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3 anos de Google Plus: você conhece suas funções mais interessantes?

Chegou a hora de o Google Plus apagar as velinhas! Em junho, a rede social completa três anos de existência.

Nesse tempo relativamente curto, o canal já fez a cabeça de alguns brasileiros. No Brasil, a plataforma já passou o Twitter em número de usuários ativos. São 12,8 milhões de pessoas conectadas, contra 12,2 milhões da plataforma do passarinho, segundo relatório divulgado pela ComScore.

No cenário global, a rede social já é a segunda em número de usuários, com 359 milhões, segundo o estudo Global Web Index. Muito à frente dela, se encontra o Facebook, com mais de 1 bilhão de internautas ativos, de acordo com dados divulgados pela própria empresa.

À véspera de seu aniversário, a rede é alvo de especulações sobre seu futuro. Em abril, o principal executivo responsável pelo Google Plus anunciou sua saída do Google, o que levou diversos veículos especializados em tecnologia, como o TechCrunch, a questionar se o projeto continuaria a existir. O Google, por sua vez, negou veementemente as suposições de que a plataforma estaria caminhando para seu fim.

Seja qual for o destino do Plus, o fato é que ele têm recursos interessantes e exclusivos que podem ser explorados hoje pela sua loja virtual.

Imagens em movimento

Nem foto, nem vídeo. Os GIFs animados, disponíveis no Google Plus, podem ser uma alternativa para lojas virtuais que querem exibir seus produtos de maneira mais criativa. Apesar de estar disponível há algum tempo, muita gente ainda desconhece o recurso.

Para promovê-lo, o Google lançou recentemente uma competição de fotografia em parceria com agaleria de arte inglesa Saatchi Gallery, na qual os participantes deviam enviar fotos que seriam transformadas em imagens em movimento pela própria ferramenta.

O mais bacana é que qualquer inscrito na rede social tem acesso a essa função, de maneira prática, sem precisar programar nada. Basta enviar as fotos e a sequência é montada automaticamente.

Hangouts

As vendas por meio do programa de vídeo da rede social, por enquanto, foram só um experimento que contou com a participação de Diane von Furstenberg. A estilista trouxe para um Hangout online, com seus fãs, fotos da sua nova coleção e permitiu que os modelos fossem comprados com poucos cliques.

Não há estatísticas sobre os resultados da ação, mas o vídeo de promoção da campanha no YouTube foi acessado 2,3 milhões de vezes, enquanto a transmissão ao vivo recebeu, pelo menos, 740 visualizações.

Se a moda pega, esta aí mais uma opção de interagir, e vender, com novos compradores e clientes fiéis.

Os hangouts também são uma ótima maneira de capturar a atenção dos seus consumidores e se comunicar melhor com eles. Você pode usar a ferramenta de transmissão por vídeo ao vivo para tirar dúvidas de seus clientes ou apresentar seus produtos em ação.

Helpouts

De olho nessa tendência, o Google criou uma área chamada Google Plus Helpouts, que reúne tutoriais em vídeo voltados a ajudar os internautas que buscam soluções para seus problemas.

A Sephora, marca de cosméticos, usa a solução para fazer tutoriais de maquiagem, aproveitando para se conectar com os entusiastas de beleza e blogueiras de moda.

Advogados, cozinheiros, paisagistas, designers de interiores, trabalhadores manuais, consultores e nutricionistas são outros exemplos de profissionais que estão usando a ferramenta. O Google Plus Helpouts pode até trazer incremento para a renda, já que algumas empresas cobram para responder perguntas de internautas.

Para quem tem uma loja virtual, essa funcionalidade pode ser bem útil para estreitar relações com os consumidores.

Aplicativos

Você pode ainda usar a ferramenta para criar apps voltados ao seu mercado. A montadora Toyota, por exemplo, usou a funcionalidade para criar um processo de compra mais colaborativo.

O aplicativo Toyota Colaborador foi lançado para ajudar o cliente a montar o carro dos seus sonhos.

Este configurador social permite que os compradores convidem outras pessoas para se tornar parte do processo de construção. Ele pode, por exemplo, convidar um revendedor Toyota para responder perguntas sobre o produto.

 

Você já conhecia esses recursos do Google Plus? Que tal usá-los em favor do seu negócio?