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Seu e-commerce não está crescendo? Aplique os 4 Ps e descubra por quê

Você está na luta, com sua loja funcionando, vendendo, entregando, tudo bonitinho. Mas parece que não há mais aquela emoção de ver as vendas subindo e subindo. Na verdade, seu negócio parou de crescer. Você sabe por quê?

Seu e-commerce não está crescendo? Aplique os 4 ?Ps? e descubra por quê

 

Não há uma resposta única para esta pergunta e, claro, é você – com o conhecimento que tem do seu próprio negócio – que poderá analisar todos os fatores e descobrir onde está o gap. 

Mas que tal encarar a questão com base em um dos conceitos mais clássicos de marketing e vendas: os 4 “Ps” (produto, preço, processo e promoção)? Analisando seu negócio e considerando estes fatores, você poderá encontrar pontos que podem ser melhorados e criar uma estratégia para voltar a crescer. Vamos ver como funciona:

Produtos: você oferece o mix certo?

Observe em seus gráficos de vendas – se não os possui, providencie-os agora! – que produtos têm maior ou menor saída e, principalmente, quais dão mais lucro (lembre-se que a margem de lucro é obtida quando se subtrai do preço o custo de produção e venda). 

Esta análise deve apontar em quais produtos vale a pena você investir e quais são os que precisa deixar de vender. Além de contas e projeções, você terá de usar um pouco de intuição e muita pesquisa para encontrar as respostas. Conhecer bem seu cliente ajuda muito .  

Preço: eles são competitivos?

Compare seus preços com os da concorrência e avalie, também, suas políticas de descontos e formas de pagamento. Tenha certeza de que suas propostas são competitivas e de que seus concorrentes não estão oferecendo preços, descontos e financiamentos muito mais interessantes que os seus.

Processo: como seus produtos estão chegando ao cliente?

O “p” de “praça” da fórmula original pode ser adaptado para “processo” no e-commerce. Isso inclui racionalizar os estoques, verificar se há uma forma de entrega mais rápida e barata, se a embalagem pode ser melhorada para evitar que os produtos cheguem amassados ou quebrados, e assim por diante.

Promoção: suas ações são eficazes?

Cuidar da sua “promoção” quer dizer que você deve investir (tempo e dinheiro) para aparecer em buscas, em banners, em sites estratégicos e que deve ser criativo para elaborar promoções que gerem buzz nas redes sociais, além de caprichar em newsletters e e-mails promocionais.

Por fim, invista também em uma boa comunicação com seus fornecedores e parceiros – que são as empresas e pessoas de quem você compra produtos, mas também as que abrem canais para que novos compradores cheguem até seu negócio.

 

Aplique já os 4 “Ps” e veja seu e-commerce voltar a crescer!