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Prepare sua loja virtual para lucrar depois da Copa do Mundo

O evento mais badalado do ano, a Copa do Mundo, já foi. O primeiro semestre do ano também. Mas o calendário ainda reserva ótimas datas para serem exploradas em seu e-commerce.

É hora de se organizar, rever suas estratégias, reabastecer o estoque e arregaçar as mangas para o novo semestre. O ano ainda não acabou e tem muita coisa por vir, com o Natal, o evento mais aguardado (e rentável) pelo comércio eletrônico.

Confira agora dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa e mãos à obra!

Dê “uma geral” no estoque

Comece por olhar para seu estoque e descobrir o que ficou encalhado. Coloque em uma planilha tudo que está “sobrando”. É provável que ainda existam itens personalizados da Copa, do Dia das Mães, dos Namorados.

Para se livrar desses produtos, você pode pensar em uma queima de estoque com um desconto camarada ou ainda criar kits para incluir esses itens e tentar despachá-los de uma vez.

Você pode criar ainda ações para oferecer esses produtos aos clientes mais assíduos como presente ou então ofertá-los como brinde para compras a partir de certo valor. Por exemplo, na compra de duas camisas, o cliente leva a do Brasil (que sobrou da Copa) de lambuja.

Ou, nas compras acima de 100 reais,  o consumidor leva um par de canecas personalizadas (que sobrou do Dia dos Namorados). Solte sua imaginação e combine itens que possam interessar ao cliente.

Analise finanças e ações passadas

Coloque na ponta do lápis seu orçamento, levante quais foram seus lucros e o que você tem para investir em futuras ações de divulgação ou mesmo compra de novas mercadorias.

Analise quais produtos foram mais vendidos e invista neles. Veja também quais foram as ações que deram certo para investir novamente. E, se ainda não fez, calcule já o ROI de de seus e-mails e ações de marketing. Assim, você terá um norte para guiar o seu planejamento do novo semestre.

Programe-se para os próximos meses

E já é o momento de se planejar para as datas sazonais que ainda virão. Comece desde agora a se organizar para aumentar suas vendas nas próximas ocasiões especiais do ano. Em setembro, por exemplo, é a chegada da primavera, uma boa oportunidade para você pensar e planejar ações de marketing para engajar seus clientes e “mudar” o clima, a coleção e o visual de sua loja. Mesmo que só simbolicamente.

Além disso, em agosto é o Dia dos Pais, outubro é o Dias das Crianças e, claro, Dezembro Natal. E no meio disso ainda tem a Black Friday (última sexta-feira de novembro, dia de liquidar tudo) e outras pequenas comemorações como o Halloween. Viu quanta coisa ainda está por vir?

Planeje-se e descubra como você pode aproveitar essas datas mesmo que o seu público-alvo não tenha nada a ver com as comemorações. Faça uma lista de quais serão os produtos comprados, qual o valor que você terá para investir nessa data e quais meios de divulgação seu e-commerce usará para atrair mais clientes.

Aproveite essa folga de tempo para pesquisar o mercado e descobrir quais estratégias não funcionaram para você e outros empresas no ano passado.

Aprimore seus serviços

Aproveite esse meio ano que resta para deixar seus serviços em ordem. Você pode aproveitar o momento para fazer atualizações no sistema, investir em testes de layout, novos processos de logística ou ainda otimizar o seu atendimento ao cliente.

Oferecer uma boa experiência de compra ao usuário é a melhor forma de garantir que ele retornará para comprar em sua loja. E quando falamos em experiência, isso engloba desde a primeira página que ele visualiza em seu site até o pós-venda.

 

Pronto para colocar seu plano em ação?