LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 vantagens de hospedar seu blog em um serviço pago

A dúvida faz parte do nosso dia-a-dia. Acordamos já questionando: será que vai esfriar? Devo levar um casaco? E se chover, levo guarda-chuva? Qual o caminho com menos trânsito hoje? Nem sempre escolhemos a melhor resposta, mas, mesmo assim, pensamos muito antes de decidir cada passo.

Na hora de criar um blog não é diferente. As dúvidas surgem e uma das primeiras, neste caso, é: devo usar um serviço pago ou gratuito? Assim como em todas as outras situações é preciso pensar bem antes de se decidir.

 

 

Criar o espaço em uma plataforma gratuita pode ser uma tentação para quem quer economizar e manter um blog só por hobby. Mas a brincadeira pode ficar séria. Afinal, quase todo blog famoso começou despretensiosamente. E se isso acontecer, você ficará arrependido por não ter pago pelo serviço antes. 

Veja quais são as principais vantagens em pagar pela hospedagem do seu blog:

URL personalizada

O endereço é fundamental para criar identidade do seu blog. É o primeiro contato do usuário com a sua marca, antes mesmo de acessar a sua página.

Em uma plataforma gratuita, a url leva a nome da empresa que a hospeda, como por exemplo, Blogspot e WordPress. Algumas destas ferramentas gratuitas disponibilizam a opção de registro de domínio. Mas, mesmo assim, é algo que não faz parte do pacote gratuito e deve ser pago a parte.

O nome da empresa no meio do seu endereço dificulta a memorização do site. E, além disto, uma url sem o nome do host transmite mais profissionalismo àqueles que acessam o endereço.

Visual mais bonito

Você já pensou como as empresas que oferecem serviços gratuitos ganham dinheiro? Uma das maneiras é com anúncios no seu blog, mesmo sem sua solicitação. O seu espaço pode ser invadido por banners e propagandas que muitas vezes não têm nada a ver com os seus negócios. 

Pagando pelo serviço, o seu endereço não está sujeito a anúncios indevidos e incompatíveis com os seus negócios. Você até pode ter publicidade na página, mas quem vai negociar isto é você com o anunciante. 

Ainda pensando no visual, vale lembrar que em um host pago você pode configurar o layout como quiser. De graça, as opções podem ser mais limitadas.

Domínio total sobre o blog

Quando você utiliza serviços gratuitos de blogs, você não é o verdadeiro dono do espaço. E sabe como e quando você irá descobrir isto?  No dia em que, sem mais nem menos, eles tirarem sua página do ar, alegando que você violou algum dos termos de serviços deles. 

Tudo bem, isso não acontece com tanta frequência. Mas é importante saber que a possibilidade existe.

Carregamento mais rápido das páginas

O espaço para conteúdo em hosts gratuitos é limitado, e o excesso de arquivos pode prejudicar a velocidade de carregamento da página. Com os serviços pagos isto não acontece, porque geralmente o espaço disponível é mais do que suficiente.

E todos nós sabemos que uma das coisas que mais irrita o usuário é a demora para carregar uma página. Segundos a mais são suficientes para você perder um visitante.

Backup de conteúdo e arquivos

Imagine que seu blog está em um host gratuito e você quer trocá-lo para um pago. Durante a migração, você pode descobrir que não há muito a transferir, simplesmente porque o provedor não armazenou o conteúdo publicado. 

 

Preparado para ser um(a) blogueiro(a) de sucesso? Crie já o seu blog no UOL HOST e corra para a fama!