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Como proteger sua reputação no Facebook em 5 passos

Criar uma boa reputação para a sua loja virtual não é nada fácil. Requer tempo, paciência e muita, muita dedicação. Um simples deslize, no entanto, pode acabar com ela em um minuto.

Um comentário insensível, uma brincadeira imprópria, uma resposta mal-educada. Tudo isso pode arranhar sua imagem e, para quem está começando, o dano pode ser irreparável.

A marca Halls sentiu o drama na pele ano passado. Sua página no Facebook é voltada ao público jovem, de 18 a 24 anos, e os posts costumam abordar temas ligados a baladas, com linguagem solta e tom brincalhão.

Mas uma “piadinha” veiculada no formato de imagem pela marca desagradou geral. A peça dizia “Pegaria muito a namorada do meu amigo” e vinha acompanha de uma provocação: “Confessa, vai...”.

Pegou mal. Trair a confiança de um amigo é coisa séria e a publicação foi duramente criticada nos comentários.   

A força da marca e a irreverência da campanha foram suficientes para fazer com que os fãs perdoassem a pisada na bola.

Mas será que sua loja virtual sobreviveria a uma saia justa dessa? Não quer arriscar? Então saiba quais são as mancadas que podem colocar sua estratégia de marketing a perder e proteja-se:

Propaganda enganosa

Dá uma olhada no Reclame Aqui e veja quantos consumidores estão reclamando de propagandas enganosas no Facebook. Você não quer ser o próximo, né? Então, certifique-se antes de postar se o preço está correto, se a descrição e condições estão ok e não use fotos que não correspondam à realidade.

Promoção furada

Realizar sorteios e concursos culturais no Facebook não é tão simples como muita empresa faz parecer. Existem algumas regras impostas pela própria rede, que devem ser respeitadas – uma delas é que não se deve usar o botão “curtir” como mecanismo de votação, por exemplo.

Além disso, é importante ser claro e transparente quanto aos parâmetros de escolha do vencedor. A página da Sephora Brasil realizou um concurso recentemente cujo resultado desagradou muita gente. Segundo os fãs, a empresa não respeitou os critérios que havia estabelecido para selecionar o premiado.

Fotos mal tiradas
Fotos de má qualidade dão impressão de amadorismo e comprometem a credibilidade da marca. Já demos aqui dicas para tirar melhores fotos dos seus produtos. Procure segui-las à risca.

Erros de português
Nada passa batido aos olhos dos internautas – principalmente aqueles que adoram apontar as falhas dos outros nos comentários. Qualquer erro na escrita vai ser notado por alguém, pode estar certo disto. E antes que você apague e corrija, alguém já tirou print screen e espalhou pela web. Revise, revise e revise antes de publicar.

Ignorar críticas e só aceitar elogios

Apagar as críticas e só deixar os elogios na página pega mal. Você pode e deve apagar comentários ofensivos, mas para isto, tenha uma política de uso e privacidade clara que explicite esta condição. Assim, caso alguém o acuse de ditador, você tem as regras ao seu favor. Quanto às reclamações, procure respondê-las, e não varrê-las para debaixo do tapete.