Superguia Academia E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora

6. Campanhas de e-mail marketing

Comunique-se, ofereça descontos e exclusividades

O e-mail marketing é uma das formas mais poderosas de atrair clientes e alavancar as vendas de um e-commerce.

O retorno sobre investimento (ROI) médio de uma campanha de e-mail marketing é de 4.300%, número bastante expressivo para uma forma de publicidade com baixo custo e de simples planejamento, não é?

Fonte: Direct Marketing Association.

Mas, ainda que você tenha uma lista de contatos qualificada, pensar em campanhas de e-mail marketing criativas e com alto grau de conversão pode ser um desafio. Mas fique tranquilo, pois vamos te dar uma mãozinha: preparamos um capítulo inteiro para guiá-lo nessa tarefa.

72% dos consumidores que acabam comprando depois de abandonar o carrinho, o fazem em até 24 horas.
50% desses usuários finalizam a compra em até 1 hora depois do abandono.
46% dos clientes que deixam o carrinho retornam ao site e concluem a compra depois de receber um e-mail de lembrete.
Fonte: SeeWhy e Baymard.

Conteúdo é tudo

O e-mail marketing promocional deve ser preparado com uma linguagem fiel ao tipo de leitor que a empresa quer atingir. O texto deve se comunicar de maneira direta e persuasiva com o destinatário, levando-o a se aproximar da marca e a realizar a ação desejada.

Em um e-mail de ofertas é importante destacar o benefício que o usuário terá. Também evidencie a ação que você quer que ele realize. A intenção é que ele compre um produto? O link deve estar bem visível no conteúdo, e o caminho claro e prático.

ilove
C&A aposta em linguagem informal, valores claros dos produtos e links diretos para as ofertas.

Tenha um assunto chamativo

O assunto é a primeira impressão que o remetente terá da campanha. Não é à toa que esse é um dos fatores mais importantes para a eficácia do seu e-mail marketing.

Títulos extensos, apelativos, vagos ou mal elaborados passam a impressão de spam e são automaticamente descartados. 

• Utilize textos que indiquem diretamente o que se deseja passar sobre a oferta.
• Bons assuntos costumam seguir duas regras: ou são descritivos e deixam claro o que consta no e-mail; ou tentam despertar a curiosidade. O ideal é combinar os dois, despertando curiosidade sobre um problema que o leitor tenha e seja relevante para ele, por exemplo.
• Evite assuntos muito vagos e genéricos ou tentativas desesperadas, como: "abra hoje".
• Cuidado com algumas palavras muito utilizadas por spammers, como "webcam", "dinheiro" e "compre", que podem ligar um alerta nos filtros anti-spam e bloquear seus e-mails.

Fonte: André Siqueira, especialista em marketing digital e cofundador da Resultados Digitais.

Além disso, vale lembrar que erros gramaticais e pontuação excessiva no assunto aumentam, e muito, o risco de o e-mail ir direto para a lixeira. Todo cuidado é pouco, por isso, revise o texto, crie um título claro e provocativo e evite o descadastramento de usuários.

Mensagens de relacionamento e estratégia

E-mails de boas-vindas, cupons de desconto para a base de contatos, e-mails para recuperação de carrinho. Todos eles são imprescindíveis para aumentar a taxa de conversão e garantir bons resultados para sua loja virtual.

A seguir, vamos mostrar ideias criativas e atraentes de campanhas que garantirão um resultado ainda melhor para a sua loja!

1. E-mails para recuperação de carrinhos de compra abandonados

O abandono de carrinhos é um dos principais motivos de vendas perdidas em um e-commerce.

Em média, 68% dos carrinhos são abandonados antes de a compra ser concluída, o que significa que seu número de vendas talvez seja um terço do que poderia ser. Surpreendente, não?!

Fonte: SeeWhy Research.

Perder tantas oportunidades pode parecer frustrante e desanimador para o comerciante, porém, com uma estratégia adequada e uma campanha via e-mail de recuperação de carrinhos, é possível converter boa parte desses abandonos em vendas.

O truque é aproveitar enquanto o comprador ainda está interessado. Com algumas ações simples, é possível convencer o consumidor a finalizar sua compra. Anote as nossas dicas para criar campanhas de recuperação por meio de e-mail e transforme os carrinhos abandonados em vendas:

72% dos consumidores que acabam comprando depois de abandonar o carrinho, o fazem em até 24 horas
50% desses usuários finalizam a compra em até 1 hora depois do abandono.
46% dos clientes que deixam o carrinho retornam ao site e concluem a compra depois de receber um e-mail de lembrete.
Fonte: SeeWhy e Baymard.
Não perca tempo: envie uma série de e-mails de recuperação

Os dados acima nos mostram que quanto menos tempo você esperar para entrar em contato com o consumidor, melhor. Por isso, o primeiro passo para criar sua campanha de recuperação de carrinho é criar uma série de e-mails automáticos:

6 Horas
O primeiro deve ser enviado em até 6 horas depois do abandono inicial do carrinho;
24 horas
O segundo em até 24 horas;
2 Semanas
O terceiro em duas semanas após o abandono.
Ofereça ajuda e descontos

Você deve estar imaginando o que mandar em cada um desses e-mails de recuperação, certo? Vamos lá!

