E-mails de carrinho abandonado: como recuperar vendas no seu e-commerce

Imagem de um carrinho com caixas

Os e-mails de carrinho abandonado são uma das estratégias de remarketing e têm como objetivo trazer os clientes de volta para o seu e-commerce, para que eles possam adquirir os produtos que foram deixados no carrinho

Quem tem uma loja virtual provavelmente já percebeu que muitas pessoas adicionam produtos ao carrinho, mas acabam não concretizando a compra. Isso pode acontecer devido a diversos fatores, como distrações, valor do frete e preços mais baixos na concorrência. Contudo, é possível recuperar parte dessas vendas com os e-mails de carrinho abandonado.

Essas mensagens estão entre as estratégias de remarketing para e-commerce e são utilizadas pela maioria das empresas, independentemente do nicho ou porte. Os e-mails de recuperação podem ser totalmente automatizados, o que garante que todos os consumidores que não efetuaram a compra vão receber o seu comunicado.

Entretanto, para que essa técnica seja eficaz, é preciso aprender como construir essas mensagens para deixá-las atraentes para o seu público e também saber qual é o momento ideal para enviar as notificações. Sendo assim, continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. 

Importância dos e-mails para recuperação de carrinho abandonado

Se um dos desafios do seu e-commerce é lidar com os usuários que desistem das compras online, saiba que você não está sozinho. De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box, a taxa de abandono de carrinhos é de 78%.

No entanto, nem tudo está perdido. Segundo esse mesmo levantamento, 74% das pessoas que acabaram não efetuando a compra já voltaram para adquirir as mercadorias que haviam selecionado.

Contudo, para que isso aconteça, é preciso usar uma estratégia para chamar o cliente de volta para o seu site, e uma das maneiras mais práticas e eficazes de fazer isso é usando os e-mails de carrinho abandonado. 

Com essas mensagens, a sua empresa pode lembrar esses clientes que os produtos que eles selecionaram ainda estão disponíveis e esperando por eles. 

Além disso, você também pode usar esses comunicados para apresentar condições de pagamento facilitadas, se colocar disponível para esclarecer quaisquer dúvidas, ou oferecer um cupom de desconto ou frete grátis para estimular a compra.

Os e-mails de recuperação são uma forma de mostrar para os seus clientes que a sua empresa quer construir um relacionamento com eles e que está atenta às necessidades e interesses deles e, em alguns casos, está disposta a oferecer concessões para facilitar a compra.

Melhores práticas para criar e-mails de carrinho abandonado

Para ajudar você a enviar comunicados mais eficientes, preparamos uma lista com os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de criar essas mensagens:

1. Tom de voz

 É importante que os e-mails sigam o tom de voz da sua empresa. Portanto, se o seu e-commerce é mais descontraído, siga essa mesma linha nas suas mensagens. Já quem tem um negócio mais formal deve seguir esse estilo nos seus comunicados.

2. Assunto do e-mail

Esse tópico precisa ser atrativo, para aumentar as chances de abertura. Por isso, coloque o nome do consumidor no assunto e use uma frase simpática para descrever o objetivo do seu contato.

Por exemplo: Olá, (nome da pessoa), o (nome do produto) está te esperando aqui na (nome da loja virtual).

3. Objetividade

A maioria dos indivíduos tem um dia a dia agitado. Portanto, se você enviar um comunicado muito longo, possivelmente ele não vai ser lido pelos destinatários. Sendo assim, use frases curtas e simples para captar a atenção e passar o seu recado.

Leia também: 5 estratégias de e-mail marketing para vender mais

4. Cores

As cores podem ajudar a despertar e a reter a atenção das pessoas. Escolha as mesmas tonalidades da paleta de cores da sua empresa e procure usá-las de forma estratégica no corpo da mensagem para que elas possam se destacar, sem deixar o visual poluído.

5. Use imagens

É fundamental sempre colocar a imagem do produto abandonado no comunicado, tanto para fazer com que o consumidor se lembre exatamente do que deixou de comprar, quanto para despertar o desejo de ter aquele objeto.

