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Impulsione seus negócios com ajuda do YouTube

Um tutorial de maquiagem, um pedido de casamento ou uma piada com fatos atuais. Não é difícil encontrar exemplos de fenômenos de sucesso no YouTube.

Independente do tema do vídeo, ele pode viralizar, rendendo milhares de visualizações e dinheiro. 

Provavelmente você já ouviu falar do Porta dos Fundos. E, também possivelmente, o primeiro vídeo que você viu deles foi uma sátira ao atendimento afobado dos cozinheiros do Spoleto. Este é um bom exemplo de viralização. E foi justamente a partir deste vídeo que, além de fama, eles começaram a ganhar dinheiro.

O próprio restaurante italiano contratou o grupo de comediantes para produzir uma resposta à sátira, divulgando os canais de atendimento da empresa. E desde então, o canal não para de faturar com produções patrocinadas. 

Segundo o site Social Blade, especialista em estatísticas do YouTube, essa galera do humor fatura em média 60 mil reais por mês. O vídeo mais popular do canal tem mais de 13 milhões de visualizações.

E se a brincadeira pode virar negócio, seu negócio também pode entrar na brincadeira. Claro que se você for produzir um comercial para sua empresa, terá que arcar com alguns custos de produção. Mas, você pode usar o canal para divulgar seus produtos, gastando muito pouco.

Como explorar o canal sem gastar com produções

Se você vende produtos de beleza e moda, por exemplo, pode montar vídeos tutoriais ensinando truques de maquiagem e dicas para se vestir.

O canal oficial do O Boticário produziu um vídeo com diferentes looks para o Natal, ensinando fazer o make passo a passo. O tutorial tem quase 30 mil visualizações.  Vídeos que trazem explicações e dicas são bem recebidos pelos internautas.

Você pode também mostrar a sua rotina de trabalho, entrevistas e bastidores. Esta é uma ótima maneira de se aproximar de seus consumidores. E, por fim, o vídeo pode ser um poderoso aliado na hora de mostrar o funcionamento de seus produtos e ilustrar a descrição.

Como explorar o canal injetando dinheiro

Se as suas produções não têm potencial de viralização, dá para conquistar público de outra maneira, investindo em publicidade. O YouTube tem várias formatos de anúncio, porém o TrueView é o mais indicado para pequenas empresas. 

Neste modelo de anúncio, você só paga quando alguém assiste o seu vídeo. E você determina o valor que quer gastar. Com 100 reais você já consegue “brincar”. Dentre as opções disponíveis no TrueView, há duas que são mais interessantes para os pequenos empreendedores.

Formato de busca por palavra-chave

O True View na pesquisa funciona semelhante aos links patrocinados. Você paga para que seu vídeo apareça entre os primeiros nos resultados de busca, ou então entre os vídeos relacionados.

Vale lembrar que os anúncios no YouTube são coordenados pelo Google Adwords, o serviço de publicidade do buscador. Por isto, as mecânicas são bem semelhantes.

Seu anúncio “dentro” de outro vídeo

Outra opção, o True View in-stream permite que sua produção apareça antes de rodar um outro vídeo de interesse do usuário. 

São aqueles vídeos que aparecem antes daquele que você selecionou para assistir, e que vem acompanhado da opção “pular anúncio”.

Você cria um vídeo de 30 a 60 segundos e só paga pelo anúncio quando o usuário assistí-lo. 

É importante ressaltar que para despertar este interesse, talvez seja necessário investimento em produção e edição. Aí cabe a cada empresa analisar o quão importante são os vídeos na estratégia de publicidade e marketing da marca.

 

Já pensou em investir em vídeos? Este pode ser um caminho para angariar novos clientes.