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Marketing Digital | Execução

Colocando em prática

Não há como fugir disso: se a execução das estratégias não for bem desempenhada, os resultados não aparecem. As consequências de uma prática desorganizada ou desleixada podem ser muito sérias para a empresa, significando perda de tempo, dinheiro e até mesmo o comprometimento da imagem da marca.

Para diminuir os riscos de erros e solucionar com rapidez qualquer imprevisto no meio do caminho, é imprescindível estar acompanhando cada etapa das atividades da campanha.

Neste capítulo, você encontra as informações necessárias para colocar seu plano em prática e certificar-se de que terá um bom funcionamento.

Não se esqueça do planejamento de marketing

Pode parecer óbvio, mas nem sempre é. Mergulhada nas ações do cotidiano, a empresa pode acabar perdendo o foco e deixando de lado o que foi previsto no planejamento.

Lembre-se de que o planejamento deve ser usado como guia e consultado com frequência; é importante manter-se fiel a ele. Se perceber que alguma atividade não está gerando retorno, é possível analisar os motivos e atualizar o que foi planejado, seguindo com segurança em direção às metas estabelecidas.

Calendário de Marketing | Programe suas publicações

Não basta decidir que tipo de publicação será veiculado a cada um dos canais da marca. É preciso, também, organizar as postagens de acordo com dias e horários, para alinhar melhor os assuntos.

Deixe clara a sua programação, montando um calendário que destaque assuntos que podem ser abordados. Pense em datas comemorativas, épocas importantes para o comércio, eventos, lançamentos de produtos e ações promocionais, e qualquer outra data relevante para a sua empresa ou que seja de interesse do seu público-alvo. A partir daí, empenhe-se na criação de conteúdo para os dias selecionados.

Além das datas especiais, é interessante pensar e programar assuntos também para os outros dias. Assim, você já tem um mapeamento geral do que será abordado em um período e as publicações acontecem de forma mais orgânica.

Ainda que o conteúdo esteja programado, é fundamental estar ligado às tendências diariamente, para aproveitar as oportunidades de incorporar temas momentâneos que estejam em pauta entre o seu público.

Marketing Digital | Interaja com o público

Essa é especialmente para as redes sociais: não deixe de interagir com seus seguidores. Responder a comentários no Facebook e Instagram ou a mentions no Twitter é um reforço a mais para complementar o capricho nas publicações.

Planeje um tempo para se dedicar à leitura do que seus seguidores têm a dizer. É uma chance de mostrar-se útil, solucionando um problema, esclarecendo uma dúvida e se aproximando ainda mais do público. Ou, pelo menos, é uma chance de conferir o feedback.

Este tipo de participação também vai ajudá-lo a entender ainda melhor como o seu público-alvo se comporta, como reage a determinados conteúdos e infere o que gostaria de ver.

Prioridades em estratégias de marketing

Desde o início, é importante definir suas prioridades para que nenhuma etapa da execução seja "atropelada".

Organize um cronograma de atividades que possa servir como uma bússola na rotina e ajudar a definir o que precisa ser feito em cada momento. Priorizar as operações dessa forma deixa evidente como deve ser a aplicação do tempo para que tudo funcione direitinho.

Exemplo de Cronograma de Atividades
Diariamente:

• Publicações nas redes sociais;
• Acompanhamento das campanhas de links patrocinados;
• Verificação de métricas e avaliação do desempenho.

Semanalmente:

• Postagem no blog;
• Disparo de e-mail marketing;
• Verificação de métricas e avaliação do desempenho.

Mensalmente:

• Disponibilização de material para download;
• Organização do calendário do próximo mês;
• Verificação de métricas e avaliação do desempenho.

Marketing Digital | Delegue Tarefas

Distribuir as atividades entre os responsáveis corretos é o toque final antes de dar a largada na estratégia e colocar, por fim, a campanha no ar.

Se a opção escolhida for um funcionário da própria empresa, inclua-o no planejamento para que ele esteja apto a começar a trabalhar nas ações. Se você mesmo for tomar a frente da prática, reserve pelo menos algumas horas diariamente para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento das estratégias.