6. Use incentivos para fazer o cliente comprar

Em algumas situações pode ser interessante usar incentivos para estimular os consumidores a adquirirem os itens abandonados, especialmente se for a primeira compra deles no seu site.

Há várias formas de fazer isso, algumas das mais efetivas são: 

  • Oferecer frete grátis;
  • Disponibilizar condições de pagamento facilitadas;
  • Oferecer um cupom de desconto.

Além disso, para despertar ainda mais o desejo do consumidor, coloque na mensagem algumas provas sociais, ou seja, relatos de pessoas que compraram e aprovaram a sua mercadoria. Isso pode ajudar a quebrar algumas objeções e aumentar as suas chances de concretizar a venda. 

7. Use um CTA atrativo 

É fundamental usar um CTA claro e atrativo. O ideal é escrever nesse espaço a ação que você deseja que o cliente realize. Por exemplo: “quero finalizar meu pedido agora”. 

Para deixar esse elemento do comunicado ainda mais em destaque, use uma cor diferente para o botão de CTA.

8. Incentive o cliente a entrar em contato

Dependendo do tipo de mercadoria que você vende, o cliente pode ficar com algumas dúvidas em relação ao produto, portanto, incentive-o a entrar em contato com a sua empresa para esclarecer essas questões.

Qual o melhor momento para enviar o e-mail de carrinho abandonado?

Esse comunicado pode ser enviado entre 1 a 24 horas após o abandono. Dessa forma, a pessoa ainda vai se lembrar claramente daquilo que deixou de comprar.

O ideal é programar o primeiro e-mail entre 1 e 3 horas depois, aproveitando o interesse recente do cliente. Caso ele não finalize a compra, vale enviar um segundo lembrete após 24 horas e, se necessário, um último contato em até 48 horas, oferecendo condições especiais ou destacando a vantagem do produto para estimular a conversão.

Leia também: Carrinhos abandonados como recuperar e aumentar suas vendas online

3 Exemplos de e-mails de carrinho abandonado que funcionam

Agora que você já sabe como construir essas mensagens, veja abaixo três exemplos de e-mails para recuperar o carrinho abandonado para você se inspirar na hora de criar os seus comunicados. 

1. E-mail com incentivo para compra

Assunto: (nome do cliente), seu carrinho ainda está te esperando — com frete grátis!

Corpo do e-mail:

Olá, (nome do cliente)!

Notamos que você deixou alguns itens no carrinho e queremos te ajudar a finalizar seu pedido. 

Por isso, você ganhou frete grátis para levar todos os produtos do seu carrinho para casa.

Mas corre que é por tempo limitado.

CTA: Finalizar minha compra com frete grátis

2. E-mail com condições de pagamento facilitadas

Assunto: (nome do cliente), ficou mais fácil levar seus produtos pra casa!

Corpo do e-mail:

Olá, (nome do cliente)!

Seus produtos ainda estão te esperando e você pode levá-los para casa pagando em até 10x sem juros no cartão de crédito ou usando dois cartões diferentes!

Assim, fica muito mais fácil garantir aquilo que você precisa, não é mesmo?

Mas atenção: seu carrinho não vai ficar reservado para sempre. Então, corra para garantir os seus produtos.

CTA: Quero finalizar meu pedido!

3. E-mail de recuperação simples 

Assunto: (nome do cliente), seus produtos estão quase indo embora…

Corpo do e-mail:

Olá, (nome do cliente)!

Percebemos que você deixou esses itens no carrinho. Eles estão quase esgotando!    
Finalize seu pedido antes que o nosso estoque acabe!

CTA: Finalizar minha compra agora

Além de saber como criar e quando enviar os e-mails de carrinho abandonado, é importante conhecer outras ferramentas que podem facilitar a gestão do seu e-commerce e ajudar a alavancar os seus lucros. Portanto, acesse agora mesmo o site da UOL Host e conheça todas as nossas soluções para o seu negócio.

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