Como se preparar para a Black Friday e aproveitar as oportunidades

pessoa com computador e presente na mão

Como se preparar para a Black Friday? Faça um planejamento antecipado, negocie com os fornecedores para conseguir preços mais baixos e, assim, oferecer descontos mais agressivos, invista no marketing digital para divulgar as suas promoções e ofereça um excelente atendimento ao cliente.

O mês de novembro já se tornou uma das datas mais importantes do comércio brasileiro. Por isso, se você quer aproveitar essa ocasião para aumentar as suas vendas, lucrar mais e conquistar novos clientes, precisa saber como se preparar para a Black Friday.

Grandes e pequenos comércios passam meses elaborando uma estratégia para conseguir atrair a atenção do público nessa época. Portanto, se você quer que o seu negócio online continue sendo competitivo, precisa saber como fazer um planejamento para a Black Friday.

Continue a leitura para descobrir quais são as oportunidades que esse período oferece para os empreendedores e saiba como se planejar para vender mais nesta que é a segunda maior data comercial do Brasil em volume de vendas.

Quais as principais oportunidades da Black Friday no Brasil?

Todos os anos, a maioria dos consumidores espera pela Black Friday para comprar com descontos exclusivos. Somente em 2024, as vendas na última sexta-feira de novembro movimentaram cerca de R$ 4,27 bilhões, uma alta de 8,4% em relação ao ano anterior. 

Nesse dia, foram vendidos mais de 20 milhões de produtos. Entre as mercadorias mais comercializadas estão celulares, móveis, eletrodomésticos, calçados e roupas. Apesar disso, essa ocasião reserva oportunidades de negócio para empreendedores de todos os nichos.

As promoções da Black Friday não precisam se limitar apenas à última sexta-feira de novembro. Lojas virtuais de diferentes portes têm o costume de antecipar as ofertas durante a semana que antecede a data comercial, algo que tem se mostrado bastante lucrativo.

Além disso, quem atua no setor de eletrônicos pode estender um pouco as promoções até a segunda-feira, quando é celebrada a Cyber Monday, quando os produtos desse setor, como celulares e computadores, são comercializados com desconto.

Portanto, quem quer aproveitar esse dia para alavancar o faturamento do seu negócio, precisa saber como se preparar para a Black Friday.

Etapas essenciais para o planejamento da Black Friday

Agora que você já sabe qual é a importância dessa data para o comércio, veja abaixo as principais etapas para fazer o planejamento da Black Friday.

1. Conheça sua empresa e o comportamento do mercado

Antes de traçar qualquer estratégia, é crucial entender seu próprio negócio:

  • Quais são os seus produtos mais vendidos?
  • Qual é o perfil dos seus clientes?
  • Quais são as tendências de compra em seu setor? 

Responder a essas perguntas é o que vai permitir que você planeje melhor suas ações. Além disso, use ferramentas como Google Trends e SEMrush para acompanhar o comportamento do mercado e identificar novas oportunidades.

2. Monte seu plano de ação com antecedência

A preparação para a Black Friday começa muito antes de novembro. Um dos maiores erros que os empreendedores cometem é subestimar o tempo necessário para planejar as promoções, adquirir estoque e treinar a equipe. Sem esse cuidado, a tendência é que os seus diferenciais não se destaquem da concorrência.

A dica aqui é reservar um tempo para negociar com fornecedores, calcular margens de desconto viáveis e montar campanhas de marketing mais eficientes. 

3. Analise os dados da última Black Friday

Se a sua loja virtual já está no mercado há algum tempo, será necessário analisar os dados dos anos anteriores para conseguir criar uma estratégia mais condizente com a sua realidade. Portanto, analise os seguintes fatores:

  • Nos últimos anos, qual foi o volume de vendas da sua empresa nessa ocasião;
  • Qual foi o ticket-médio;
  • Quais foram as mercadorias mais vendidas;
  • Quais foram as ofertas preferidas dos clientes;
  • Se o estoque de algum item acabou antes do esperado;
  • Se algum produto não performou bem.

