LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

5 coisas que só um vídeo pode fazer pela sua loja (as fotos que nos perdoem!)

A principal diferença entre o comércio físico e o online é que no primeiro o consumidor pode ver o produto em suas mãos, analisá-lo de cada ângulo e até experimentar. Já no comércio eletrônico ele não tem essa possibilidade, precisando confiar na descrição e nas fotos fornecidas pelo site.

E é por esse motivo que os vídeos podem ser grandes aliados da sua loja virtual e ajudar a converter visitas em vendas.

Uma pesquisa da Tipping Point Labs, empresa americana de marketing, aponta que os vídeos melhoram em até 85% as conversões nos sites que utilizam essa estratégia. O levantamento mostra também que os consumidores costumam permanecer cerca de dois minutos a mais em uma página com conteúdos deste tipo.

Pois é, tem coisas que só um vídeo pode fazer pelo seu e-commerce:

Eles “dão vida” aos seus produtos

Por mais que as suas fotos tenham ótima qualidade, elas são incapazes de trazer movimento. Os vídeos conseguem retratar as mercadorias em ação, e possibilitam que o consumidor veja o produto de diferentes ângulos.

As pessoas compartilham mais vídeos

Os vídeos estão entre os conteúdos mais compartilhados pelos usuários da internet. Por isso, sua produção terá mais chances de ir mais longe nesse formato. Para aumentar as chances de compartilhamento, inove nas criações, prefira filmagens curtas, educativas e com uma pitada de humor.

Podem ajudar na diminuição de trocas

Quando as pessoas podem ver suas futuras compras em ação e com mais precisão, elas ficam mais confiantes com suas compras. Além disso em um vídeo, as cores, o formato e a melhor forma de uso são evidenciados. Esses “detalhes” podem diminuir as chances de trocas de produtos, já que o cliente vai conhecer melhor o que está comprando, minimizando a possibilidade de se decepcionar com a encomenda.

Um exemplo é o e-commerce de moda e acessórios Zappo, que viu suas vendas aumentarem 30% e as solicitações de troca ou devolução diminuírem 25% depois que adotou a produção de vídeos de seus produtos.   

Eles agradam os sites de busca

Os robôs dos buscadores, que classificam os endereços de acordo com a relevância e credibilidade, levam em consideração vários fatores, e inclusão de vídeos no site é um deles.As produções podem ajudar em suas estratégias de SEO e a sua loja pode conseguir melhor posicionamento nos sites de busca, pois as pessoas tendem ficar mais tempo na sua página. E isso ajuda a aumentar a “nota” do seu site.

Sempre incluía palavras-chave no nome do seu vídeo, na descrição e nas tags.

Vídeos cumprem (bem) a função de tutorial

Antes de comprar um celular, por exemplo, as pessoas pesquisam sobre suas funcionalidades. Você pode atrair esse público em busca de mais informações para o seu site. Para isso, produza um vídeo tutorial explicando cada função de um smartphone, e destacando pontos fortes e fracos.

 

Convencido que os vídeos são importantes nas suas estratégias de divulgação? Então, mãos à obra e comece já a produção!