25 ideias de e-commerce para começar a vender online

Entre as melhores ideias de e-commerce estão lojas de acessórios, decoração, roupas, artigos para celular e produtos para pets. Além disso, quem não quiser investir um alto valor para começar um negócio online pode aproveitar modelos de venda como o dropshipping ou vender por meio de marketplaces
Tem vontade de ter um negócio digital, mas não sabe como começar? Então, você precisa saber o que é necessário fazer para começar a vender pela internet e também como escolher um nicho de mercado e conhecer as melhores ideias de e-commerce.
É possível comercializar os mais variados tipos de produtos pela internet, incluindo itens físicos, digitais e até mesmo serviços. Dependendo do modelo de negócio que você escolher, não é necessário nem confeccionar as mercadorias que serão comercializadas.
Isso porque existem alguns tipos de lojas virtuais que atuam como intermediadoras entre o consumidor e o fornecedor da mercadoria, sem precisarem se preocupar com aspectos como estoque e logística de entregas. Se você quer saber como ter um negócio online, continue a leitura para conhecer ideias de e-commerce mais lucrativas.
Como escolher um nicho de e-commerce
O primeiro passo para quem quer aprender como criar um e-commerce é saber como escolher um nicho de mercado. Para isso, você precisa levar em consideração as suas habilidades, conhecimentos e preferências.
Também é imprescindível estudar as demandas e lacunas do mercado. Isso porque, não adianta tentar vender um produto ou serviço que você ama, mas que poucas pessoas estão interessadas.
Além disso, é fundamental analisar as outras empresas que já atuam no nicho que você deseja entrar. Assim, você vai conseguir mensurar qual será a dificuldade de começar naquele mercado e também encontrar eventuais falhas dos seus concorrentes, que você poderá usar como diferencial no seu negócio.
Por exemplo, se você ama roupas, filmes e séries, pode estudar a possibilidade de começar um negócio de venda de camisetas com estampa que façam alusão a personagens, diretores ou cenas famosas.
Ideias de e-commerce para começar do zero
Agora que você já sabe o que é preciso considerar para escolher um nicho de mercado, confira a seguir algumas ideias de e-commerce, divididas entre lojas para produtos físicos, digitais e de serviços.
Produtos físicos
Procurando sugestões de produtos para vender online, então, veja abaixo alguns exemplos de lojas virtuais de produtos físicos que podem ser muito lucrativas:
- Acessórios: joias e semijoias têm alta demanda, ocupam pouco espaço e facilitam o envio;
- Decoração: escolha um subnicho, como peças artesanais, geeks ou minimalistas;
- Cozinha: xícaras, louças e vasilhas personalizadas ou comuns;
- Pet Shop: ração, higiene, brinquedos e acessórios para pets;
- Roupas: foque em um público específico (feminino ou masculino);
- Beleza: skincare, maquiagens e produtos capilares, priorizando bons fornecedores;
- Celulares: capinhas, películas, tripés e cordões;
- Informática: teclados, monitores, mouses, webcams e mousepads.
Produtos digitais
Se você é especialista em alguma área de conhecimento, como finanças, marketing ou culinária, por exemplo, pode ser uma boa ideia produzir e comercializar produtos digitais sobre um determinado assunto que você domina. Conheça agora algumas opções:
- Ebooks: como um livro digital de receitas, por exemplo;
- Cursos online: é possível fazer materiais desse tipo sobre os mais diversos assuntos, como pintura, confeitaria e oratória;
- Mentorias: se você é um profissional experiente e bem-sucedido, considere oferecer mentorar pessoas que desejam se desenvolver profissionalmente na área que você domina;
- Clube do livro: quem é um leitor voraz pode considerar formar um clube do livro pago para fazer leituras compartilhadas;
- Assinaturas para receber conteúdos exclusivos: produtores de conteúdo que têm uma comunidade engajada podem considerar comercializar assinaturas para o seu público, que terão acesso a um material exclusivo com uma frequência específica.
