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Marketing Digital para pequenos negócios

O marketing digital é a estratégia de divulgação de um negócio através da internet. Os conceitos do marketing podem ser aplicados também em pequenas empresas.

À medida que o cenário econômico muda, ou seja, o consumidor se mostra mais interessado pelo mundo digital e busca soluções práticas para o seu dia a dia, o marketing digital para pequenos negócios começa a ganhar força.

Essa é a oportunidade que os empreendedores têm de divulgar o seu negócio de maneira atrativa o ano todo na internet.

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

Marketing digital para pequenos negócios: como funciona essa estratégia

O conceito de marketing digital pode ser entendido como: a promoção e divulgação de produtos e serviços da empresa, através da internet. Essa é uma das formas mais práticas para se comunicar com o seu público, indo de encontro ao que ele precisa através da divulgação no meio digital. 

Além disso, o marketing digital para pequenos negócios é uma excelente oportunidade para aumentar as suas vendas, conquistar e fidelizar novos clientes

Canais de comunicação para pequenos negócios investirem 

Pensando nos aspectos apresentados anteriormente, precisamos mencionar quais são os canais que a pessoa empreendedora pode utilizar para divulgar melhor o seu negócio na internet. Confira a seguir: 

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Quais as vantagens do marketing digital para o seu negócio?

Estar presente no mundo digital é uma realidade que todas as empresas precisam trilhar. Por isso, quanto mais cedo elas aplicarem o marketing digital, mais sucesso terão no mercado em que atuam. 

Confira algumas vantagens sólidas de divulgar o seu negócio na internet: 

5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

Agora que já entendemos as vantagens de fazer marketing digital para pequenos negócios, é hora de conferir mais dicas sobre o assunto e obter sucesso em suas campanhas 

1 – Construa uma forte presença nas redes sociais

Grande parte das pequenas empresas usam as redes sociais para divulgarem os seus produtos e serviços. Mas, para melhorar a experiência do usuário, é possível criar uma estratégia de direcionamento e encantamento nas postagens de forma a chamar a atenção dos clientes. 

Uma das opções é usar vender pelo Instagram através da sacolinha, que permite integrar a rede social com a sua loja virtual e assim aumentar as vendas. Neste vídeo você confere como utilizar a sacolinha do Instagram:

>> Confira aqui como criar conteúdo para o Instagram neste Guia Definitivo e Completo para você aplicar em seu negócio!

No Facebook, a empresa pode tanto criar postagens diárias, como também divulgar nos grupos dos consumidores. Se fazer presente nessas mídias atrai mais clientes e reforça o sucesso da marca.

2 – Acompanhe a jornada do cliente

De maneira geral, os consumidores trilham uma jornada antes de se tornarem clientes, que inclui: conhecer a marca, se identificar com o produto/serviço, entender a sua necessidade, analisar os benefícios e assim comprar com a empresa

Por isso, para conseguir resultados assertivos com a sua estratégia de marketing digital para pequenos negócios, é preciso realizar um acompanhamento dessa jornada e identificar os passos do seu cliente até a compra ou solicitação de um serviço. 

3 – Tenha constância e frequência

Seja qual for o canal utilizado para divulgar a sua empresa, é importante manter a constância nas publicações

Isto é, se você deseja ter mais vendas pela internet, é necessário manter a regularidade nas postagens.

4 – Utilize vídeos e boas imagens

Os vídeos e imagens dos produtos e serviços são ótimas opções para atrair clientes. Isso porque as divulgações visuais podem ser mais explicativas e atrativas do que um único texto na internet.

5 – Acompanhe as métricas e relatórios

Para saber se as estratégias usadas deram certo, é preciso analisar as métricas e relatórios. Um dos meios de fazer isso é calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI) da empresa, que serve para medir o resultado financeiro de uma empresa. 

O cálculo do ROI é feito da seguinte forma: 

ROI = (valor arrecadado com campanhas de vendas – investimento realizado) / investimento total

Por exemplo: 

ROI = (R$ 1.500 de vendas – R$ 500 investimento realizado) / investimento R$ 500 

ROI = R$ 1.000 / R$ 500 = 2 x 100 (porcentagem) = 200%

Esse resultado significa que a empresa teve o retorno de duas vezes ou 200% do valor investido nas campanhas de vendas, o que é muito positivo para uma empresa!

O marketing digital para pequenos negócios é acessível e fácil de aplicar, já que as estratégias que citamos aqui se encaixam em qualquer empresa. 
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