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Marketing Digital | Google Adwords

Grande parte das pessoas que pensam em comprar um produto tem uma coisa em comum: elas fazem buscas no Google.

O mais popular dos buscadores na internet é, frequentemente, o primeiro passo no processo de compra. E conseguir destacar-se em meio aos resultados das pesquisas é crucial para trazer novos consumidores para a sua loja virtual. Por conta disso, o Google Adwords é uma das mais importantes estratégias de marketing digital.

O Google Adwords é uma forma de mídia paga de links patrocinados. O serviço funciona assim, resumidamente: o anunciante paga para que seu site apareça nos lugares reservados aos anúncios nos sites de busca quando o usuário pesquisar pela palavra-chave comprada pelo anunciante.

Geralmente, eles estão localizados nos primeiros resultados e também na lateral da página. Os mesmos aparecem com sinalização de anúncio.

Links Patrocinados Google Adwords (Pesquisa Google)

Por que usar o Google Adwords?

Além de ser uma ferramenta que conecta você com a plataforma de busca mais utilizada no mundo, potencializando o alcance da sua marca, o Google Adwords agrega ainda outros benefícios.

  • • É fácil começar. O Google Adwords não exige grande burocracia para que você comece a criar campanhas. Não é preciso contrato, o que permite que uma campanha comece e termine a qualquer momento, sem ter de cumprir prazos e sem a possibilidade de multas.
  • • O retorno é rápido. Diferente de estratégias como blog ou mídias sociais, que normalmente demandam um prazo maior para começar a mostrar resultados, campanhas de links patrocinados geralmente têm efeitos mais rápidos ou até imediatos.
  • • O controle está na sua mão. Os anúncios podem ser personalizados de forma que você escolha cada palavra utilizada, aumentando as chances de transmitir exatamente o que deseja.
  • • O anúncio atinge o público certo, na hora certa. O Adwords tem uma grande capacidade de segmentação, o que ajuda a fazer com que suas campanhas cheguem ao seu público-alvo, aumentando as chances de conversão.
  • • É uma ferramenta bastante mensurável. Nada de se perguntar se a campanha está dando certo: o Adwords exibe dados e estatísticas que possibilitam acompanhamento da performance em tempo real.
  • • É uma ferramenta flexível. Alterar as palavras-chave ou otimizar as técnicas de segmentação são alternativas disponíveis a qualquer momento. Isso faz com que você tenha a chance de corrigir eventuais erros, testar possibilidades e melhorar estratégias, apostando sempre no que funciona melhor para a sua empresa.
  • • Ótimo custo-benefício. No Adwords é possível começar campanhas com um baixo investimento e não há grandes surpresas na conta – você pode definir o quanto quer gastar, estipulando um orçamento para o anúncio. Além disso, você paga apenas pelos cliques que o anúncio recebe.
  • • Pagar pela ferramenta não gera dores de cabeça. Você pode escolher o método de pagamento que preferir: boleto bancário, cartão de débito ou cartão de crédito.

Criação de campanhas no Google Adwords

Criar uma campanha no Google Adwords não é um bicho de sete cabeças, mas isso não significa que não exige atenção! Para conseguir criar um anúncio que traz resultados positivos não pode faltar um planejamento cuidadoso.

  • 1. Faça seu cadastro no site.O primeiro passo não poderia ser outro: para começar a usar o Adwords é preciso ter uma conta no Google. Cadastre-se e leia todas as informações, orientações e termos do site antes de partir para a ação.
  • 2. Deixe claro qual objetivo você quer alcançar com cada campanha. Uma ação no Adwords pode ajudar a, por exemplo, aumentar o volume de vendas de determinados produtos, promover sua marca, captar leads e divulgar ações promocionais.
  • 3. Escolha qual será o conteúdo da sua campanha. O que você quer anunciar? Defina um produto, oferta, conteúdo ou serviço específico para criar a campanha.
  • 4. Conheça os elementos dos anúncios. Na hora de criar a campanha, você vai precisar definir:
  • • Título (até 25 caracteres)
    • Descrição (duas linhas de até 35 caracteres)
    • Link (até 35 caracteres)
  • 5. Compre as palavras-chave. Esse é um dos passos mais importantes, uma vez que são as palavras-chave escolhidas as responsáveis por fazer com que seu site chegue ao público interessado. Pesquise muito antes de bater o martelo! A escolha acertada vai ser decisiva para o desempenho do anúncio.
  • Escolha as palavras-chave certas!

    • Pesquise! Uma boa opção é fazer uma consulta no Google Trends para verificar os termos mais buscados.

    • Destaque as principais palavras e frases relacionadas ao seu negócio e aos seus produtos.

    • Pense como seu público: que termos as pessoas usariam para fazer pesquisas?

    • Use o planejador de palavras-chave do Google. Essa ferramenta pode ajudá-lo a ter novas ideias, relacionando palavras.
  • 6. Utilize landing pages. Se você está anunciando um produto específico, o público que clicar no anúncio estará interessado exatamente nele. Não faça com que a pessoa tenha de procurar novamente no seu site. Facilite e agilize o trabalho, fazendo links diretos para as páginas com os produtos anunciados.
  • 7. Inclua telefone e endereço no anúncio.Isso facilita a comunicação, tornando possível que o usuário de um smartphone ligue para você com apenas um toque ou que um potencial comprador resolva passar na sua loja física.
  • 8. Não deixe de monitorar o desempenho das campanhas! Analisar as métricas e acompanhar relatórios é fundamental para o desenvolvimento de ações futuras, além de ser uma forma de saber se o investimento está sendo bem aplicado.
Estatísticas e Desenmpenho no Google Adwords

Aprimore seu desempenho: vincule o Google Adwords e Google Analytics!

Uma possibilidade bacana do Google Adwords é que você pode vincular sua conta na ferramenta com a conta do Google Analytics. Fazendo isso, é possível acompanhar com ainda mais detalhes o desempenho dos seus anúncios. Com a integração, você pode acompanhar toda a atividade do usuário que clicou no anúncio, verificando questões de engajamento e conversões. Por meio da análise, tornar os anúncios mais eficientes fica ainda mais simples.

  • • Correspondência ampla: relaciona a palavra-chave a sinônimos, pesquisas relacionadas, erros ortográficos e outras variações relevantes.
  • • Modificador de correspondência ampla: relaciona a palavra-chave a termos modificados em qualquer ordem, mas não a sinônimos.
  • • Correspondência de frase: relaciona a palavra-chave a frases e variações aproximadas dessa frase.
  • • Correspondência exata: relaciona a palavra-chave ao termo exato escolhido.
  • • Correspondência negativa: você escolhe uma palavra que deseja excluir das relações com seu anúncio, a pesquisa não incluirá o termo.

Assim, se a sua escolha de palavra-chave for, por exemplo, "sapato feminino", a forma como o anúncio será acionado em cada tipo de correspondência é:

Tipo de correspondência
Palavra-chave
Pesquisa que pode
acionar o anúncio
Ampla
sapato feminino
comprar sapatos para mulher
Modificador de correspondência ampla
sapato feminino
sapatos para mulher
Frase
sapato feminino
comprar sapato feminino
Exata
sapato feminino
sapato feminino

No caso da correspondência negativa, o termo escolhido será usado para não acionar seu anúncio quando for usado em uma pesquisa.

Tipo de correspondência
Palavra-chave
Termo negativado
Pesquisa que não aciona o anúncio
Negativa
sapato feminino
Couro
sapato feminino de couro

Tipos de extensão de anúncio

A extensão de anúncio é uma informação adicional que ajuda a aprimorar a visibilidade e a potencializar funcionalidades do seu anúncio. O Adwords oferece tipos de extensões automáticas, que não precisam ser configuradas; e manuais, que você deve ativar no painel da ferramenta.

Extensões automáticas:

  • • Extensão de visitas anteriores: indica no anúncio quantas vezes o usuário já visitou o seu site, com base em resultados de pesquisas no Google.
  • • Extensão de sitelinks dinâmicos: exibe links diretos para as páginas mais acessadas do site, abaixo do anúncio, com base em pesquisas no Google.

Extensões manuais

  • • Extensão de aplicativo: linka o anúncio ao seu aplicativo (na Google Play Store ou na Apple App Store), facilitando o download imediato pelo usuário.
  • • Extensão de chamada: adiciona um botão no anúncio que permite que o usuário ligue para a sua empresa com apenas um clique.
  • • Extensão de local: adiciona ao anúncio o número de telefone, endereço e indicador no mapa da localização da sua empresa.
  • • Extensão de comentário: exibe um trecho de comentário feito por terceiros sobre a sua empresa. Você pode adicionar o trecho, fazendo referência à fonte.
  • • Extensão de sitelinks: exibe links adicionais abaixo do seu anúncio. Você pode selecionar as páginas adicionais que deseja exibir.
  • • Extensão de frase de destaque: adiciona ao anúncio textos adicionais que podem destacar produtos ou serviços da sua empresa.

Invista em ajuda profissional

Ainda que não seja difícil criar uma campanha no Google Adwords, criar um anúncio eficiente pode não ser tão simples quanto parece. Para conquistar bons resultados, é preciso investir tempo em planejamento, pesquisas e no conhecimento dos recursos.

Buscar a ajuda de profissionais com certificação Google Adwords para gerenciar as campanhas é uma boa forma de aproveitar ao máximo o potencial oferecido pela ferramenta. O especialista estará familiarizado com os recursos e saberá apontar as melhores estratégias para que você alcance os objetivos.

Um profissional participando da gestão dos anúncios vai ajudá-lo a:

  • • Criar os anúncios com base nas metas que você deseja alcançar;
  • • Otimizar a campanha, colaborando para encontrar as melhores palavras-chave e segmentando o anúncio da melhor forma para seu público;
  • • Controlar o quanto você gasta, verificando o orçamento disponível e garantindo que ele seja bem aproveitado.

Agora que você já conhece as ferramentas disponíveis, pode ampliar seu conhecimento aprendendo o que significam os principais conceitos da área. No capítulo seguinte, você fica por dentro do Google AdWords, a ferramenta de links patrocinados Google.

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