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7 segmentos inusitados para faturar com o Dia das Mães

Ah, as mães! Tão meigas, adoram flores, ótimas cozinheiras e sempre preocupadas com o conforto do lar e o bem-estar dos filhos...

Epa, espera aí! Não é bem assim. Pode ter sido assim um dia, mas hoje as mamães são muito mais do que “donas de casa prendadas”. Atualmente as mulheres representam mais de 61% do mercado de trabalho, segundo pesquisa do IBOPE Media em 2012.

No mundo moderno, não há mais espaço para estereótipos. As mães são ecléticas. Elas podem, sim, gostar de flores, mas também podem ficar bem felizes ao ganhar um ingresso para ir ao show do Guns’n’Roses no Brasil.

A única coisa que não muda é que mãe é mãe, independente de estilo. E no dia dedicado a elas, todo filho que se preza gosta de fazer um agrado.

O Dia das Mães é a segunda data que mais movimenta o e-commerce brasileiro, ficando atrás apenas do Natal. A data no ano passado registrou um faturamento de mais de 1 bilhão de reais, segundo dados da e-bit.

E você pode se beneficiar das cifras da época. Afinal, como acabamos de dizer, não são só flores e cosméticos que agradam a mulherada.

Confira algumas ideias de produtos que você pode colocar nas suas prateleiras para aproveitar a data. Se você não vende nenhum deles, inspire-se e solte a criatividade. A ideia é mostrar que, com a “embalagem” certa, as opções de presente são tão variadas quanto os tipos de mães que estão por aí.  Encontre o seu! 

Para as conectadas

Pois é, não é só sua mãe que está no Facebook. Pesquisa do Ibope Media, realizada em 2013, apontou que 48% das mães brasileiras estão conectadas à internet.

Aproveite a data para colocar em evidência produtos como tablets, celulares e acessórios, como capinhas e fones de ouvido. Vale ter opções para todos os gostos: desde personagens fofos para as românticas até estampas de grifes para as mais “peruas”.

Para as radicais

Mães aventureiras irão adorar ganhar de presente um salto de paraquedas, por exemplo.

Um final de semana em um “paraíso radical”, com direito a rafting e tirolesa, também é uma boa pedida. Isso sem falar nos acessórios. Dá para vender desde roupas e tênis especiais para aquela trilha até equipamentos para mergulho.

E se você não tem nenhum produto nesse segmento, pode fazer parcerias com empresas do ramo. Por exemplo, sortear entre os clientes uma viagem de balão. Nesse caso, o filho pode acompanhá-la, e fica ainda mais divertido. Com um pouco de criatividade, o céu é o limite.

Para as musicais

CDs, DVDs e até vinis. De Beatles à Jovem Guarda, passando por Raça Negra e Fábio Jr. Tem mãe para todos os gostos e ritmos. Coloque os hits que fazem sucesso com elas nas prateleiras.

E não é preciso parar nos álbuns e coletâneas. Você pode oferecer quadros de artistas, biografias dos cantores e até mesmo acessórios inspirados nos ídolos da música. Vale tudo para agradar as mães tietes.

Mais uma vez, cabem também parcerias para, por exemplo, sortear ingressos para shows.

Para as estressadas

Coma correria do dia a dia, quem não gostaria de um tempinho para relaxar? Passar o dia sendo tratada como rainha em um spa não é nada mal.

Mas, como nem todos os filhos podem proporcionar um day spa às mães, você pode sugerir que eles o façam em casa, oferecendo um kit com produtos de beleza, roupões e até velas aromáticas.

Para as motorizadas

Não são só os homens que curtem um possante. Mulheres também adoram um rádio potente, acessórios personalizados e até pelúcias para grudar no vidro de seus carros.

E mais: o presente não precisa ser só para as mães que andam sobre quatro rodas. Tem também muita mulher motociclista. Em 2012, já havia mais de 2,5 milhões de brasileiras habilitadas em moto. Que tal oferecer capacetes personalizados?

Para as atletas

Não são só as mães “marombeiras” que curtem produtos esportivos. Tem também aquela que procura um tênis para fazer sua caminhada de manhã na praça do bairro ou ainda aquela que precisa de óculos, maiô e toca para as aulas de hidroginástica.

Se sua loja trabalha com esse público, invista em uma vitrine diversificada. E não se esqueça que tem muito modelo esportivo de roupa, calçado e até relógio que agrada mesmo aquelas mais sedentárias.

Para as intelectuais

De romances açucarados a mitologia, história e biografias, é quase impossível não encontrar um título que agrade sua mãe. Guias de viagem podem ser uma boa pedida para aquelas que estão próximas da aposentadoria. É um belo incentivo para aquela, que talvez seja a primeira, viagem ao exterior. Livros de receitas agradam as que gostam de inventar na cozinha. Mais uma vez, tem gosto para tudo.

Capriche nos detalhes

Essa dica vale para todos os tipos de lojas – e de mães. Invista nos detalhes. Desde um layout especial durante o mês de maio até embalagens de presentes personalizadas.

Vale também oferecer ao cliente a opção de enviar um cartão junto com a mercadoria. Aposte na criatividade, e procure por parceiros para movimentar sua loja com sorteios e promoções.

Lembre-se também do bom e velho desconto. Ações do tipo “pague 1 e leve 2” podem agradar quem quer comprar presentes para mãe, sogra e avós de uma tacada só.

Não se esqueça ainda de se preparar com antecedência para atender a demanda da data, abastecendo bem os estoques e certificando-se de que seus parceiros entregarão os produtos a tempo. Um atendimento com excelência ajuda na fidelização de seus clientes e na percepção positiva de sua marca.

Preparado para vender de monte no Dia das Mães? Acompanhe esses outros textos e deixe sua loja prontinha para arrasar: