Dropshipping e e-commerce, qual é a diferença e qual escolher?

Em um momento onde cada vez mais pessoas se rendem à praticidade das compras online, é fundamental estar presente no mundo digital. Se você está no processo de tornar o seu negócio virtual, vale a pena entender conceitos importantes, como dropshipping e e-commerce.
Basicamente, são duas formas de montar um negócio digital. A diferença entre e-commerce e dropshipping é o armazenamento de estoque. Mas não se preocupe, vamos explicar melhor o que isso significa!
Se você está começando a sua marca agora ou vai abrir uma loja virtual para um negócio que já existe, conheça o que é dropshipping e quais as diferenças deste modelo para o e-commerce.
Assim, você vai estar pronto para tomar a decisão que melhor se encaixa ao seu empreendimento, mirando no sucesso!
Vamos juntos?
Entendendo o que é dropshipping e e-commerce
Dropshipping e e-commerce são dois modelos de negócio para lojas digitais. Enquanto no Dropshipping o vendedor não tem responsabilidade com a entrega do produto, no e-commerce o empreendedor cuida de todo o processo: da venda à entrega.
Portanto, se você é empreendedor e está prestes a abrir um negócio online, é preciso entender essas diferenças. Afinal, elas impactam diretamente nas decisões que você vai tomar e, claro, no seu bolso!
Dropshipping
O dropshipping é um modelo de negócio em que não existe um estoque físico. O empreendedor utiliza uma loja virtual para realizar as vendas, mas não é responsável por armazenar ou entregar os itens.
Como ele funciona?
Na prática, o negócio tem parceria com um revendedor ou distribuidor. Dessa forma, quando a venda é realizada, o pedido é enviado para outra empresa e, de lá, é que o item sai para entrega.
Por exemplo: você tem uma loja virtual de bebidas. Mas, você sabe que é difícil armazenar este tipo de produto, pois exige espaço e, algumas vezes, condições especiais. Portanto, faz contato com um fornecedor de confiança e todas as vendas feitas são enviadas por ele.
Neste caso, você recebe parte deste valor e a outra parte fica com o fornecedor, que também é responsável pelo envio.
E-commerce
O e-commerce tradicional envolve a compra e armazenamento dos produtos. Ou seja, há um estoque e todo o processo, desde a oferta no site até o envio, é feito por uma única empresa.
Como ele funciona?
Neste caso, o empreendedor é o responsável por todos os itens que estão sendo vendidos em sua loja. Ele oferta aquilo que tem, realiza o processo de venda e, depois, faz a etapa de envio.
Para isso, ele precisa ter um estoque, mesmo que seja pequeno, com os produtos que está oferecendo. Não há intermediários e o valor recebido fica, apenas, com uma empresa.
Entenda as diferenças entre as modalidades
Logo abaixo, separamos as principais diferenças entre o modelo de dropshipping e e-commerce:
E-commerce | Dropshipping |
Precisa de um espaço físico | Não precisa de um espaço físico |
Exige a presença de um estoque | Não tem estoque de produtos |
Está mais próximo do produto, gerando mais conhecimento | Não tem contato com o produto |
A quantidade de produtos ofertados tende a ser menor | Pode ofertar maior quantidade de itens, já que não precisa estocar |
Precisa de mais investimento inicial para a compra do primeiro estoque | O investimento inicial é menor, pois não precisa comprar produtos antes de vender |
Todo o processo é feito com apenas uma empresa | O empreendedor funciona como um intermediário de venda |
Precisa se preocupar com a logística de envio do produto | Não tem que se preocupar com custos de entrega |
Exige mais tempo e dedicação do empreendedor | Tem um retorno mais rápido |
Maior margem de lucro para o empreendedor | Menor margem de lucro, já que é preciso dividir com o fornecedor |
Cada modelo de negócio online possui seus pontos positivos e negativos. A verdade é que a escolha vai depender do que você possui de capital para investir e seus objetivos.
Mas calma! A seguir, vamos falar mais sobre como tomar essa decisão.
Qual é a melhor opção?
Como prometido, é hora de falar sobre a escolha entre dropshipping e e-commerce. E você deve estar curioso para saber qual dos dois modelos é o melhor, não é mesmo?
A verdade é que nessa questão não existe uma resposta única e certa! Decidir entre o modelo de dropshipping ou o modelo de e-commerce vai depender única e exclusivamente de você!
Por exemplo, se você possui uma loja física e está começando no digital, já deve ter um estoque. Portanto, o e-commerce é mais indicado. Mas se você não tem espaço e não possui muito dinheiro para investir, pode começar com dropshipping.
Se ainda assim, não sabe qual escolher, veja novamente as vantagens e desvantagens de cada um, assim como a tabela de diferenças e compare cada ponto com sua realidade.
Dessa forma, você entende a melhor opção para o seu caso!
Seja qual for sua escolha, dropshipping ou e-commerce, você pode contar com a Loja VirtUOL para divulgar seus produtos! Com ela, é possível criar uma loja online de forma rápida, segura e prática – exibindo o seu negócio para o mundo!
>> Conheça a Loja VirtUOL e monte agora mesmo o seu negócio digital!