LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Especial de Natal: Use o poder do e-mail marketing

Seja para fazer uma oferta exclusiva, para comunicar uma liquidação relâmpago ou simplesmente para dar sugestões de presentes interessantes, o e-mail marketing é um importante aliado da sua loja virtual na época das festas.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) aponta que o e-mail marketing é responsável por 10% dos negócios fechados para 50% das empresas que utilizam essa ferramenta para contato com o cliente.

Mas em períodos como este, em que todas as lojas estão tentando conquistar um espaço na caixa de entrada do cliente, é preciso ter cuidado redobrado para sua mensagem não ser ignorada ou acabar indo parar diretamente na pasta de spam.

Confira algumas dicas para que seu e-mail marketing seja bem recebido pelo consumidor:

Invista no visual

Traduza o espírito natalino em seu design. Diferencie-o dos demais enviados durante o ano, afinal, ele é especial! Você não precisa (nem deve) usar um Papai Noel animado ou espalhar luzes piscantes por todos os lados, mas cores que remetam ao tema, desejos de boas festas e outros detalhes “sazonais” podem chamar a atenção do cliente e fazer seu e-mail ganhar destaque entre os demais. O importante é criar uma identidade e aplicá-la a todas suas peças de comunicação.

Trabalhe no conteúdo

Seu e-mail marketing não pode ser simplesmente um cartão de Natal. Isso fará com que ele vá diretamente para a lixeira juntamente com as mensagens de boas festas de dezenas de lojas, colegas e parentes distantes. Ofereça conteúdo relevante e invista em novidades. Apresente benefícios e vantagens dos seus produtos e não se esqueça de fazer textos curtos. Importante também que se use uma linguagem descontraída e que o aproxime do cliente e da data comemorativa.

Personalize e segmente a mensagem

“Feliz Natal, João da Silva” ou “Feliz Natal, caro cliente”, qual mensagem chamaria mais a sua atenção (supondo que você fosse o “João da Silva”, claro)? Utilize as informações sobre seus clientes para personalizar a mensagem. Dados como sexo e idade também vão ajudá-lo na hora de segmentar os disparos. Quanto mais focado for o e-mail, melhor. Não se esqueça de que a concorrência é grande.

Se você oferecer bonecas ou carrinhos ao cliente que não tem filhos e nunca comprou brinquedos na sua loja, dificilmente vai acertar no alvo. Mas se você tem uma cliente apaixonada por cosméticos e oferecer a ela um kit exclusivo com seu perfume favorito, suas chances de sucesso aumentam.

Fique de olho na frequência

Você não quer ser aquele chato que envia e-mail de promoção todo dia, não é? A tentação é grande, já que a época é sinônimo de presentes. Mas exagerar na frequência de envios só vai irritar o cliente e colocar sua credibilidade em risco. Claro que você pode (e deve) aumentar um pouco a quantidade de e-mails, afinal, sempre há algum atrasado que ainda não comprou presente ou alguém que ainda não tem ideia do que comprar. Mas aja com parcimônia. Faça testes de envio em diferentes horários e dias, e acompanhe os resultados para verificar o interesse dos destinatários e checar se o aumento na frequência de envio está realmente trazendo algum retorno.

Seja diferente!

Talvez esse seja o item mais difícil, pois vai depender inteiramente da sua criatividade. No entanto, pode ser a cereja do bolo para conquistar a atenção do cliente. Primeiro, faça sua lição de casa. Analise os concorrentes, busque referências e veja dicas de especialistas no assunto. Pense, também, no perfil do seu cliente. Depois, é só colocar a cabeça para funcionar. Pense fora da caixa e surpreenda!

 

Quer deixar sua loja virtual prontinha para vender mais neste Natal? Então baixe já nosso exclusivo e-book clicando aqui.