LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como escolher um domínio perfeito para sua loja

Criar uma loja virtual traz, logo de cara, um desafio e tanto: escolher um bom domínio. Parece simples, mas é sempre bom lembrar que um bom nome pode ter impacto direto no sucesso de seu negócio online.

Sabe por quanto foi vendido o domínio pizza.com? Nada menos que 2,6 milhões de dólares. O motivo? É simples, é direto, é fácil de lembrar e mais fácil ainda de digitar. Ou seja, é um domínio que vale ouro.

E por que ele custou tão caro? A simples regra da oferta e da procura. O que significa que bons domínios não são fáceis de encontrar e, quando estão disponíveis, custam caro.

Quer uma ajuda para escolher o domínio da sua loja? Confira algumas dicas para facilitar a busca pelo endereço ideal. 

Seja simples

Quanto mais curto e simples for o domínio, melhor. Evite palavras muito longas e difíceis de soletrar, consoantes em excesso ou siglas que não sejam fáceis de pronunciar. Endereços longos e complicados podem levar o cliente ao erro – e o erro, neste caso, significa vendas perdidas.

Tome cuidado também com palavras estrangeiras. Imagine que você tem uma loja de doces online e resolve dar a ela o nome de Delicious. Será que seu cliente vai saber escrever o endereço corretamente na hora de digitar? Na dúvida, simplifique!

Evite hífens e números

Ainda na linha da dica anterior, evite usar caracteres que possam confundir o cliente na hora em que ele for digitar seu domínio.

Ao registrar endereços em algumas extensões, como a .com, é possível incluir hífens e números no endereço. Isso pode dificultar a vida de quem vai entrar no seu site. Afinal, o endereço do supermercado 3 Irmãos é 3irmaos.com, tresirmaos.com ou 3-irmaos.com? Quanto menos espaço para dúvida, melhor.

Escolha a extensão certa

Além dos tradicionais .com e .com.br, existe uma série de opções de extensões para registrar seu endereço, como .net, .biz e .info. Os domínios .com são os mais disputados – e também os mais recomendados, por serem mais fáceis de se lembrar.

Mas se o endereço que você quer não está disponível nesta extensão, há alternativas no mercado. No Brasil, é possível optar por endereços com finais como .edu.br (para negócios ligados a educação), .far.br (para farmácias) ou .art.br (para arte e cultura), entre muitas outras opções.

Aposte nos termos certos

Se o seu negócio já tem uma marca, a recomendação é que o domínio seja igual ao nome da loja. Ter uma identidade única e exclusiva é fundamental para se diferenciar da concorrência e ser lembrado pelos clientes.

Mas se, por algum motivo, o endereço não estiver disponível você pode optar por usar termos relacionados à sua área de atuação.

Por exemplo, se você tem uma loja de doces chamada Delícia, você pode optar pelo domínio docesdelicia.com ou doceriadelicia.com.

Na hora de escolher quais termos usar, peça uma ajudinha aos buscadores. Usando o Google Trends, por exemplo, é possível saber quais são as palavras mais buscadas pelos internautas na hora de pesquisar sobre um tema.

É possível comparar, por exemplo, as buscas por “doces” e por “doceria” e descobrir qual termo é mais popular.

Tire a prova

Encontrou o domínio ideal? Então é hora de fazer alguns testes. Peça para algumas pessoas digitarem e pronunciarem o endereço para identificar potenciais dificuldades. Avalie se o domínio funciona na prática antes de bater o martelo.

Registre!

Já pensou em um bom nome para a sua loja? Então verifique se ele está disponível e registre-o!