Mas se o serviço vier de fora, é o momento de explicar suas demandas para quem vai assumir a função. Esclareça todos os pontos e discuta cada detalhe para que não haja complicações futuras por falta de comunicação.

Conheça os profissionais que podem ajudar nessa empreitada
  • • Designer: Ter um profissional do design em sua equipe pode colaborar muito para o sucesso das campanhas. Isso porque o conteúdo visual tem um grande papel na hora de chamar a atenção do público. Trabalhar com um designer é um meio de se certificar que as imagens serão atraentes e agradáveis.
  • • Redator: Se quiser garantir textos de qualidade, é interessante contar com o trabalho de um redator – principalmente se a intenção é investir em um blog. Textos bem escritos e bem estruturados são armas poderosas na fidelização de leitores.
  • • Social Media: É o profissional especialista em mídias sociais. Com a colaboração de um social media, você pode contar com serviços como a publicação de conteúdos nas páginas e a análise de desempenho das ações.

Profissionais de Marketing | Onde encontrar?

  • • Agências: As agências especializadas em marketing digital geralmente concentram todos os profissionais necessários para desenvolver uma campanha do início ao fim. Existem agências sediadas em várias localidades, e as alternativas para escolha são bastante abrangentes.
  • Antes de fechar o negócio, é interessante solicitar orçamentos e discutir propostas com mais de uma opção, para escolher a que mais combina com o seu planejamento. Na hora de procurar opções, uma boa fonte de referências é a Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi), que disponibiliza uma lista de associados.
  • • Freelancers: Se a intenção é contratar um profissional freelancer, sites como o 99Freelas e o Prolancer são ótimas apostas. Os sites reúnem profissionais nas áreas de redação, design e desenvolvimento web que podem se candidatar aos projetos dos contratantes.

  • Para conseguir bons candidatos interessados, a dica é caprichar no anúncio, esclarecendo quais as atividades, prazos e objetivos do projeto. Para avaliar e selecionar o candidato ideal, peça o portfólio do profissional. Em ambos os sites, a publicação de projetos é gratuita.

Especialistas em Marketing Digital

Marcio Almeira Ribeiro | Professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie
"Numa empresa pequena ou média, a contratação de profissional freelancer poderá se tornar mais atrativa por representar um custo menor, se comparado ao da contratação de funcionário fixo. No mesmo sentido, a contratação de agência para o desenvolvimento de um projeto específico pode ser uma boa escolha, desde que o orçamento disponível comporte tal contratação."

Marcio Almeira Ribeiro, professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Márcio Gonçalez | Professor da área de gestão e negócios do Senac Tatuapé
"Para o empreendedor que deseja fazer por si só o marketing digital, é necessário tempo livre para aprender o uso e o manuseio das ferramentas e acompanhar as tendências e inovações da área."

Márcio Gonçalez, professor da área de gestão e negócios do Senac
Tatuapé.

Capacitação de Marketing Digital

Toque de Joia investe em capacitação para a área de marketing digital da empresa

Após 12 anos de vendas exclusivas com representantes físicos, a Toque de Joia, empresa especializada na produção e comercialização de semijoias finas, resolveu expandir e começar uma loja virtual.

"Iniciamos nossa loja online com uma agência de marketing digital, que, desde então, nos orientou a investir neste sentido. No início, apenas destinávamos uma verba e a agência definia toda a estratégia, visto que desconhecíamos este processo", lembra Lia Hering de Queiroz Yunes, sócia-diretora de relacionamento e marketing da Toque de Joia.

Entretanto, os resultados não estavam sendo satisfatórios, o que levou a empresa a buscar capacitação para tomar as rédeas das estratégias. "Saímos da agência, fizemos vários cursos e aprendemos a trilhar nosso próprio caminho, que hoje começa a dar um resultado mais interessante na relação custo-benefício", afirma Lia.

Hoje, todas as etapas do processo são desenvolvidas dentro da própria empresa – desde a criação das peças até o acompanhamento das ferramentas. "Todo o processo de planejamento e operacionalização é feito por poucas pessoas. Isto é muito interessante, pois o contato contínuo com o operacional enriquece o planejamento", conta Lia.

