LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como calcular o ROI do e-mail marketing?

Para fazer um disparo eficiente de e-mail marketing, é preciso dedicar atenção às várias etapas do processo, que vão do planejamento e produção ao envio e avaliação das respostas. Isso tudo toma tempo, e, como você bem sabe, tempo é dinheiro.

Por isso, é essencial avaliar se o seu retorno está sendo compatível com o investimento total dedicado à estratégia.

Para descobrir se você está indo na direção certa, é preciso calcular o ROI – Retorno de Investimento (Return on Investment, em inglês) da ação.

Isso pode ser feito colocando na ponta do lápis todos os investimentos feitos, desde a concepção até o envio, e o quanto você vendeu em função do disparo. O cálculo é simples, mas é preciso ficar atento aos detalhes.

Vamos lá:

Primeiro, some o valor de todos os produtos vendidos a partir de visitas que tiveram origem na campanha de e-mail marketing. Subtraia desse número o valor total investido nessa estratégia (isso inclui o custo das horas gastas pelos profissionais envolvidos no planejamento e design da peça e os gastos com a ferramenta de disparo, por exemplo).  Depois, divida o resultado pelo valor total investido. Por fim, multiplique esse número por 100. O resultado é o ROI da ação. 

Com esse número em mãos, é possível pensar em formas de melhorar o retorno. Uma dica é garantir que o conteúdo enviado seja de qualidade. Segmentar os clientes, enviando conteúdos personalizados de acordo com o perfil de cada grupo, pode ser outra estratégia interessante.

Títulos atrativos aumentam as chances de o destinatário abrir o e-mail, e links amigáveis deixam os clientes mais à vontade para clicar e participar de promoções. Criar landing pages customizadas para a ação também aumenta as chances de conversão. Fazer testes para descobrir o melhor horário para enviar as mensagens é outra prática importante.

 

Aprendeu a fazer a conta? Então confira aqui outras dicas que vão ajuda-lo a medir os resultados da sua loja virtual:

 • O que são os KPIs e como usa-los na sua loja

 • 6 métricas importantes para uma loja virtual

 • Landing pages - saiba por que você precisa delas

 • 5 dicas infalíveis para conquistar clientes mais fiéis

 • Como paparicar seus clientes gastando pouco

 • 5 maneiras de deixar sua newsletter mais atraente