Planilha de Controle de Estoque Excel: modelo grátis para download

Aprenda a usar essa importante ferramenta de gestão de estoque
A maioria dos empreendedores subestima a importância do controle de estoque tanto dentro da empresa quanto na loja online. Mas, na verdade, eles esquecem que qualquer erro no abastecimento pode acarretar em prejuízo, seja pelo excesso de um produto ou pela falta de outro.
Com a ferramenta ideal, o controle pode ser feito por mais de uma pessoa, em vez de o dono ser o único responsável pela conferência. Quem tem uma boa gestão de estoque consegue ter uma visão estratégica do seu negócio e pode se planejar melhor em datas comemorativas, por exemplo. Com informações em mãos, ele sabe o que precisa ser reposto e quais mercadorias estão sem giro.
E qual é essa ferramenta que pode te ajudá-lo a fazer tudo isso? A Planilha de Controle de Estoque do UOL Meu Negócio! Veja como é fácil usá-la:
Depois de fazer o download gratuito da planilha, você verá que o arquivo é organizado em abas e tem as seções de guia, painel, entrada e saída. No guia você verá que tem instruções para que possa aprender a utilizar a planilha de maneira bem didática.
Seguindo as três etapas, a planilha de controle de estoque estará pronta para ser usada. Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos os principais passos para que você use essa ferramenta para fazer o controle de estoque do seu negócio.
Agora, você deve começar a preencher a planilha com as mercadorias que tem no estoque. Padronize por meio de um código único, a descrição precisa ser bem-feita e fácil de identificar o produto. Coloque, também, a unidade e o valor mínimo de alerta.
Em seguida, comece a preencher com o “Estoque Atual”, “Custo Médio” e “Venda Média”. O custo médio de um produto corresponde à ponderação entre os valores de estoques. Por exemplo, abaixo listamos as entradas de um Produto X:
-
100 unidades de Produto X, ao custo de R$ 700,00 o lote
-
200 unidades de Produto X, ao custo de R$ 950,00 o lote
Ou seja, para calcular o custo médio do Produto X será:
-
R$ 700,00 + R$ 950,00 dividido por (100 + 200) unidades = R$ 1.650,00/300 = R$ 5,50 a unidade.
Não deixe de fazer esse cálculo para que sua planilha de controle de estoque esteja alinhada de acordo com o custo que você tem ao comprar as mercadorias. Nesse momento, você terá o valor total do seu estoque.
Agora, o próximo passo é acessar a aba ENTRADA para cadastrar seu estoque inicial. Basta digitar a Data e o Código do Produto que será carregado. Digite, também, o nome do Fornecedor, a quantidade e o valor unitário de cada item.
Pronto! Caso você tenha alguma venda, não se esqueça de preencher a planilha. Digite a data da venda e o código do produto que será vendido. É importante, também, colocar o nome do fornecedor, a quantidade e o valor unitário de cada item.
Para que a planilha seja uma ferramenta valiosa, dedique um tempo para preencher tudo com calma e de acordo com as vendas da sua empresa. Assim, fica muito mais fácil analisar o estoque que você tem e quais estratégias precisam ser colocadas em prática para girar as mercadorias.
Sabemos que é preciso ter bastante disciplina, por isso não deixe de registrar as entradas e saídas do seu estoque. Quanto mais completo for, melhor para seu negócio!
