Muitos lojistas encontram dificuldades na hora de escolher o tipo de produto adequado ao seu negócio. Pensando nisso, criamos uma lista explicando as diferenças básicas entre cada um deles. Produto simples O produto simples é provavelmente o tipo de produto Magento mais utilizado. Ele não deve possuir nenhuma variação específica. Podemos tomar como exemplo, perfumes, livros, fones de ouvido, entre outras coisas. Produto configurável Ao contrário do produto simples, o produto configurável deve ser utilizado para um item que possui variações específicas. Pense em um batom com várias cores ou em uma bolsa com diferentes materiais. Cada produto pode ter atributos diferentes que o tornam configurável. Produto virtual O produto virtual não é semelhante a produtos físicos ou digitais, pois trata-se de um serviço. Pode ser utilizado para a venda de cursos virtuais, por exemplo. Produto digital O produto digital é algo que pode ser disponibilizado por download ao cliente. Ele funciona da seguinte forma: assim que o pagamento do produto for identificado, o lojista libera o download ao cliente e ele pode acessá-lo em sua conta da loja virtual. Produto agrupado Com os produtos agrupados, podemos criar promoções e definir valores diferentes para os produtos associados. Nesta modalidade, o cliente pode escolher quais produtos deseja adquirir dentro do pacote. Pacote de produtos Nesta modalidade, vários produtos são vendidos juntos e o próprio Magento calcula o preço do pacote, de acordo com o que já foi cadastrado previamente. O cliente não pode comprar os produtos separadamente. Aprenda a cadastrar cada um deles clicando em seus respectivos nomes.
Após entrar no painel administrativo da sua loja e criar sua conta, é hora de cadastrar seu primeiro produto. Neste tutorial, ensinaremos a cadastrar o produto simples. 01. No painel do administrador, clique em catálogo e logo após em gerenciar produtos. Toda vez que você quiser inserir novos produtos, basta clicar no botão criar produto, que se encontra no lado direito do painel. 02. Selecione o tipo de produto com que você quer trabalhar, neste caso, trabalharemos com o produto simples. 03. Na coluna geral, você irá inserir todas as características de seu produto, como: código, nome, preço e descrição. Observe o exemplo: Clique em salvar e continuar. 04. Vá até a segunda coluna, denominada pesos e dimensões. É importante ressaltar que o peso, largura, altura e comprimento a que o sistema se refere, diz respeito ao pacote que o produto será enviado, e não ao produto em si. Após preencher todas as informações solicitadas, clique em salvar e prossiga com o cadastro. 05. O próximo passo é inserir as imagens de seu produto. Você pode escolher quantas acreditar ser necessário, basta clicar em escolher arquivo, selecionar as imagens que serão exibidas e clicar em enviar arquivos. Obs: As dimensões de suas imagens não devem ultrapassar 5000x5000 px. E o tamanho dela não deve ultrapassar 1MB para que a loja não fique pesada. Uma boa prática é utilizar sites com programas online para reduzir a imagem em tamanho e não perder qualidade. Entre eles, estão: TinyPNG, Optimizilla e Kraken. 06. Note que no topo do quadro das imagens, as seguintes opções estão habilitadas: imagem no carrinho, imagem na listagem e imagem nos detalhes. Logo abaixo, você poderá marcar qual das fotos gostaria de ter em cada etapa da compra, bem como excluir tais imagens, caso seja preciso. Clique em salvar e continuar. 07. Na coluna atributos do produto, insira características como: cor, tamanho, fabricante, modelo, entre outras. Além disso, outros atributos podem ser criados pelo lojista. Aprenda a criar atributos. 08. A próxima coluna tratará de preços avançados. Nesta etapa, você poderá adicionar o selo de novidade em seu produto, bem como criar promoções para todos ou apenas um grupo de clientes. Obs: Se você selecionar uma data para que um preço promocional se inicie, nos campos "Preço Promocional de" e "Preço Promocional até" é necessário fazer uma limpeza de Cache e Índices no dia de início e de final da promoção, para que o sistema de fato aplique ou deixe de aplicá-la. Para ver como fazer essa limpeza, Clique aqui. Aprenda a gerenciar grupos de clientes. Clique em salvar e continuar. 09. Em mecanismos de busca, insira pequenas palavras-chave que ajudarão o cliente a localizar seu produto na web. 10. Na coluna estoque, cadastre a quantidade de produtos que possui em estoque e defina alguns pontos. Observe o exemplo: 11. Na coluna categorias, encaixe o produto em sua respectiva categoria e salve. Aprenda a criar categorias. Pronto! As principais informações de seu produto simples estão cadastradas.
