Superguia Academia E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora

1. E-mail Marketing

A importância do e-mail na estratégia de marketing das empresas

Eles estão lá, aos montes, disputando a atenção na caixa de entrada do consumidor: os e-mails marketing. A estratégia, que já existe há um bom tempo, continua sendo a preferida pelas empresas na hora de se comunicar com seus clientes.

73% dos profissionais de marketing afirmam que o e-mail marketing é fundamental para o negócio.
Fonte: Estudo State of Marketing 2015, produzido pela Salesforce.

Não demorou muito para que o e-mail fosse apropriado como ferramenta de marketing depois da popularização da internet, no fim dos anos 1990. Seu tempo de existência, porém, não a torna obsoleta. Com o passar dos anos, técnicas de criação e envio foram aperfeiçoadas e as empresas estão descobrindo o que funciona melhor e o que esperar da ferramenta.

Para que serve o e-mail marketing?

A função mais básica do e-mail marketing é fazer com que o cliente se lembre da sua marca. No meio de tanto conteúdo online, perder o contato e acabar se esquecendo de uma loja virtual não é algo incomum. Recebendo informações diretamente por e-mail, a empresa pode criar um relacionamento próximo com o consumidor.

O e-mail marketing é um canal poderoso para divulgar aos clientes suas ações promocionais, a chegada de novos produtos e qualquer outra novidade da sua loja: desde uma mudança de endereço até a inclusão de uma nova forma de pagamento, por exemplo.

Além disso, ele pode extrapolar a corriqueira divulgação e proporcionar ao cliente um conteúdo interessante, que não está ligado instantaneamente à ideia de compra.

5 vantagens do e-mail marketing

  • 1. É uma ferramenta barata;
  • 2. É um canal de comunicação direta;
  • 3. O e-mail ainda é mais popular que outras mídias, como redes sociais ou links patrocinados;
  • 4. Maior chance de visualização da mensagem;
  • 5. Se bem trabalhado, a taxa de conversão pode ser alta.

Ainda vale a pena usar o e-mail marketing?

Com o surgimento de novas estratégias de marketing, como as redes sociais, muitos se perguntam se ainda vale a pena apostar na mensagem eletrônica. Não seria a hora de começar a investir em métodos mais modernos?

Também. Mas, apostar em canais de marketing, como anúncios patrocinados no Facebook, por exemplo, não exclui a importância de manter ativa a estratégia de e-mail marketing. O custo-benefício da ferramenta é um dos mais positivos entre as táticas de relacionamento com o cliente. Além de ser uma ferramenta de baixo custo, em muitos casos, o retorno em número de visualizações, cliques e, consequentemente, de conversão é bem superior ao de outras plataformas.

  • A taxa de conversão do e-mail marketing é de 2,53% −a mais alta entre os canais digitais.
  • O e-mail marketing é 40x mais eficaz que outros canais.
Fonte: Pesquisa Performance nos Canais Digitais, da Serasa Experian e McKinsey & Company
Foto Especialista
Palavra de especialisa
" Com a atual mecânica de algoritmos das redes sociais, uma base irrisória dos seguidores da marca efetivamente recebem as informações de forma orgânica. Sendo assim, o e-mail assume o papel de canal oficial para informações e ações da marca. "

Leandro Ogalha, consultor e palestrante em planejamento estratégico e comunicação de performance e diretor de comunicação digital da Tboom.

E-consumidores brasileiros e o uso dos canais digitais das marcas

91% recebem pelo menos um e-mail marketing por dia
77% curtem uma empresa ou marca no Facebook
26% seguem uma empresa ou marca no Twitter
Fonte: Pesquisa The Digital Carnival, da ExactTarget.

Invista no e-mail marketing

Neste guia você descobre técnicas para aprimorar o uso do e-mail marketing na sua empresa e fazer com que a estratégia assuma sua potência máxima para ser convertida em bons resultados. Veja o que vem pela frente:

    Quando utilizar o e-mail marketing

    Entenda quando o e-mail marketing pode ser usado e quais são seus principais objetivos dentro da empresa. Descubra a diferença entre e-mail marketing promocional e newsletter e porque é tão importante adaptar suas mensagens para o leitor mobile [Acesse].

    Boas práticas

    Saiba como criar um e-mail marketing atrativo: bonito, interessante e útil. No capítulo 3, você encontra dicas de design, uso de links e imagens. Além disso, encontra informações sobre ferramentas de disparo e descobre a importância de investir em uma' [Acesse].

    Base de cadastros

    Aprenda a montar uma base de cadastros de qualidade, com técnicas para capturar leads, reavivar o interesse de usuários inativos e segmentar os cadastrados. Além disso, você conhece conceitos como opt-in e opt-out [Acesse].

    Newsletter

    Saiba como criar uma newsletter com conteúdo interessante, periodicidade ideal e que seja entregue ao público-alvo certo. Confira alguns cases para se inspirar! [Acesse]

    Campanhas promocionais e de relacionamento

    Veja o passo a passo para a montagem de um e-mail promocional ou de ofertas. Abandono de carrinho, promoções, boas-vindas, confirmação de compra e cupons de desconto são algumas das situações nas quais você deve enviar esse tipo de e-mail. Saiba porque e como fazê-lo. [Acesse]

    Spam

    Entenda como funciona o filtro de spam e a organização das caixas de entrada para potencializar a visualização de suas mensagens e evitar que seu trabalho vá, literalmente, para o lixo. [Acesse]

    Métricas

    Descubra as principais métricas para acompanhar e avaliar o resultado dos envios das mensagens por e-mail. O capítulo final do guia aborda temas como taxa de abertura, conversão e régua de relacionamento. [Acesse]

Acompanhe, durante toda a leitura, exemplos de empresas que apostam no e-mail marketing, para que você possa conferir como funciona a estratégia, na prática, e inspirar-se na hora de produzir o seu. Prepare-se para melhorar a comunicação direta com seus clientes. Boa leitura!