LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

7 estratégias para fisgar novos clientes para sua loja

Conquistar novos clientes não é fácil. A Azul Linhas Aéreas sabe bem disso. Criada em 2008, em plena crise da aviação, ela precisou ganhar espaço rapidamente, em um mercado altamente disputado e de custos elevados. A solução? Oferecer preços competitivos e, acima de tudo, conquistar a confiança de pessoas que nunca tinham visto um avião da empresa.

Como conseguir essa proeza? Para a Azul, a resposta estava na internet. Ela começou trazendo os clientes para participar da construção da marca. A primeira iniciativa foi a criação do site “Você Escolhe”, onde os internautas podiam dar sugestões para o nome da empresa. Foram mais de 100 mil contribuições.

A arrancada estava dada, mas era preciso continuar na rota certa. O próximo passo foi criar uma rede social própria, a Viajamos.com, que reúne turistas e fãs de viagens. O esforço compensou. Em menos de um ano, a empresa conseguiu atingir a marca de 1 milhão de clientes transportados.

Você pode estar se perguntando: o que a história de uma companhia aérea com milhões de reais para investir em publicidade tem a ver com a minha pequena loja virtual? Muito. As mesmas estratégias usadas pela companhia podem ser empregadas no seu negócio. É só uma questão de escala.

Quer seguir o exemplo da Azul e fazer muitos clientes embarcarem na sua loja? Siga os passos abaixo:

1. Alimente as redes sociais

Uma pesquisa da empresa de marketing ExactTarget mostra que 42% dos consumidores brasileiros já compraram depois de receber oferta de uma marca que curtiam no Facebook. Convencido da importância de ter uma estratégia para as mídias sociais?

Então, mãos à obra: crie sua página nas redes sociais e comece a se relacionar. Coloque seus clientes para trabalhar para você, pedindo para que compartilhem links ou tweets em troca de prêmios e descontos.

2. Mantenha um blog

Essa é uma ótima oportunidade para aproximar a marca de seus clientes. Crie conteúdo relevante: divulgue novidades de seus produtos e serviços, além de artigos relacionados ao seu setor de atuação.

Se você vende bolas de futebol, por exemplo, experimente falar sobre o campeonato brasileiro, novas aquisições de grandes times e dar algumas dicas sobre futebol amador.

3. Invista em SEO

As lojas virtuais recebem, em média, 35% do seu tráfego dos buscadores. É por isso que o Searching Engine Optimization (SEO) é fundamental. Invista nesta tática e garanta um lugar entre os primeiros resultados quando alguém procurar o que você vende.

4. Use links patrocinados

As estratégias de SEO podem levar tempo para surtir efeito. Mas o sucesso da sua loja virtual não precisa depender só das buscas orgânicas. Para atrair visitas com mais rapidez, você pode investir em links patrocinados. Combinando as duas estratégias, você aumenta as chances de acertar no alvo.

5. Apareça nos buscadores de preço

Que cliente não fica feliz quando encontra o produto que procura por um preço menor? Para conquistar esse público, você precisa aparecer nos buscadores de preço.

Mas fique atento: quem entra na comparação, tem que estar pronto para perder se não tiver o melhor preço.

6. Aposte nas compras coletivas

Populares no Brasil, os sites de compras coletivas são uma ótima ferramenta para atrair novos clientes. É só criar uma promoção bacana e caprichar no desconto agressivo para chamar atenção.

Se você oferecer um serviço bom e eficiente, poderá conquistar um cliente fiel. Mas atenção: se pisar na bola não terá outra chance de acertar.

7. Fidelize seus clientes

Conquistar novos clientes dá um trabalhão, né? Então não desperdice os que você já tem! Na vastidão do mundo virtual, o cliente chegou até sua loja virtual, comprou, recebeu, tudo direitinho.

Missão cumprida? Claro que não. Agora começa o trabalho da fidelização. Que tal enviar um e-mail com um cupom de desconto para sua próxima compra? Isso pode transformar um cliente ocasional em um comprador assíduo.

E então, preparado para conseguir novos clientes? Comece agora mesmo a colocar em prática o que você aprendeu e veja seu negócio decolar!