01. Para criar um produto configurável, acesse o menu catálogo e clique em gerenciar produtos. No canto superior direito, clique em criar produto e logo após selecione o grupo de atributos e o tipo de produto que será cadastrado. Você também pode criar um grupo específico de atributos para seu produto. • Aprenda a criar atributos. 02. Na página seguinte, selecione qual atributo do tipo combobox deverá ter em seu produto e clique em avançar. Os atributos escolhidos nesta etapa, serão as variações do produto apresentadas ao cliente no momento da compra. Exemplo: variações de cor, tamanho, entre outras. 03. Preencha as informações do produto configurável normalmente, mas atente-se às exceções: • Na aba preços, o valor é obrigatório e utilizado como padrão. O preço de cada produto individual associado pode ser ajustado conforme sua necessidade; • A aba estoque não possui a opção de quantidade, pois esta será definida pelo produto associado. Selecione somente a opção em estoque, no campo disponibilidade de estoque; Clique em salvar e continuar. Adicionando os produtos associados 01. Para associar as variações de produto ao produto configurável existem três modos: criação rápida de produto simples, criar vazio e copiar de configurável. Para iniciar qualquer um desses processos, vá até a página de configuração do produto configurável e escolha a opção associar produtos. Criação rápida de produto simples 01. Na seção de criação rápida de produto simples, verifique se a opção automático está selecionada para o nome e SKU. Esta opção gera estes itens automaticamente com base no produto configurável. 02. Feito isso, defina o peso, mude o status para habilitado e deixe a visibilidade como não exibir individualmente. Esta alternativa permite que os produtos associados não apareçam separadamente na loja. 03. No campo do atributo, selecione a opção para o primeiro produto associado. Exemplo: se o atributo tamanho foi criado, escolha o tamanho pequeno, médio ou grande. 04. Em quantidade, defina a quantidade de produtos disponíveis e selecione a opção em estoque. 05. Clique em criar rapidamente. Repita este procedimento até criar todas as variações de seu produto configurável. Exemplo: Se o tamanho pequeno foi criado primeiro, repita o processo para médio e grande. Criando vazio Este método abre uma nova janela com um formulário de criação de produto. Para cada produto criado, um formulário será aberto. 01. Na página de criação de produto configurável, clique em criar vazio. 02. Complete o formulário e clique em salvar. Copiar de configurável Esta opção abre uma nova janela para o cadastro do produto com alguns campos já preenchidos. 01. Os únicos itens que devem ser alterados, são: nome, código (SKU) e atributo. 02. Na página de criação do produto configurável, clique em copiar de configurável. Preencha o formulário e salve as alterações.
Nesta modalidade, vários produtos são vendidos juntos e o próprio Magento calcula o preço do pacote, de acordo com o que já foi cadastrado previamente. O cliente não pode comprar os produtos separadamente. 1. Para cadastrar um pacote de produtos, vá em Catálogo > Gerenciar produtos > Criar produto e escolha a opção Pacote de Produtos. Clique na opção Fixo e escolha um código único para seu pacote. Escolha um nome, uma descrição curta e outra completa, altere a situação para habilitado e a visibilidade para catálogo, busca. No menu preços, clique mais uma vez na opção fixo e coloque o número zero – cadastraremos o preço mais tarde. Observe o exemplo: 2. Na coluna pesos e dimensões, mude a opção para fixo e preencha as demais informações. 3. O próximo passo é inserir as imagens de seu pacote de produto. Clique em escolher arquivo, escolha as imagens que serão exibidas e clique em enviar arquivos. 4. Note que no topo do quadro das imagens, as seguintes opções estão habilitadas: imagem no carrinho, imagem na listagem e imagem nos detalhes. Logo abaixo, você poderá marcar qual das fotos gostaria de ter em cada etapa da compra, bem como excluir tais imagens, caso seja preciso. 5. Na coluna atributos do produto, insira características como: cor, tamanho, fabricante, entre outras. Além disso, outros atributos podem ser criados pelo lojista. • Aprenda a criar atributos. 6. Na coluna preço avançado, vamos configurar apenas duas coisas: em price views habilite a opção melhor preço e em exibir preço atual deixe como utilizar configuração. Observe: Obs: Se você selecionar uma data para que um preço promocional se inicie, nos campos "Preço Promocional de" e "Preço Promocional até" é necessário fazer uma limpeza de Cache e Índices no dia de início e de final da promoção, para que o sistema de fato aplique ou deixe de aplicá-la. Para ver como fazer essa limpeza, Clique aqui. 7. Em mecanismos de busca, determine pequenas palavras-chave que ajudarão o cliente a localizar seu produto na web. 8. Note que na coluna estoque as opções gerenciar estoque e habilitar quantidade de incrementos já estão configuradas. Sendo assim, mude apenas o último item para em estoque. 9. Cadastre o pacote em suas respectivas categorias e clique em salvar. • Aprenda a criar categorias. 10. Em produtos do pacote, clique em criar opção, escolha um título e selecione a opção que melhor lhe agrada na aba Tipo Input. Feito isso, decida se a opção escolhida será obrigatória e se preferir, escolha uma posição para ela. Clique em adicionar seleção. 11. Clique em limpar filtros e note que o sistema listará todos os produtos já cadastrados em sua loja. Escolha quais você quer agregar ao pacote e clique em adicionar produtos selecionados para opção. 12. Um quadro com os produtos selecionados será exibido, nele você poderá colocar o preço de cada produto. 13. Clique em salvar e seu pacote de produtos já estará cadastrado.
