Eduardo Rangel no Fórum E-commerce Brasil: Templates inteligentes e os desafios da personalização no e-commerce

No Fórum E-commerce Brasil 2025, Eduardo Rangel Thompson apresentou a nova funcionalidade de temas flexíveis da Loja VirtUOL. A solução permite personalizar lojas virtuais com mais liberdade, melhorar desempenho técnico e abrir novas oportunidades para parceiros, combatendo a padronização que afeta pequenos e-commerces na identidade visual e na experiência do usuário.
Nos dias 29, 30 e 31 de julho, o Fórum E-commerce Brasil 2025 movimentou o Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo especialistas e empresas de todo o país para discutir o presente e o futuro do comércio eletrônico. Representando o UOL Host, o diretor de engenharia Eduardo Rangel Thompson subiu ao palco no último dia do evento para apresentar a palestra “Templates Inteligentes: o Futuro do E-commerce Sob Medida”.
O foco da conversa foi um dos principais lançamentos da Loja VirtUOL: os temas flexíveis, uma funcionalidade desenvolvida para permitir que pequenas e médias empresas personalizem suas lojas virtuais de forma mais profunda, atendendo às necessidades de campanhas sazonais, adaptações por nicho de mercado e diferenciação visual.
Leia mais: O que mais atrapalha uma venda online e como resolver
O cenário do pequeno e-commerce
Eduardo iniciou destacando a grande oportunidade que existe no universo dos pequenos negócios online. “87% da internet são pequenos e-commerces — negócios que faturam até 5 milhões de reais por ano”, afirmou. “Se a gente for olhar os big players, eles representam menos de 3% dos clientes. Então, temos uma oportunidade muito grande nesse segmento.”
Segundo ele, a maior parte dessas lojas ainda tem poucos produtos — “grande parte tem até 10” — e preços médios abaixo de R$ 100. “Estamos falando de pequenas e médias empresas, que são o nosso foco. E isso traz um desafio importante: promover a inclusão digital desses clientes na internet.”
O problema da padronização
Apesar do crescimento das plataformas de criação de lojas virtuais e do uso da inteligência artificial, Eduardo chamou atenção para um problema comum: a padronização visual. “Hoje em dia parece simples criar um e-commerce. Temos plataformas prontas — a nossa inclusive — e IA que ajuda em vários aspectos. Mas será que tudo o que a IA entrega performa de verdade?”
Segundo ele, cerca de 90% das pequenas e médias empresas usam templates prontos. “Eu tenho uma loja de roupa, mas o design é basicamente o mesmo do vizinho. Os banners estão no mesmo lugar, as imagens são parecidas… não tem uma identidade personalizada.”
Essa falta de personalização reflete diretamente na memória do consumidor. “91% das pessoas lembram do produto que compraram, mas não lembram da loja onde compraram. Isso acontece porque essas empresas não têm uma cultura de marketing. E só 14% delas investem em usabilidade.”
Outro dado relevante: 60% dos lojistas mantêm o mesmo layout desde o dia em que configuraram a loja. “Ninguém lembra que existe Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal. A loja fica igual o ano inteiro. Quando tudo é igual, nada é diferente.”
A resposta: os temas flexíveis
Foi com base nesse cenário que nasceu a ideia dos temas flexíveis, apresentados por Eduardo como uma forma de devolver identidade e diferencial aos e-commerces. “Esse foi um grande desafio que a gente teve e no qual trabalhamos por um bom tempo.”
A nova funcionalidade da Loja VirtUOL traz avanços técnicos e práticos. “Trocamos a tecnologia e melhoramos o tempo de resposta das páginas. Isso ajuda o Google a indexar melhor, melhora o SEO, e facilita o ranqueamento das lojas.”
Além disso, os usuários passam a ter acesso ao código da interface, permitindo personalizações profundas. “Ele pode criar o template da forma que quiser, precisa usar um pouco de programação, mas ganha muito em responsividade, carregamento, SEO e experiências exclusivas. Não sou mais igual ao meu vizinho.”
A proposta também contempla datas comemorativas e nichos de mercado: “Conseguimos criar temas para datas sazonais e para segmentos específicos.”
Um novo caminho para parceiros e afiliados
Os temas flexíveis também abrem portas para quem deseja vender templates. “Isso cria um leque de oportunidades para nossos clientes e nossos parceiros. Podemos colocar temas dentro do marketplace e as pessoas podem começar a vender esses temas para outras lojas. É uma forma de remunerar todos os parceiros que temos.”
Shopping UOL: mais visibilidade para as lojas
Outro ponto abordado por Eduardo foi o Shopping UOL, um ambiente que reúne todas as lojas criadas dentro do ecossistema da Loja VirtUOL. “É uma forma que encontramos para resolver o problema de marketing. As lojas passam a aparecer automaticamente dentro do portal UOL, funcionando como uma grande vitrine.”
Conheça a Loja VirtUOL e comece a usar os temas flexíveis para criar uma vitrine única, com a sua identidade.
