valor fixo, variando conforme o site, blog ou portal anunciante.

Agência especializada em marketing: Quanto custa?

Contratar uma agência especializada em marketing digital exige um orçamento um pouco mais alto que outras opções, mas é uma garantia de produção completa e aporte profissional para atender às demandas.

Os preços cobrados por serviço variam muito. Tudo depende da região, das necessidades de cada cliente e, é claro, da própria agência. As formas de pagamento também variam conforme o serviço:

  • • Pagamento mensal: para serviços que requerem continuidade, como relacionamento em redes sociais e acompanhamento de métricas;
  • • Integral: para compra de "pacotes" ou ações únicas, como criação de peças e produção de landing pages.
Manual de Preços para Serviços Digitais, Associação Paulista das Agências Digitais (APADi)
Serviço
O que inclui
Preço (a partir de)
Website
Planejamento, arquitetura, criação, implementação e conteúdo institucional.
R$ 20.000,00
Landing page
Layout, HTML e texto.
R$ 5.000,00
Curadoria de conteúdo
Seleção de conteúdo para publicação em blogs e redes sociais.
R$ 1.500,00/mês
Produção de conteúdo
Conteúdo não especializado, textos de 1.500 a 3.000 caracteres. Dois posts semanais.
R$ 1.500,00/mês
Produção de conteúdo
Conteúdo especializado.
R$ 500,00/texto
Seeding
Divulgação de produtos nas redes sociais.
R$ 3.000,00/mês
Relacionamento
Responder a mensagens nas redes sociais, blog e e-mails.
R$ 8.000,00/mês
Links patrocinados
Planejamento e definição de palavras-chave.
R$ 2.000,00
Links patrocinados
Acompanhamento da performance e relatórios de resultados.
R$ 2.000,00/mês
SEO
Planejamento.
R$ 2.000,00
SEO
Aplicação das estratégias e acompanhamento de métricas.
R$ 1.000,00 / mês
E-mail marketing
Criação da peça: texto, arte e HTML.
R$ 1.500,00
E-mail marketing
Disparo e contratação de ferramenta (1.000 e-mails mensais).
R$ 30,00
E-mail marketing
Cuidados com a base, programação de disparo, análise de performance.
R$ 500,00 / disparo

*Preços calculados com base no custo médio das agências associadas à instituição.

Profissional Freelancer

Quanto custa: profissional freelancer

O primeiro passo na contratação de um freelancer é acertar todos os detalhes do serviço: atividades, prazos e entregas. Na negociação, procure entender se o profissional pode atender todas as suas demandas ou não – é comum encontrar pessoas especializadas em funções específicas e, diferentemente das agências, o freelancer não terá apoio de uma equipe completa.

Em comum com as agências, os preços dos freelancers também apresentam grande variação de faixas, dependendo do tempo, do profissional e do tipo de trabalho a ser desenvolvido.

Neste caso, as formas mais comuns de pagamento são por unidade ou por pacote – por exemplo, a produção de cinco posts para o blog ou o desenvolvimento de um layout para o site.

  • • Atividades/serviços:
  • Blog;

    Manutenção de dois perfis em redes sociais;

    Gerência de Facebook Ads e Google Adwords;

    Geração de conteúdos semanais para o blog, replicados nas redes sociais;

    SEO e setup para cada uma das mídias;

    R$ 300,00 de créditos para o Google Adwords;

    R$ 300,00 de créditos para o Facebook Ads.


    Custo médio: R$ 1.890,00 mensais
Fonte: Leandro Kechner, profissional freelancer de marketing digital.

Especialistas em Marketing Digital

Marcio Almeira Ribeiro | Professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie
"Ao optar pela utilização de estratégias e ferramentas de marketing, o empreendedor deverá levar em conta, em primeiro lugar, a situação financeira de sua empresa para que, a partir daí, possa determinar o quanto poderá investir. No caso do marketing em ambientes digitais, a maior vantagem está justamente no custo reduzido para o desenvolvimento de determinadas ações, se comparadas a ações de marketing e comunicação tradicionais."

Marcio Almeida Ribeiro | Professor de Publicidade e Propaganda da
Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leandro Kechner, profissional freelancer de marketing digital
"Hoje essa questão de valores é muito ampla. Sempre menciono que se pode começar a investir com qualquer valor. Mas todo investimento precisa ser dimensionado de acordo com o objetivo a ser atingido."