Com os produtos agrupados, podemos criar promoções e definir valores diferentes para os produtos associados. Nesta modalidade, o cliente pode escolher quais produtos deseja adquirir dentro do pacote. 1. Para cadastrá-los, vá até o painel do administrador, clique em catálogo e logo após em gerenciar produtos. Toda vez que você quiser inserir novos produtos, basta clicar no botão criar produto, que encontra-se no lado direito do painel. 2. Selecione o tipo de produto com que você quer trabalhar, neste caso, trabalharemos com o produto agrupado. 3. Na coluna geral, você irá inserir todas as características de seu produto agrupado. Observe o exemplo: Clique em salvar e continuar. 4. Em pesos e dimensões, o peso, largura, altura e comprimento à que o sistema se refere, diz respeito ao pacote que o produto será enviado, e não aos produtos em si. 5. Para adicionar as imagens de seu produto, clique em escolher arquivo, selecione as imagens que serão exibidas e clique em enviar arquivos. 6. Note que no topo do quadro das imagens, as seguintes opções estão habilitadas: imagem no carrinho, imagem na listagem e imagem nos detalhes. Logo abaixo, você poderá marcar qual das fotos gostaria de ter em cada etapa da compra, bem como excluir tais imagens, caso seja preciso. Clique em salvar e continuar. 7. Na coluna atributos do produto, insira características como: cor, tamanho, fabricante, entre outros. Além disso, outros atributos podem ser criados pelo lojista. • Aprenda a criar atributos. 8. A próxima coluna tratará de preços avançados. Nesta etapa, você poderá adicionar o selo de novidade em seu produto. 9. Em mecanismos de busca, determine pequenas palavras-chave que ajudarão o cliente a localizar seu produto na web. 10. Na coluna estoque, note que as opções gerenciar estoque e habilitar quantidade de incrementos já estão configuradas. Sendo assim, mude apenas o último item para em estoque. 11. Cadastre o produto em suas respectivas categorias e clique em salvar. • Aprenda a criar categorias. 12. Em produtos associados, clique em limpar filtros e selecione os produtos que quer vender no pacote. Observe: 13. Clique em salvar.
Nesta modalidade, o lojista não precisa se preocupar com taxas de envio, pois trata-se de um serviço oferecido via web. Para cadastrar um produto virtual, siga os mesmos passos do cadastro dos demais tipos de produtos. 1. Vá em catálogo, gerenciar produtos, criar novo produto e escolha a opção produto virtual. Na coluna geral, insira as características de seu produto. Observe o exemplo: 2. Deixe a coluna pesos e dimensões em branco. 3. O próximo passo é inserir as imagens de seu produto. Clique em escolher arquivo, selecione as imagens que serão exibidas e clique em enviar arquivos. 4. Note que no topo do quadro das imagens, as seguintes opções estão habilitadas: imagem no carrinho, imagem na listagem e imagem nos detalhes. Logo abaixo, você poderá marcar qual das fotos gostaria de ter em cada etapa da compra, bem como excluir tais imagens, caso seja preciso. 5. A coluna atributos pode ser deixada para trás, pois estamos falando de um serviço, não de algo físico. 6. Em Preços Avançados, adicione o selo de novidade em seu serviço e crie promoções para todos ou apenas um grupo de clientes. Obs: Se você selecionar uma data para que essa promoção se inicie, nos campos "Preço Promocional de" e "Preço Promocional até" é necessário fazer uma limpeza de Cache e Índices no dia de início e de final da promoção, para que o sistema de fato aplique ou deixe de aplicá-la. Para ver como fazer essa limpeza, Clique aqui. 9. Cadastre as categorias, e, se desejar, os produtos relacionados e recomendados. Pronto! Seu produto virtual está cadastrado.
