Como evitar que sua loja virtual vá parar na lista negra do Procon

A temida lista negra do Procon, que aponta os e-commerces que não merecem a confiança dos internautas, acaba de ser atualizada. Agora são 325 lojas estão na mira do órgão de proteção ao consumidor.

Deu um frio na barriga só de pensar que o nome da sua empresa poderia estar lá? Pois é, ninguém quer fazer parte dessa malfadada lista.

Mas para se livrar deste destino cruel, é importante estar atento a vários detalhes, que vão desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do produto. Todo cuidado é pouco e o respeito ao consumidor deve prevalecer, sempre.

Veja o que sua empresa NÃO deve fazer para não estar entre os listados:

Evite atrasos na entrega

Segundo o próprio Procon, a maioria das reclamações relacionadas a compras virtuais são referentes a entrega. Produtos não entregues e ou enviados com atraso são motivos para constantes queixas e um passaporte para a lista negra.

Planeje bem sua logística, tenha um controle rígido de estoque e sempre dê prazos viáveis – coloque um ou dois dias a mais para garantir.

Se ainda assim você perceber que não conseguirá cumprir com o prazo prometido, avise o cliente sobre o imprevisto. Mostre preocupação, e de preferência, dê um mimo, como desconto em uma próxima compra.

Não faça propaganda enganosa

Imagens que não correspondem à realidade, promessas milagrosas, taxas e valores adicionais não mencionados previamente, além de recusas de trocas (atenção, esse direito é assegurado por lei!) são mais motivos que podem levar a sua loja a ser penalizada.


Ofereça preços e descontos reais

A Black Friday, por exemplo, sempre deixa o consumidor brasileiro com um pezinho atrás. Isso porque nas primeiras edições da megaliquidação de 24 horas, que acontece nesta sexta-feira, muitas empresas maquiaram os valores para oferecer supostos descontos sem alterar, de fato, o valor original.

O site ReclameAqui, a partir desse ano, tem um canal exclusivo só para esse tipo de reclamação. Um prato cheio para as verificações e buscas do Procon!

Responda as reclamações

Caso tenha falhado (ninguém é perfeito), a dica é: responda todas as reclamações, sempre, e o mais rápido possível. Seja atencioso e eficaz na resolução de problemas.

O fato de ser nome ter chegado até o Procon não é sinônimo de que ele irá automaticamente para a lista. Quando um site recebe muitas reclamações, o órgão notifica a loja. Prontifique-se a responder e solucionar os problemas antes que seja tarde.

Disponibilize informações e dados de contato

Outro motivo que leva o Procon incluir nomes na sua lista é não conseguir estabelecer nenhum contato com as mesmas. Disponibilize seus contatos de forma clara e evidente, tanto para o consumidor quanto para o órgão.

O Procon também faz checagens nos bancos de dados de órgãos oficiais, como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, portanto, certifique-se de que seus registros estão todos em dia para evitar problemas.

Checou se todos os itens acima estão sendo cumpridos? Não vá arruinar sua reputação por puro descuido! Deixe tudo em dia agora mesmo.

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