Leia também: Quanto cobrar: como definir o preço de conteúdos e cursos online?
Serviços online
Profissionais autônomos devem considerar a possibilidade de divulgar e oferecer o seu trabalho pelos canais digitais. Entre os serviços mais divulgados na internet podemos citar os seguintes:
- Serviços de consultas online – opção para os profissionais da área da saúde: psicólogos, nutricionistas e médicos;
- Design de sites, catálogos ou logotipos;
- Escrita e revisão de textos para diferentes canais digitais, como blogs, redes sociais e páginas de venda;
- Tradução de textos;
- Aulas particulares de diferentes disciplinas;
- Suporte administrativo;
- Gestão de redes sociais;
- Serviços de contabilidade;
- Desenvolvimento de sites, aplicativos e softwares;
- Diagramação de textos e ebooks;
- Edição de fotos e vídeos;
- Tráfego pago (serviço para impulsionar anúncios no Google, nas redes sociais e outras plataformas).
Ideias de e-commerce com baixo investimento
Existem algumas variedades de lojas virtuais que são ideais para quem quer vender pela internet sem precisar investir muito dinheiro. Algumas delas não necessitam nem que você desenvolva ou compre as mercadorias, confira agora quais são esses modelos.
Dropshipping
Nesse modelo, o empreendedor digital vende na sua loja os produtos de fornecedores terceirizados, como atacadistas, grandes varejistas e até mesmo dos fabricantes.
O dropshipping funciona da seguinte forma: sempre que uma compra é efetuada no e-commerce, o empreendedor adquire o produto solicitado diretamente do seu fornecedor que, por sua vez, ficará responsável pelo envio da mercadoria para o consumidor final.
Print on demand
Um negócio digital promissor, e que não demanda um alto investimento, é o print on demand (imprimir sobre demanda, em português).
Nesse modelo, a pessoa cria uma loja virtual onde oferece produtos como camisetas, bonés ou xícaras com estampas ou desenhos específicos. A produção é feita somente após a compra ter sido realizada. Assim, não é necessário investir em um grande estoque.
Revenda de produtos em marketplaces
Outra maneira de lucrar com a internet sem gastar muito é revendendo produtos em um marketplace, que nada mais é do que uma plataforma que reúne vários vendedores, como o Mercado Livre e a Amazon, por exemplo.
Para atuar dessa forma, é necessário escolher um nicho, adquirir os produtos e registrar o seu comércio no marketplace escolhido. Essa opção é interessante também para quem vai criar a própria loja virtual, pois marketplaces costumam ser bons lugares para pequenos empreendedores prospectarem clientes.
Produção artesanal ou sob demanda
Esse tipo de e-commerce funciona como o print on demand. É possível comercializar diversos tipos de itens dessa forma, como roupas, acessórios, cestas de café da manhã e até velas aromáticas.
Tendências em alta no e-commerce
Atualmente, não é possível falar em tendências para e-commerce sem citar a inteligência artificial. Cada vez mais empresas têm usado esse recurso para conseguir entender melhor o comportamento dos seus consumidores e, dessa forma, conseguir entregar ofertas e produtos mais personalizados.
Outras tendências em alta no e-commerce que os empreendedores digitais precisam prestar atenção são:
- Checkout sem login;
- Prazos de entrega menores;
- Social commerce (compras pelas redes sociais);
- Live commerce (transmissões ao vivo com foco em gerar vendas);
- Sustentabilidade.
Após conhecer as melhores ideias de e-commerce para começar a sua loja virtual, chegou a hora de definir o seu nicho, quais produtos você vai vender e qual será o seu modelo de vendas. Dessa forma, será possível definir a sua estratégia digital e elaborar um plano de negócios estratégico.
Para facilitar ainda mais a criação da sua loja virtual, confira o nosso post: O que é plataforma de e-commerce e como ela facilita as vendas online.