Um produto digital é algo que pode ser disponibilizado por download ao cliente. Ele funciona da seguinte forma: assim que o pagamento do produto for identificado, o lojista libera o download ao cliente e ele pode acessá-lo em sua conta da loja virtual. Para cadastrar esse tipo de produto, atente-se aos passos: 1. Vá até o painel do administrador, clique em catálogo e logo após em gerenciar produtos. Selecione o tipo de produto com que você quer trabalhar, neste caso, trabalharemos com o produto digital. 2. Na coluna geral, insira todas as características de seu produto. Observe o exemplo: Clique em salvar e continuar. 3. A coluna pesos e dimensões pode ser deixada em branco, pois trata-se de um produto virtual. 4. O próximo passo é inserir as imagens de seu produto. Clique em escolher arquivo, selecione as imagens que serão exibidas e clique em enviar arquivos. 5. Note que no topo do quadro das imagens, as seguintes opções estão habilitadas: imagem no carrinho, imagem na listagem e imagem nos detalhes. Logo abaixo, você poderá marcar qual das fotos gostaria de ter em cada etapa da compra, bem como excluir tais imagens, caso seja preciso. 6. A coluna atributos do produto também pode ser deixada em branco. 7. Em preços avançados, adicione o selo de novidade em seu produto e crie promoções para todos ou apenas um grupo de clientes. Obs: Se você selecionar uma data para que essa promoção se inicie, nos campos "Preço Promocional de" e "Preço Promocional até" é necessário fazer uma limpeza de Cache e Índices no dia de início e de final da promoção, para que o sistema de fato aplique ou deixe de aplicá-la. Para ver como fazer essa limpeza, Clique aqui. 08. Em mecanismos de busca, insira pequenas palavras-chave que ajudarão o cliente a localizar seu produto na web. 09. Vá para a coluna estoque e marque que não deseja gerenciar o estoque. 10. Feito todo esse processo, é hora de cadastrar seu produto digital. Vá até a coluna informação digital e clique em amostras. O Magento permite que você dê uma amostra do produto ao cliente. Se você desejar aplicar essa função, escolha um título e envie o arquivo no formato desejado. Caso você queira adicionar mais de um exemplo, basta clicar no botão adicionar nova linha. 11. Em links, defina o título de seu produto virtual e decida se ele pode ser vendido separadamente. Por exemplo: posso vender um curso por módulos. 12. Clique em salvar.
1. Para criar atributos de acordo com sua necessidade, vá até o menu catálogos, clique em atributos e depois em gerenciar atributos. No canto superior direito, clique em criar atributo. 2. Preencha as informações solicitadas. Observe o exemplo: 3. Para cadastrar as demais características do atributo, vá até a aba gerenciar descrição/opções e digite o nome do menu drop-down no campo admin. 4. Em gerenciar opções, clique em adicionar opção. No campo admin, digite o nome da primeira opção do menu drop-drow. Repita esse processo caso queira adicionar mais opções. 5. Para deixar um item como padrão no menu drop-down, marque a palavra padrão, ao lado da opção desejada. 6. Para alterar a ordem que os itens aparecem no menu, insira um número na coluna posição. 7. Clique em salvar atributo. Criando grupo de atributos Os atributos do menu drop-down fazem parte de um grupo de atributos, que são utilizados como modelos para a criação de produtos configuráveis e registros associados a cada variação do produto. 1. No painel do administrador, vá até o menu catálogo, clique em atributos e em gerenciar grupo de atributos. No canto superior direito, clique em criar grupo. Insira o nome do grupo e no campo com base em, selecione a opção padrão. Clique em salvar grupo de atributo. 2. Observe que no canto direito temos uma lista de atributos não atribuídos. Arraste os atributos que serão usados como menu drop-down para a lista do meio. 03. Clique em salvar grupo de atributo.
Produtos relacionados e produtos recomendados Produtos relacionados Os produtos relacionados ficam abaixo da descrição de um item. Essa coluna aparece no momento do cadastro do produto e nela o lojista tem a opção de escolher os produtos que quer associar ao produto principal. 01. Para cadastrá-los, clique em limpar filtros, assim todos os itens existentes serão exibidos em uma lista. Feito isso, escolha os produtos que deseja relacionar ao principal. Salve as alterações. Produtos recomendados Os produtos recomendados ficam em uma aba ao lado da descrição completa do produto. Essa coluna aparece no momento do cadastro do produto e seu objetivo é o mesmo que o dos produtos relacionados: criar oportunidades de venda. 01. Para cadastrá-los, clique em limpar filtros, escolha os produtos que deseja relacionar ao principal e salve as alterações. Observe o exemplo abaixo: 02. Clique em salvar.
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