4. Defina metas e KPIs para medir o sucesso

Para conseguir mensurar a performance do seu empreendimento nessa data, é necessário definir metas claras, como volume de vendas esperado e valor do ticket-médio por cliente. 

Além disso, defina KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) para monitorar o sucesso da campanha, como taxa de conversão e o alcance. Assim, você consegue entender melhor o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para que as metas principais sejam atingidas.

5. Otimize a experiência do cliente no site

Para aumentar as chances de efetivar uma venda, e também fidelizar novos consumidores, é essencial ter um site rápido, responsivo, com uma interface amigável e organizada. Assim, as pessoas vão ter mais facilidade para encontrar o que procuram e vão se sentir mais seguras para comprar no seu e-commerce. 

Se possível, ofereça também um checkout simplificado, dessa maneira os clientes vão conseguir concluir o cadastro e a compra de uma maneira mais rápida. 

6. Invista em diferentes canais para atendimento

Para garantir que o cliente tenha uma boa experiência, é necessário oferecer vários canais de atendimento, como e-mail, chat e redes sociais. Dessa forma, ele poderá entrar em contato com o seu empreendimento da forma que considerar mais confortável.

Além disso, é fundamental treinar a sua equipe para oferecer um atendimento personalizado, cortês e efetivo. Caso seja viável, automatize algumas etapas do processo, para que os consumidores não fiquem esperando muito tempo para obter uma resposta. 

Melhores estratégias para vender mais na Black Friday

Quer garantir um alto número de vendas online? Então, conheça um checklist para Black Friday com algumas das principais estratégias para esse período:

  • Planeje-se com antecedência – defina quais mercadorias entrarão em promoção e qual será o desconto máximo para cada uma delas;
  • Negocie com os fornecedores – assim será possível negociar preços mais baixos, garantir um estoque adequado e surpreender seus clientes;
  • Defina um orçamento para o marketing da Black Friday;
  • Invista no marketing digital;
  • Aposte no remarketing para quem já é seu cliente;
  • Ofereça descontos mais agressivos para os produtos que são campeões de vendas;
  • Aposte nas ofertas progressivas;
  • Disponibilize opções de frete grátis a partir de um determinado valor em compras;
  • Ofereça formas de pagamento flexíveis;
  • Invista no pós-vendas para fidelizar os clientes. 

Como evitar os erros mais comuns da Black Friday

Além de saber como se preparar para a Black Friday, é essencial conhecer os principais erros que os lojistas cometem nessa ocasião, e que podem colocar todo o seu planejamento em risco.

Estoque insuficiente

Quando um cliente coloca um produto no carrinho e recebe o aviso de que aquele item está esgotado, ele provavelmente vai se sentir frustrado e vai procurar essa mesma mercadoria em outro e-commerce.

Nesse caso, além de perder a venda, você também pode perder o cliente, que, devido a experiência ruim, pode não ter mais vontade de voltar a comprar na sua loja virtual. 

A fim de evitar que isso aconteça, faça um mapeamento dos produtos mais vendidos ao longo do ano e nas últimas edições da Black Friday.

Assim que você estiver com a lista desses itens, entre em contato com os fornecedores, negocie preços mais acessíveis e adquira um número adequado dessas mercadorias para o seu estoque. Dessa forma, você terá mais chances de vender e de satisfazer o consumidor.

Atendimento desorganizado

Com o aumento no volume de vendas e de consultas, muitos empreendedores falham em oferecer um atendimento rápido e eficiente durante a Black Friday, o que pode gerar perdas de vendas. 

Para não cometer esse erro, faça a integração de canais de atendimento, treine a sua equipe e invista em chatbots.

Divulgação ineficiente

Não adianta fazer promoções e ofertas digitais incríveis e não divulgá-las. Sendo assim, comece a divulgar os descontos que a sua empresa vai oferecer com semanas de antecedência.

O marketing digital é um dos pilares de uma Black Friday de sucesso. Invista em campanhas pagas, anúncios nas redes sociais e e-mail marketing para garantir que suas promoções cheguem ao maior número de clientes possível. Além disso, campanhas de remarketing podem ser uma excelente estratégia para reativar clientes que abandonaram o carrinho.

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