LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Como a computação em nuvem pode ajudar pequenas e médias empresas

Todo mundo sabe de cor que a computação em nuvem é uma tendência em alta no mundo corporativo. À primeira vista, no entanto, pode parecer que esse tipo de solução só traz vantagens para as grandes companhias. Engano. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar muito do cloud computing – tanto em economia de gastos como em aumento de produtividade. A praticidade dessas ferramentas vale para qualquer empresa, de qualquer tamanho.

Isso fica claro em um estudo divulgado, no início do ano, pela empresa australiana MYOB, especializada em soluções para negócios. As pequenas e médias companhias que adotaram a nuvem tiveram um aumento de receita de 106% no ano passado – ou seja, conseguiram o dobro da quantia de 2011. O levantamento ouviu, aproximadamente, 1.000 PMEs, das quais apenas 16% haviam aderido ao cloud. Logo, a parcela das que se deram bem foi baixa. 

Que tal entrar para esse grupo seleto? Veja, a seguir, como a nuvem pode ajudar sua pequena ou média empresa.

Economia de recursos 

Pequenas e médias empresas não podem sair gastando rios de dinheiro com infraestrutura de TI. Logo, a nuvem permite economizar em hardware, software e pessoal especializado. Ao delegar os três itens para um provedor, você terá mais tempo para se concentrar em como fazer o negócio decolar.

Expansão livre 

A nuvem é vantajosa também à medida que a pequena ou média empresa precisa se expandir. Como o provedor cuida da parte técnica, ampliar o uso de infraestrutura torna-se muito mais simples. Bastam alguns cliques.

Atualizações fáceis 

As aplicações que rodam na nuvem são facilmente atualizadas, diferentemente do que acontece com as que rodam localmente (e exigem o upgrade em cada computador). Rodar software via cloud também tem a vantagem de permitir o acesso aos aplicativos de qualquer lugar, em tablets, smartphones ou PCs.

Colaboração simplificada 

Se os arquivos de sua empresa estiverem hospedados na nuvem e puderem ser editados por aplicativos online, a colaboração entre funcionários vai aumentar muito. Isso porque não é necessário trocar os arquivos manualmente nem enviá-los por e-mail.

Backup mais fácil 

Quando tudo está concentrado em um serviço de cloud computing, também fica mais fácil criar backups regulares de dados. Pense no trabalho que daria para salvar cópias dos arquivos armazenados em cada computador de sua empresa.

Segurança maior 

Com a nuvem, o acesso a aplicações e arquivos da sua empresa fica mais controlado. É preciso ter um login e senha para entrar na plataforma de cloud, e cada tentativa fica registrada. Os provedores também monitoram tentativas de invasão.

Convencido de que vale a pena investir na tecnologia? Então conheça as soluções de cloud computing do UOL Host.