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8 coisas que você não deve fazer no Twitter da sua empresa

Em 2012, o Corinthians ganhava o inédito e tão sonhado título da Libertadores da América. Torcedores vibravam no Twitter, enquanto adversários postavam mensagens de provocação. Na época, o assunto estava “bombando” na rede.

E teve empresa que tentou surfar na onda e acabou levando a pior. A marca de óculos e relógios Triton lançou uma promoção relâmpago: “se o Corinthians for campeão, todo mundo que der RT neste tweet vai ganhar um óculos”.

Foram milhares de RTs. O problema é que a empresa não contava com a vitória do time brasileiro. E quando aconteceu, foi um reboliço. A marca deletou o tweet, não deu os óculos para ninguém, e, para piorar, disse que a sua conta tinha sido invadida.

Se a história da invasão é real ou não, ninguém sabe. De qualquer forma, pegou mal.

Para que você não pise na bola e não corra o risco de sair com a sua imagem prejudicada na rede social, confira aqui oito coisas que você não deve fazer de jeito nenhum no Twitter:

Se meter em discussões e polêmica

O Twitter está cheio de perfis “trolls”, ou seja, de pessoas que ficam instigando discussões. Fuja deles! Não compre uma briga à toa, isto só irá prejudicar sua marca.

Implorar por RTs e seguidores

Nada de enviar mensagem pedindo para perfis influentes te seguirem ou retuitarem a sua mensagem. Isso não incomoda somente a pessoa para quem a mensagem foi direcionada, mas também quem visita a sua timeline e vê aquela enxurrada de mensagens “carentes”.

Esquecer que é a “voz” da empresa

Tenha em mente que aquele não é seu perfil pessoal. Pense antes de emitir uma opinião – ela tem que ir ao encontro dos propósitos da marca e não dos seus.

Usar scripts para ganhar seguidores

Existem alguns programas que as pessoas usam para seguir automaticamente milhares de perfis, na tentativa de que eles as sigam de volta. O grande problema é que são pessoas aleatórias, muitas vezes de outros países, e que não têm nada a ver com seu público-alvo.

Abusar de hashtags

Uma frase cheia de hashtags é irritante, não acha? Pois é, então use com moderação. Procure colocá-las só quando fizer sentido.

Não ficar de olho no que está sendo dito sobre você

Não basta falar com o público, é importante descobrir o que também está sendo dito “pelas suas costas”. Existem ferramentas para ajudá-lo a fazer esta busca. Mesmo que as mensagens não sejam direcionadas a você, vale a pena ver se há uma oportunidade de interagir.

Escrever errado e abreviar tudo

Abreviações são válidas em alguns casos, por conta da limitação de caracteres, mas evite-as. E mais: isso não é desculpa para escrever errado. Se alguém perceber a mancada, sua marca ficará com fama de desleixada.

Tuitar de mais ou de menos
Você tem que mostrar que está presente. Então, faça pelo menos um post todo dia, mesmo que seja uma mensagem de “bom dia, seguidores!”, caso não tenha conteúdo. Por outro lado, não exagere. O seguidor fica tentado a dar unfollow nos perfis que postam demais, ou ainda pior, colocam um tweet em sequencia do outro.

 

Já tem seu perfil? Então fique atento para não cometer esses erros. Ainda não criou sua conta? Então confira dicas para promover seu negócio usando o Twitter