Leandro Kechner | Profissional freelancer de marketing digital

Leandro Ogalha, sócio e diretor de estratégia da Tboom
"Acreditamos que cada case é um caso, e que os projetos requerem atenção e estratégia específicas para seu bom desenvolvimento. Consequentemente, entregaremos orçamento e serviços personalizados a cada contratante dos serviços da agência."

Leandro Ogalha | Sócio e diretor de estratégia da Tboom

CPA (custo por aquisição)

O custo por aquisição é um bom guia para organizar seu planejamento financeiro. Usando-o como uma base, é possível ter mais clareza de como o orçamento para cada campanha está trazendo retorno para a empresa.

Para calcular o CPA de uma campanha, divida o investimento total feito na ação pelo número de conversões que ela te trouxe.

Gráfico Modelo CPA

O cálculo é simples: uma vez que as estratégias de marketing digital são altamente mensuráveis, não é difícil obter o número de conversões conquistadas por cada campanha; e o custo total, certamente, já está evidente no orçamento feito no planejamento financeiro.

Por exemplo, se você investiu um total de 3 mil reais em uma campanha de links patrocinados e teve como resultado 200 conversões, o custo por aquisição terá sido de 15 reais.

Gráfico 2 Modelo CPA

Quanto menor o valor do custo de aquisição, mais positivo é o impacto da campanha em questão para a sua empresa. A partir do cálculo, você consegue direcionar os orçamentos dos próximos investimentos para as estratégias e mídias com melhor custo-benefício.

ROI (retorno sobre investimento)

O retorno sobre investimento é outro cálculo que pode funcionar como um guia nos planejamentos financeiros, ajudando a direcionar melhor o orçamento.

Uma maneira de calcular o ROI é subtraindo o investimento do valor total dos ganhos com a campanha e dividindo novamente pelo investimento. Multiplicando o resultado da conta por 100, você tem o percentual do ROI.

Gráfico Exemplo ROI

O retorno sobre investimento é outro cálculo que pode funcionar como um guia nos planejamentos financeiros, ajudando a direcionar melhor o orçamento.

Uma maneira de calcular o ROI é subtraindo o investimento do valor total dos ganhos com a campanha e dividindo novamente pelo investimento. Multiplicando o resultado da conta por 100, você tem o percentual do ROI.

Gráfico 2 Exemplo ROI

Ao contrário do que acontece no cálculo do CPA, quanto maior o valor do ROI, mais positivo é o resultado para a empresa.

ROMI (retorno sobre investimento em marketing)

ROMI é um desdobramento do ROI: é um termo criado para tratar especificamente do retorno sobre investimento de uma campanha de marketing. É possível calcular o ROMI de uma campanha de marketing digital utilizando os valores do custo com campanha e o da receita líquida gerada. Para obter a métrica, assim como no cálculo do ROI, basta subtrair o custo da receita líquida e dividir esse resultado pelo valor custo.

Gráfico Exemplo ROMI

O termo específico evidencia a importância do cálculo no marketing. Afinal, investir em marketing é assumir um risco; é preciso um acompanhamento rigoroso para aprimorar, cada vez mais, as técnicas e tornar esse um risco menor.

Aplicando o cálculo na prática, o ROMI ajuda a garantir que seus investimentos sejam direcionados para ações que realmente geram resultados e que nenhum dinheiro seja "jogado fora".

Investimento das empresas em marketing digital no mundo

  • • R$ 8,3 bilhões foram investidos em marketing digital no Brasil em 2014;
  • • R$ 9,5 bilhões é o investimento previsto para o ano de 2015;
  • • 80% das empresas norte-americanas pretendem aumentar seus orçamentos de marketing em 2015;
  • • 10,2% do faturamento anual da empresa (média) foi aplicado em marketing em 2014;
  • • ¼ do orçamento total de marketing de cada empresa foi destinado às estratégias digitais em 2014.
Fonte:Números de Investimento em Digital 2015 (IAB Brasil e comScore), The Future of Digital Marketing (Mondo), Digital Marketing Spending (Gartner).

Agora que você já conhece as ferramentas disponíveis, pode ampliar seu conhecimento aprendendo o que significam os principais conceitos da área. No capítulo seguinte, você fica por dentro do Google AdWords, a ferramenta de links patrocinados do Google.

Fechar
Download Grátis eBook Marketing Digital

Não deu tempo de ler tudo?

Faça o download do Superguia para ler depois!

Confirmação download eBook Mkt Digital

Cadastro Confirmado!

O Link para download também foi enviado para seu email.