LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

6 passos para fazer um post matador para o blog de sua loja

De pequenas empresas a multinacionais, o blog é uma ferramenta fundamental para a estratégia de qualquer marca. Através dele é possível atrair novos clientes, além de fidelizar os atuais.

Um estudo da especialista em marketing digital Hubspot mostra que 92% das empresas que atualizam seus blogs mais de uma vez ao dia, conquistam clientes por meio desse canal.

No entanto, para que o resultado seja positivo, o teor do conteúdo precisa ser diferenciado. E como o próprio estudo mostra nas entrelinhas, para dar resultado é preciso atualização constante. E mais: os textos têm que ser originais e relevantes ao público.

Como fazer isto? Seguindo o passo a passo abaixo:

Escolha bem o tema

Antes de sentar pra escrever (ou solicitar para alguém), você precisa pensar no que quer falar no texto, qual o tema que será abordado. Com o assunto definido, fica mais fácil pensar na estrutura do texto.

Esteja sempre antenado ao que está acontecendo no mundo e que possa ter ligação com o universo de sua loja online. Esses assuntos podem servir de pauta para o seu blog. Por exemplo, se sua loja vende DVDs e o Oscar está chegando, é hora de pensar em posts relacionados aos principais concorrentes ao prêmio.

Se engajando com temas da atualidade, as chances de seus posts serem compartilhados e visualizados por mais pessoas é maior. Ao pesquisar sobre o tema do momento, possíveis clientes podem se deparar com os seus textos.

Pesquise a fundo

Por mais que o tema escolhido seja sua especialidade, você tem que pesquisar bastante sobre o assunto antes de fazer o texto. A pesquisa vai te ajudar a descobrir outros pontos de vista, e é analisando todos esses ângulos que você irá fundamentar o seu post.

Além disso, é com a pesquisa que você encontra fatos reais e dados a serem apresentados aos internautas, pontos que dão veracidade e autoridade ao texto e prendem a atenção de quem está do outro lado lendo as linhas escritas por você.

Preocupe-se com a estrutura do texto

Algumas regrinhas básicas fazem com que o post seja mais atrativo à leitura. Para começar, não fique preso ao tamanho do artigo que você escreve. É claro que ele não pode ser imenso, mas também não precisa ter um número de palavras determinado.

Preocupe-se com a qualidade, não com a quantidade. No entanto, como a leitura na tela requer mais esforço do que a no papel, estruture o seu texto de modo que ele fique mais leve. Aposte em parágrafos curtos e use intertítulos para dividir o escrito.

Fique atento a linguagem

É essencial que você conheça o seu leitor para ter sucesso neste ponto. Lembre-se, sempre, de escrever com uma linguagem adequada ao segmento a que você se dirige.

Preze pela escrita simples, com palavras-chave e frases que sejam características do seu mercado. Elas podem atrair mais internautas para o seu blog através dos  buscadores.

Invista em bons títulos

Essa não é uma tarefa fácil, mas o seu post precisa de um título bacana. Ele é o primeiro contato com o leitor, e o responsável por atrai-los ou afasta-los.

Mais uma vez, aposte em palavras-chave que podem ajudar o seu site a se destacar nas buscas. O título ideal não deve ultrapassar 60 caracteres. Outra dica é usar números no título, eles chamam atenção.

Aposte em imagens

A máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras também se aplica aos blogs. Ela é opcional, mas faz com que seu texto ganhe pontos com o leitor, pois deixa o conteúdo visualmente mais atraente.

Existem boas opções de sites que oferecem banco de imagens gratuito para download.Escolha boas fotos que retratem o conteúdo do texto. Muitas vezes, o leitor julga o que virá nas linhas a seguir, logo pela imagem do post.

Vídeos e podcasts também são boas opções para fazer com que a postagem fique ainda mais sedutora.

 

Pronto para arrasar nos seus próximos posts?