Primeiro, entenda que muitas vezes o abandono do carrinho não é intencional. Alguns dos motivos que podem levar a isso incluem: site lento ou fora do ar, processo de compra complicado, problemas na conexão da internet.

Além disso, fretes altos e preço final maior que o esperado são motivos comuns para o abandono de carrinhos. Por isso, oferecer ajuda e benefícios ao usuário é uma boa tática para facilitar a conversão.

Veja algumas estratégias para sua campanha de recuperação de carrinho:

• Pergunte ao usuário se ele teve algum problema na finalização da compra e se você pode ajudá-lo. Informe todos os seus canais de atendimento: telefone, e-mail, Whatsapp, todos devem ser incluídos.

vinho e ponto
E-mail enviado pelo Ponto Frio após um abandono de carrinho.

• Envie um cupom de desconto ou frete grátis para o comprador. Mas cuidado: use essa tática com moderação, afinal, você não quer que seus clientes esperem um desconto a cada vez que abandonam o carrinho, certo?

vinho e ponto
Saraiva envia e-mail com desconto nos produtos deixados no carrinho.

• Crie um senso de urgência. Informe ao comprador que os produtos no carrinho podem acabar a qualquer momento e que o estoque é limitado.

vinho e ponto
O-mail da Doggyloot é divertido e alerta: os itens estão quase esgotados!

• Inclua imagens na mensagem. O apelo visual é essencial. Atenção ao layout, à redação do texto e às cores utilizadas, todos os fatores podem impactar na decisão do cliente.

vinho e ponto
O e-mail da Urban Outfitters é atrativo visualmente, divertido e cria um senso de urgência.

2. E-mail de boas-vindas

Quando o usuário se cadastra no site, é legal que ele receba um e-mail de boas-vindas confirmando a entrada dele em sua base.

Nessa hora, mostrar ao assinante que você se preocupa e está feliz em tê-lo em seus contatos é fundamental, afinal, ele escolheu receber seus e-mails espontaneamente. Aprenda como estruturar seu e-mail de boas-vindas e o que você deve incluir nele:

Assunto específico e claro

Já que esse é o primeiro e-mail que o assinante vai receber de sua loja, o assunto deve deixar claro que você é o remetente e que se trata de um e-mail de boas-vindas. Certifique-se de que o nome do remetente esteja explícito, assim como o assunto.

vinho e ponto
Fonte: E-mail de boas-vindas da Airbnb na caixa de entrada do consumidor.
Agradeça o cadastro

Agradecer a cada novo assinante pelo interesse em receber suas mensagens mostra que ele não é simplesmente um número em sua base. Um simples obrigado é o suficiente para demonstrar que você se importa.

vinho e ponto
O clube de viagens Zarpo envia e-mail de agradecimento de registro, com informações sobre o funcionamento do site.
Conteúdo relevante

O e-mail de boas-vindas tem como função mostrar ao assinante o que exatamente ele vai receber agora que se inscreveu em sua loja: que tipo de conteúdo ele pode esperar?

Com que frequência ele vai receber novos e-mails? O que ele pode encontrar em sua loja? Essa é uma excelente oportunidade de reforçar sua marca e fortalecer o relacionamento que está sendo criado, por isso, seja claro e especifique o que ele vai receber a partir de agora.

Aproveite para apresentar seus principais conteúdos, promoções, serviços e produtos e insira links para as partes mais importantes de sua loja, além de redes sociais.

vinho e ponto
E-mail de boas-vindas da MAC: divulga as principais seções e novidades do site, redes sociais e conta com call-to-action para ações desejadas.
Descontos para os "novatos"

O e-mail de boas-vindas também dá ao lojista a oportunidade de presentear os novos assinantes e promover ofertas e descontos, o que pode ser um diferencial e tanto para conquistar o cliente e gerar venda espontânea.

De acordo com uma pesquisa da Experian, campanhas de e-mail de boas-vindas com cupons de desconto possuem taxa de conversão 2,5x maiores do que aqueles que não têm.

Que tal gerar uma venda espontânea e conquistar o consumidor que não estava planejando comprar, mas vê o desconto como uma ótima oportunidade para a aquisição?

vinho e ponto
O e-mail de boas-vindas da Farfetch oferece 100 reais de desconto para a primeira compra.

3. E-mail pós-venda

Parabéns, você fez uma venda! Agora é hora de descansar e buscar novos clientes, afinal, seu trabalho com este consumidor já terminou. Ei, espera aí, não é bem assim!

