Aprenda a melhorar a experiência dos seus clientes em 7 passos
Ajustes simples podem fazer toda a diferença e ajudar a fidelizar o consumidor
Muitos empreendedores se preocupam com seus produtos e serviços, com a imagem de suas empresas e com a forma como vão atrair consumidores. E eles estão certos. Mas você, enquanto dono de um negócio, não pode se esquecer de priorizar a experiência do consumidor.
Quando o cliente tem uma experiência boa com sua marca, além de ter mais chances de se tornar um comprador fiel, sair satisfeito é o melhor tipo de propaganda possível para o seu negócio, e você nem paga nada por isso!
E para proporcionar uma boa experiência para o consumidor é necessário repensar todo o processo de venda, desde a captação até a entrega do produto ou serviço. Veja, a seguir, alguns passos para deixar o seu cliente ainda mais feliz com sua marca.
Tenha um site responsivo
Vamos começar falando de tecnologia. Atualmente, ter um site responsivo, ou seja, que se adapta a telas menores, como as de smartphones e tablets, é praticamente obrigatório para empresas que querem crescer.
Primeiro, porque o número de pessoas que acessam a internet por meio de dispositivos móveis é cada vez maior, e o próprio Google já avisou que prioriza a exibição das páginas responsivas em seus resultados de busca. E todas as empresas querem estar no topo do Google, certo?
E, segundo, porque quem usa seu smartphone para entrar no seu site vai ter muito mais facilidade de ver os produtos, ler as descrições e clicar nos botões e abas do menu se ele for responsivo. E se o acesso e a usabilidade são melhores, certamente a experiência também será!
Não economize nas informações
Se o consumidor não tem certeza do que está comprando, pode acabar totalmente frustrado quando o produto chegar em sua casa.
Para que isso não aconteça, o ideal é caprichar nas fotos, vídeos e também nas descrições dos produtos, para que quem estiver navegando no seu site possa tirar todas as dúvidas antes de colocar a mercadoria no carrinho de compras.
Não deixe, também, de incluir uma ficha técnica de cada produto considerando dados como dimensões do produto, cores disponíveis, peso, materiais, voltagem, onde pode ser utilizado e qualquer outra informação que seja relevante no momento da compra.
Amplie os canais de atendimento
Ainda que você já tenha dado todas as informações essenciais, é muito importante que o consumidor tenha canais de atendimento, caso ainda tenha dúvidas.
Saber que pode se comunicar por meio de chat, e-mail, telefone, redes sociais e até pessoalmente, se for o caso, ajuda a deixar o comprador mais tranquilo e confiante, e isso também conta muitos pontos a seu favor!
É claro que não vale só deixar os canais disponíveis, é preciso ter um profissional especializado que esteja à disposição para prestar o atendimento e o faça sempre com excelência.
Facilite o checkout
O checkout é uma etapa decisiva para o processo de compra e para a experiência do consumidor. Um checkout ruim pode fazer o visitante desistir de fazer o pedido ou mesmo impedir que ele faça uma nova compra, por isso vale a pena investir em um checkout transparente.
Nessa modalidade, o processo de finalização da venda é bem mais simples e rápido, o que diminui a frequência de carrinhos abandonados e faz com que o processo de compra seja mais fácil.
Coloque o feedback em prática
Junto com os canais de contato, crie, também, um caminho para receber feedback dos compradores, analise as dicas, sugestões, reclamações e elogios de quem já comprou com você e pense em estratégias para melhorar, ainda mais, os seus processos.
É ouvindo seus clientes, agindo com transparência e tomando atitudes para garantir a satisfação deles que você terá consumidores mais fiéis e felizes e também mais facilidade para conquistar novos compradores.
Deixe que ele acompanhe o produto
Compra feita, pedido separado e despachado. Isso significa que o seu trabalho enquanto vendedor acabou, certo? Errado! Enquanto o pedido está a caminho, é essencial que você continue dando suporte para o cliente e o mantenha informado sobre a entrega.
Se você cumpre os prazos e dá ao consumidor a possibilidade de acompanhar o pedido, garante que ele ficará mais seguro de que a mercadoria vai chegar conforme o combinado.
Dê mais do que o cliente espera
Isso significa que se o consumidor comprou uma camiseta branca você deveria mandar duas peças? Não! Fazer mais do que o cliente espera significa ir além do básico e se esforçar para oferecer vantagens e criar situações que superam as expectativas. E isso não precisa ser nada complicado nem custoso.
Por exemplo, quem trabalha com venda de acessórios pela internet pode se preocupar em fazer uma embalagem mais bonita, que encha os olhos, por exemplo. Se você comercializa maquiagem online, pode ser uma boa ideia enviar aquela amostra grátis de um novo batom ou perfume que recebeu de um fornecedor.
Surpreender seu cliente positivamente é sempre uma boa ideia e que melhora, e muito, a experiência final que ele terá com você.
