Como fazer backup dos seus arquivos importantes

Não tem jeito. A Lei de Murphy – que diz que, se alguma coisa pode dar errado, vai dar errado mesmo – está mais do que comprovada quando o assunto é tecnologia, e você não está imune a ela. Um belo dia, seu computador pode pifar e todos os seus arquivos importantes vão embora com ele, se você não tomar as devidas precauções. 

Mas existe uma salvação, e ela se chama backup. O nome, em inglês, corresponde a um procedimento bem simples. O backup nada mais é que uma cópia de segurança, feita com frequência, de todos os seus arquivos. 

Com tudo armazenado em um local alternativo – pode ser online ou em uma mídia externa (CD, DVD, HD externo ou pen-drive) –, você consegue recuperar suas informações em caso de falha, perda ou roubo do equipamento onde estão os originais.


banner_uolmn_lojavirtuol_academia

Uma maneira de manter um backup de seus dados é, de tempos em tempos, copiar tudo para um local alternativo. O ideal é fazer isso todos os dias – afinal, de um dia para o outro, você pode criar um novo documento importante ou salvar uma foto que você não pode perder de jeito nenhum no computador. O problema é que você precisará ter disciplina para se lembrar de fazer o procedimento.

Outra opção é o UOL Backup, que permite que você armazene suas cópias de segurança na nuvem. Você pode contratar o plano de acordo com o volume de dados que tem para guardar. 

Seja como for, não dê sopa ao azar. Faça backup dos seus arquivos hoje para evitar dores de cabeça amanhã.