Como se preparar para o Dia dos Pais: estratégias para negócios de todos os tamanhos

Montar kits promocionais, garantir um estoque adequado, oferecer um atendimento ágil e disponibilizar várias opções de entrega, essas são algumas formas de como se preparar para o Dia dos Pais
Se você tem um comércio, provavelmente já se perguntou como se preparar para o Dia dos Pais. Afinal, essa é uma das datas comerciais mais importantes do segundo semestre, sendo uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e conquistar novos clientes.
Contudo, para conseguir efetuar um bom número de vendas nessa ocasião, é importante se preparar para essa data com antecedência e traçar estratégias para atrair mais clientes interessados em presentear alguém especial.
Por isso, neste post vamos explicar como preparar a sua empresa para vender mais no Dia dos Pais e também vamos apresentar algumas dicas de pós-venda, para que você possa fidelizar seus novos clientes e garantir mais negócios ao longo de todo o ano.
Como organizar seu portfólio para o Dia dos Pais
A primeira etapa de preparação para essa data comemorativa é fazer um inventário do seu estoque para identificar quais produtos têm mais chances de despertar o interesse dos compradores, e colocá-los em destaque no seu comércio, seja na primeira página do e-commerce ou na vitrine da loja física.
Também vale a pena analisar as vendas dos anos anteriores para verificar quais foram os itens mais vendidos e, assim, garantir a reposição deles para o ano atual. Afinal, se o consumidor não encontrar aquilo que procura na sua loja, ele vai comprar na concorrência.
No entanto, é preciso ter cuidado para não comprar mercadorias demais e ficar com o estoque cheio após a data comemorativa. Por isso, se baseie nas vendas dos anos anteriores na hora de fazer as reposições.
Além disso, pode ser interessante categorizar as suas mercadorias de acordo com a personalidade de cada pai. Por exemplo, quem tem uma loja de roupas pode montar seções específicas para pessoas de diferentes estilos, como: pais elegantes, esportistas ou casuais.
Outra opção, é fazer uma categoria no seu e-commerce somente com produtos recomendados para essa ocasião. Dessa forma, os consumidores vão ter mais facilidade de encontrar o produto ideal para dar de presente nesta data.
Estratégias de divulgação para pequenos negócios
Você já deve ter ouvido falar que a propaganda é a alma do negócio. Por isso, é preciso planejar bem as divulgações para o Dia dos Pais. Atualmente, uma das maneiras mais eficazes de atingir um grande público é usando o marketing de conteúdo.
Portanto, desenvolva posts criativos e interativos para as suas redes sociais dando dicas de como presentear nessa data e incentive a participação do público, usando recursos como enquetes e hashtags temáticas. Além disso, invista em anúncios patrocinados para aumentar o alcance das suas publicações e atrair novos seguidores.
Também pode ser interessante fazer posts para blogs e vídeos para o YouTube ou TikTok mostrando como presentear os pais nessa ocasião e apresentando algumas mercadorias da sua loja como opções de presente.
Outra forma de divulgar o seu negócio é enviando e-mails marketing personalizados com ofertas exclusivas de Dia dos Pais para os seus clientes. Para ter mais sucesso com essa estratégia, é fundamental enviar mensagens relevantes e incluir CTAs (Chamadas Para Ação) claros, como “Compre Já” ou “Aproveite as Ofertas”.
Além disso, se possível, ofereça alguns incentivos para compra, como descontos ou frete grátis, na mensagem do e-mail.
Parcerias e colaborações locais
Para divulgar o seu negócio, também pode ser interessante fazer parcerias com influenciadores da sua região, para que eles divulguem a sua marca e os seus produtos, o que pode aumentar a visibilidade da sua empresa e atrair novos consumidores.
Dicas de promoções e condições especiais
Entre as principais estratégias para o Dia dos Pais também está a de montar kits promocionais com produtos similares ou complementares. Dessa forma, você consegue aumentar o valor agregado por cada venda, e ainda tem chances de deixar os seus clientes mais satisfeitos.
Alguns exemplos de kits desse tipo são um combo com uma camiseta e uma bermuda ou com um sapato e um tênis. Outra alternativa é montar um kit especial com os produtos que você tem no seu estoque. Por exemplo, quem tem uma loja de bebidas pode montar um combo com um vinho, um abridor de garrafas e uma taça.
Oferecer condições especiais também é uma boa maneira de aumentar o número de conversões, algumas opções que você pode implementar nesse caso são:
- Oferecer frete grátis a partir de um valor em compras;
- Possibilidade de parcelar o produto em dois cartões diferentes;
- Disponibilizar a alternativa de parcelamento inteligente, na qual o valor da mercadoria não compromete o limite do cartão de crédito;
- Dar um desconto na compra de uma segunda peça.
Organização da operação e logística
Quem quer aprender como se preparar para o Dia dos Pais precisa organizar o estoque, para saber exatamente quantos produtos de cada categoria estão disponíveis e onde exatamente eles estão localizados. Assim, além de não perder vendas por não ter mercadorias estocadas, vai ficar mais fácil e rápido localizar, embalar e enviar os itens para os destinatários.
Também é importante planejar toda a logística de entregas, portanto converse com as transportadoras que prestam serviço para a sua empresa e verifique se é possível encurtar os prazos de entrega, para garantir que todos os presentes sejam entregues antes do Dia dos Pais.
Além disso, no momento da compra, é preciso deixar claro para o cliente qual é o prazo de entrega do produto. Assim, o consumidor vai saber se o presente vai chegar a tempo da data comemorativa ou não.
Leia também: Dicas de como vender mais no Dia dos Pais e se destacar da concorrência
Ações de pós-venda para fidelização
Além de prestar um ótimo atendimento no processo de compra, é essencial cuidar do pós-venda para garantir a satisfação do consumidor, e aumentar as chances de ele voltar a comprar na sua loja. Algumas formas de fazer isso são:
- Enviando um guia por e-mail ou WhatsApp dando dicas de como usar o produto;
- Disponibilizando um canal de atendimento para o consumidor esclarecer eventuais dúvidas;
- Ter uma política de trocas clara e eficiente;
- Enviando uma mensagem perguntando como foi a experiência de compra da pessoa e questionando se ela acha que o seu comércio precisa melhorar em algum quesito.
Saber como se preparar para o Dia dos Pais é essencial para quem quer aproveitar essa data comemorativa para esvaziar o estoque, conquistar novos clientes e tornar a sua marca mais conhecida. Continue e aprendendo, confira agora o nosso artigo com dicas sobre o que vender no Dia dos Pais.