Ainda que o serviço não seja feito por profissionais de fora, Lia ressalta a importância de investir nas ações: a Toque de Joia destina cerca de 30% de seu faturamento às estratégias de marketing digital.

Como é o marketing digital da Toque de Joia em diferentes canais

Mídia
Como usa
Links patrocinados
Investe em anúncios no Google Adwords. Complementa as ações patrocinadas com técnicas de SEO aplicadas à loja virtual. O acompanhamento é feito diariamente.
Blog
Divulga conteúdo relevante de assuntos relacionados à empresa. Os posts são quinzenais.
Facebook
Publica dicas, divulga os produtos e promoções. Posts diários.
Instagram
Compartilha fotos de clientes, divulga produtos e promoções.
E-mail marketing
Divulga links de posts no blog, produtos e promoções. Os disparos são feitos semanalmente para a base de cadastrados na loja virtual.
Mídia paga
Aposta em anúncios no Facebook Ads.
Marketing Digital e Pesquisas Google Toque de Jóia

Monitore as ações de marketing enquanto elas ainda estão ativas

Algumas campanhas precisam de um tempo de maturação para que os resultados comecem a se expressar. Entretanto, é possível começar a monitorar o impacto desde a implantação das ações, ainda que com relatórios menos conclusivos. Monitorar no decorrer da campanha fará com que você perceba rápido, caso algo precise ser ajustado, evitando prejuízos.

Campanhas de links patrocinados e anúncios no Facebook Ads, por exemplo, devem idealmente ser acompanhados todos os dias. É importante conferir o desempenho e fazer testes de configurações para descobrir o que proporciona melhor desempenho para a sua empresa. No capítulo 7 você encontra detalhes de como monitorar e analisar as métricas.

Preencha a tabela abaixo com os dados da sua empresa
Estratégia
(qual é a ação?)
Investimento
(qual é o orçamento?)
Frequência/prazo
(qual é o fluxo de
atualização? Quanto
tempo vai ficar ativa?)
Retorno
(quais métricas são
importantes para a
ação?)
Site
análise de tráfego
Redes sociais

• número de
seguidores

• alcance das
publicações

• engajamentos

Blog

• análise de tráfego

• engajamentos

E-mail marketing

• taxa de cliques

• taxa de conversão

Links patrocinados

• performance da
palavra-chave

• taxa de conversão

• taxa de cliques

5 erros para evitar na hora de colocar o plano em prática
  • 1. Não ter um objetivo e métricas claras. No marketing digital praticamente tudo pode ser mensurado, e um dos erros mais clássicos é medir coisas demais ou não medir nada.
  • 2. Não ter uma persona definida. A noção de público‑alvo, por si só, não é suficiente para uma estratégia de marketing digital, que precisa segmentar seus esforços o máximo possível.
  • 3. Produzir conteúdo somente sobre sua empresa. A grande maioria das pessoas não quer saber da sua empresa até um momento muito específico.
  • 4. Não ter consistência com a estratégia traçada. Diversas empresas montam um planejamento inicial, mas acabam não se atentando a ele durante a execução, o que dificulta a análise de resultados.
  • 5. Esperar resultados imediatos. De longe, este é o maior erro cometido pelas empresas que decidem começar a investir em marketing digital. Elas esperam que os resultados apareçam quase que da noite para o dia, sendo que, para uma estratégia gerar resultados efetivos, é preciso dedicação contínua e investimento de muito tempo.

Agora você já sabe como tocar sua campanha e pode se preparar da melhor maneira possível para lidar com as atividades rotineiras. Entendendo como o marketing digital pode ajudar sua empresa a crescer, sabendo como planejar e como controlar o funcionamento das ações, geralmente, as dúvidas que martelam a cabeça giram em torno dos custos.

Será que a empresa consegue bancar estratégias de marketing digital? No capítulo seguinte você tem a chance de responder a essa pergunta, encontrando médias de preços dos serviços e dicas de como cuidar do financeiro.

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