O período pós-venda é uma das melhores oportunidades para fidelizar o cliente. É o momento de gerar uma experiência positiva e criar o relacionamento, aumentando a probabilidade de uma nova compra.

Você sabia?

Manter clientes antigos pode custar de 6 a 12 vezes menos do que conquistar novos. E mais: clientes fiéis gastam, em média, 67% mais que os novos clientes. Além disso, cliente satisfeito é um bom marketing para a sua loja. Parece um ótimo investimento, não? Fonte: Bain and Company, empresa global de consultoria empresarial.

Quando o consumidor compra pela primeira vez, o e-mail pós-venda pode ser o maior influenciador para um bom relacionamento. Veja três passos para usar o e-mail marketing para fidelizar o cliente a um custo mínimo:

1. Informe sobre o processo de entrega

O consumidor precisa ser constantemente atualizado sobre o status da compra, o que inclui envio e política de devolução.

No entanto, essas notificações não precisam ser maçantes. Com um pouco de criatividade e personalização, você pode sair do lugar-comum e conquistar o cliente.

2. Envie um e-mail de agradecimento

Agradeça pela compra, confirme se a entrega foi feita e pergunte se ele precisa de algo. Isso demonstra preocupação e afirma ao cliente que ele não é simplesmente um número em sua base.

3. Faça uma oferta exclusiva

Surpreenda o consumidor com um crédito ou cupom de desconto personalizado para ser usado em um período de tempo limitado, que pode variar de 24 horas a 7 dias.

Enjoei
O marketplace Enjoei envia aos clientes, após uma compra, cupom de desconto para próxima compra, com prazo de utilização.
4. E-mails com cupom de desconto

Quem não ama ofertas e descontos exclusivos? Recompensar a fidelidade de seus clientes com códigos de desconto é uma estratégia interessante para levar à conversão e gerar vendas espontâneas.

Mas lembre-se de focar principalmente em quem já compra na sua loja e beneficiar sua base de clientes.

Enjoei
A Birchbox incentiva o cliente a voltar a comprar na loja e oferece 20% de desconto na próxima compra.

Estudo de Caso: Moove In

O e-mail marketing é um dos principais canais de comunicação da Moove In, startup que ajuda a encontrar pessoas para dividir moradia com base em preferências e costumes em comum. Beatriz Varella, uma das fundadoras do site, conta que os principais e-mails enviados pela empresa são:

  • • Boas-vindas;
  • • Pessoas interessadas no perfil do usuário;
  • • Recomendações de pessoas;
  • • Direcionados a quem parou de acessar o site (cadastros inativos);

Destacamos os resultados de cada um deles:

Boas-vindas

Frequência

1x, enviado sempre que uma nova pessoa se cadastra.

Objetivo

O e-mail explica sobre o serviço e disponibiliza ajuda. Segundo Beatriz, é uma oportunidade para colher futuros feedbacks, ideias e sugestões sobre o serviço com os usuários.

Resultado

Em torno de 15% das pessoas respondem ao e-mail (agradecendo, tirando dúvidas ou dando sugestões).

Interessados no seu perfil

Frequência

1x ao dia.

Objetivo

Envio de uma relação dos usuários que visualizaram e curtiram seu perfil, com o objetivo de incentivar o contato entre as pessoas. 

Resultado

50% das pessoas abrem o e-mail. A métrica, de acordo com Beatriz, é boa. Isso se deve ao fato de ser um e-mail muito direcionado ao propósito da pessoa no site.

Recomendação de pessoas

Frequência

A cada dois dias.

Objetivo

É uma lista de recomendações de pessoas e vagas que tenham a ver com o perfil do usuário. O objetivo é tornar mais rápido o encontro entre perfis, incentivando o contato entre ambos. 

Resultado

24% das pessoas abrem o e-mail (uma boa porcentagem pelo mesmo motivo citado acima, afirma Beatriz).

Cadastro Inativo

Frequência

1x a cada 30 dias sem acesso ao Moove In.

Objetivo

É comum que algumas pessoas se esqueçam de desativar a conta depois de encontrar alguém para dividir o aluguel. Por isso, o site envia um e-mail ao usuário que não o acessa há mais de um mês, solicitando um feedback e oferecendo a opção para desativar a conta. "Com ele, deixamos a base mais 'limpa', mostrando apenas quem continua buscando outras pessoas", conta Beatriz. 

Resultado

É um e-mail importante para a startup, já que é enviado a 70% dos usuários. "As pessoas não têm o hábito de se descadastrar de serviços, então o e-mail nos ajuda muito neste sentido", afirma Beatriz.

Agora que você já sabe o que fazer quando o assunto é e-mail marketing de relacionamento, não perca tempo e conquiste novas vendas e clientes! No próximo capítulo, você vai descobrir como evitar que seu e-mail seja classificado como spam. Não perca!